Desenvolvido por Ricardo Ventura
ricardo.ventura777@hotmail.com
HOOPONOPONO
SINTO MUITO. ME PERDOE. TE AMO.  SOU GRATO.
por  Joe Vitale

Faz dois anos, escutei falar de um terapeuta no Hawaii que curou um pavilhão completo de pacientes criminais insanos sem sequer ver nenhum deles. O psicólogo estudava a ficha do presidiário e logo olhava dentro de si mesmo para ver como ele tinha criado a enfermidade dessa pessoa. Na medida em que ele melhorava, o paciente melhorava.

A primeira vez que ouvi falar desta história, pensei que era uma lenda urbana. Como podia curar o outro, curando somente a mim mesmo? Como podia, embora fosse um mestre de grande poder de auto cura, curar alguém criminalmente insano? Não tinha nenhum sentido, não era lógico, de modo que descartei esta história.

Entretanto, escutei-a novamente um ano depois. Ouvi que o terapeuta tinha usado um processo de cura havaiano chamado “hooponopono”. Nunca tinha ouvido falar disso, entretanto não podia tirá-lo de minha mente. Se a história era totalmente certa, eu tinha que saber mais. Meu entendimento era que “total responsabilidade” significava que eu sou responsável pelo que penso e faço. O que estiver mais alem, está fora de minhas mãos. Penso que a maior parte das pessoas pensa igual sobre a responsabilidade. Somos responsáveis pelo que fazemos, não do que os outros fazem - mas isso está errado.

O terapeuta havaiano, que curou essas pessoas mentalmente doentes, me ensinaria uma nova perspectiva avançada sobre o que é a total responsabilidade. Seu nome é Dr. Ihaleakala Hew Len. Passamos uma hora falando em nossa primeira conversação telefônica. Pedi-lhe que me contasse a história total de seu trabalho como terapeuta.

Ele explicou que havia trabalhado no Hospital Estatal do Hawai durante quatro anos. O pavilhão onde encerravam os criminosos loucos era perigoso.

Regra geral os psicólogos desistiam de trabalhar ali em um mês. A maior parte dos membros do pessoal caiam doentes ou simplesmente renunciavam. As pessoas que atravessavam esse pavilhão caminhava com suas costas contra a parede, temerosas de serem atacados por seus pacientes. Não era um lugar agradável para viver, trabalhar ou visitar.

O Dr. Len me disse que nunca viu os pacientes. Assinou um acordo de ter um escritório e revisar suas fichas. Enquanto olhava essas fichas, trabalharia em si mesmo. Enquanto trabalhava em si mesmo, os pacientes começaram a curar-se.

“Depois de alguns poucos meses, foi permitido aos pacientes que deviam estar encarcerados, caminhar livremente” disse-me. “Outros que tinham que estar fortemente medicados começaram a diminuir sua medicação. E aqueles que jamais teriam nenhuma possibilidade de ser liberados, tiveram alta”. Eu estava assombrado. “Não somente isso” continuou, “mas o pessoal começou a ir feliz para o trabalho.”

“A ausência e as mudanças de pessoal desapareceram. Terminamos com mais pessoas do que necessitávamos porque os pacientes eram liberados e todas as pessoas vinham trabalhar. Hoje este pavilhão está fechado.”

Aqui é onde eu tive que fazer a pergunta de milhões de dólares: “O que você esteve fazendo com você mesmo, que ocasionou a mudança dessas pessoas?”

“Eu simplesmente estava curando aquela parte minha que tinha criado aquilo neles”, disse ele. Eu não entendi. E o Dr. Len explicou que, entendia que a total responsabilidade de sua vida implica a tudo o que está em sua vida, simplesmente porque está em sua vida e, por isso, é de sua responsabilidade. Em um sentido literal, todo o mundo é sua criação.

Uau! Isto é duro de engolir. Ser responsável pelo que eu faço ou digo é uma coisa. Ser responsável por outro ou por qualquer outra coisa que faça ou diga na minha vida é muito diferente. Entretanto a verdade é esta: se assumir completa responsabilidade por sua vida, então tudo o que você vê, escuta, saboreia, toca ou experimenta de qualquer forma é sua responsabilidade, porque está em sua vida. Isto significa que a atividade terrorista, o presidente, a economia ou algo que experimenta e você não gosta, está ali para que cure. Isso não existe, por assim dizer, exceto como projeções que saem de seu interior. O problema não está com eles, está em você e para mudá-los, você deve mudar.

Sei que isto é difícil de captar, muito menos de aceitar ou de vivê-lo realmente. Atribuir ao outro a culpa é muito mais fácil do que assumir a total responsabilidade, mas enquanto falava com o Dr. Len comecei a compreender essa cura dele e que, o ho’oponopono significa amar a si mesmo.
Se deseja melhorar sua ida, deve curar sua vida. Se deseja curar qualquer outro, ainda que seja um criminoso mentalmente doente, faça-o curando a si mesmo.

Perguntei ao Dr. Len como curava a si mesmo. O que era que ele fazia exatamente, quando olhava as fichas desses pacientes.

“Eu simplesmente permanecia dizendo “Sinto muito” e “Te amo”, muitas vezes” explicou ele.  “Só isso?” “Só isso.”

“O resultado é que, amar a si mesmo é a melhor forma de melhorar a si mesmo e enquanto você melhora a si mesmo, melhora seu mundo”.

Permita-me dar-lhe um rápido exemplo de como funciona isto: um dia, alguém me envia um e-mail que me desequilibra”. No passado leria trabalhando com meus aspectos emocionais raivosos ou tratando de raciocinar com a pessoa que enviou essa mensagem detestável. Desta vez eu decidi provar o método do Dr. Len. Coloquei-me a pronunciar silenciosamente “sinto muito” e “te amo”. Não dizia nada a ninguém em particular. Simplesmente estava invocando o espírito do amor, dentro, para curar o que estava criando a circunstância externa.

No término de uma hora recebi um email da mesma pessoa. Desculpava-se por sua mensagem prévia. Tenha em conta que eu não realizei nenhuma ação externa para obter essa desculpa. Eu nem sequer respondi sua mensagem. Entretanto, só dizendo “te amo”, de algum modo curei dentro de mim o que estava criando nele.

Mas tarde assisti a uma reunião de ho’oponopono dirigido pelo Dr. Len. Ele tem agora 70 anos de idade, é considerado um xamâ avô e é algo solitário.

Elogiou meu livro “O Fator Atrativo”. Disse-me que enquanto eu melhoro a mim mesmo, a vibração de meu livro aumentará e todos sentirão quando o lerem. Em resumo, à medida que eu melhoro, meus leitores melhorarão.

“E o que aconteceria com os livros que já vendi e saíram por mim?” Perguntei.
“Eles não saíram” explicou ele, uma vez mais, soprando minha mente com sua sabedoria mística. “Eles ainda estão dentro de você”. Em resumo, não há fora. Levaria um livro inteiro para explicar esta técnica avançada com a profundidade que ela merece.

“Basta dizer que toda hora que desejar melhorar algo em sua vida, existe somente um lugar onde procurar: dentro de você. Quando olhar, faça isto com amor”.

Ho'oponopono    

Não importa que tipo de problema existe, trabalhe com você mesmo.”   

Ihaleakala Hew Len

DR.LHALEAKALA HEW LEN - Terapeuta
“Sinto muito" e "Te amo" - Processo de cura Havaiano:
Ho'oponopono significa amar-se a si mesmo
Já ouvimos muitas vezes que criamos nossa realidade, que o mundo é um reflexo de quem somos, que somos todos um, que tudo começa e termina em nós.

Acredito que vocês já saibam disto. Mas, outra coisa é verificar se, de fato, compreendemos a essência de todas as afirmações que fazemos.

Existe um processo de cura e perdão criado por uma tribo havaiana, a dos Kahunas. O método chama-se: Ho´oponopono.

Parece estranho dizer que existe um processo de perdão, mas vejam só:

Você julga ou condena alguém por algo que tenha dito ou feito, ou deixado de dizer ou fazer?
Você julga ou condena quando sabe que alguém está doente, porque não teve bons hábitos alimentares ou higiênicos ou sexuais?
Você julga ou condena quando vê alguém repetir uma situação?
Você julga ou condena quando alguém sofre por um mal, que outra pessoa tenha feito?
Então, você é humano!

E por ser humano, tem consciência de seus pensamentos, portanto, condições de modificá-los, se quiser...

Esse processo consiste em curar e perdoar primeiramente você, porque somos espelhos do mundo, o mundo reflete nossos pensamentos e ações, as pessoas refletem nossos pensamentos, ações, emoções e comportamentos.
Devemos também sempre nos lembrar que o perdão é um processo, não é um fim em si mesmo. Estamos sempre precisando perdoar algo, seja em nós mesmos, nos outros, nos eventos ou nas instituições. Portanto, tenha em mente que hoje é um bom dia para perdoar.
Falando assim, parece estranho, mas se você desejar melhorar a sua vida, você deve cura-se e perdoar-se. Se você deseja curar ou perdoar alguém, mesmo um criminoso mentalmente doente, você faz curando a si mesmo.

É tão simples!

Nada está do lado de fora, mas dentro de você, da sua mente.
Para todos e para cada um de vocês: Sinto muito, eu te amo!

Não importa que tipo de problema existe,trabalhe com você mesmo.

1. O universo físico é uma realização dos seus pensamentos.
2. Se seus pensamentos são cancerosos, eles criam uma realidade física cancerosa.
3. Se seus pensamentos são perfeitos, eles criam uma realidade física transbordando AMOR.
4. Você é 100% responsável por criar seu universo físico como ele é.
5. Você é 100% responsável por corrigir os pensamentos cancerosos que criam uma realidade doente.
6. Não existe lá fora. Tudo existe como pensamentos em sua mente.

O Processo Ho’oponopono

Quando sofremos com algum problema, seja ele um problema de relacionamento com outra pessoa, problema de saúde, ou quando a auto-estima está em baixa, quando nada parece dar certo, ou não ter solução em vista, o que continuamos fazendo? Continuamos buscando soluções e respostas através da atividade da mente, da análise de experiências passadas, do conhecimento adquirido ou consultado, tudo isso é o intelecto querendo resolver os problemas. Mas pelo Ho’oponopono compreendemos que o intelecto não dispõe dos recursos para resolver problemas, ele só pode manejá-los. E manejar não resolve problemas.

Ao fazer o Ho’oponopono você pede a Deus, a Divindade, para limpar, purificar a origem destes problemas, que são as recordações, as memórias se repetindo em sua Mente Subconsciente. Você assim neutraliza a energia que você associa à determinada pessoa, lugar ou coisa. No processo esta energia é libertada e transmutada em pura luz pela Divindade. E dentro de você o espaço liberado é preenchido pela luz da Divindade. Então, no Ho’oponopono não há culpa, não é necessário reviver sofrimento, não importa saber o porquê do problema, de quem é a culpa, ou sua origem. A sua responsabilidade está em não permitir que o padrão se repita, gerando mais problemas, perpetuando a condição de sofrimento. Isso porque o ser humano só pode viver de duas maneiras: uma, pela programação adquirida, memórias se repetindo, a outra pelas inspirações, que são divinas.

No momento que você nota dentro de si algum incômodo em relação a uma pessoa, ou lugar, acontecimento ou coisa, inicie o processo de limpeza, peça a Deus:

“Divindade, limpe em mim as memórias que estão causando este problema. Transmute-as em pura luz”

Então use as frases desta seqüência: “Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.” várias vezes, você pode destacar uma que lhe toca mais naquele momento e repeti-la. Deixe sua intuição lhe guiar.

Quando você diz “Sinto muito” você reconhece que algo (não importa se saber o que) penetrou no seu sistema corpo/mente. Você quer o perdão interior pelo o que lhe trouxe aquilo.

Ao dizer “Me perdoe” você não está pedindo a Deus para te perdoar, você está pedindo a Deus para te ajudar se perdoar.

“Te amo” transmuta a energia bloqueada (que é o problema) em energia fluindo, religa você ao Divino.

“Sou grato” é a sua expressão de gratidão, sua fé que tudo será resolvido para o bem maior de todos envolvidos
.

A partir deste momento o que acontece a seguir é determinado pela Divindade, você pode ser inspirado a tomar alguma ação, qualquer que seja, ou não. Se continuar uma dúvida, continue o processo de limpeza e logo terás a resposta quando completamente limpo.

Lembre-se sempre que o que você vê de errado no próximo também existe em você, somos todos Um, portanto toda cura é auto cura. Na medida em que você melhora o mundo também melhora. Assuma esta responsabilidade. Ninguém mais precisa fazer este processo, só você.

Aqui está a oração original da Kahuna Morrnah Simeona, criadora do Processo Ho’oponopono da Identidade Própria, oração simples e poderosa:

“Divino Criador, pai, mãe, filho em Um...
Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais lhe ofendemos, à sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, atos e ações do início da nossa criação até o presente, nós pedimos seu perdão...
Deixe isto limpar, purificar, libertar, cortar todas as recordações, bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute estas energias indesejáveis em pura luz...
Assim está feito.”

Faça esta oração em relação a qualquer problema com qualquer pessoa; ao se fazer o apelo ao Divino Criador estamos nos dirigindo à divindade que existe dentro de todas as pessoas, que é a extensão do Divino Criador.
Só é necessário isso.

Fonte:
http://www.hooponopono.com.br/processo.html


Ho´oponopono... sonhos...

Ho'oponopono tem operado transformações profundas em minha vida e na de muitas pessoas que me dão esse retorno...

Mas o que mais me encanta é que sinto que... tenho a chave para essas transformações nas minhas mãos... e não dependo de nada fora de mim para libertar o que é problema, ou me incomoda em minha realidade.

Tenho acompanhado essas mudanças pelos sonhos muito claros que tenho tido... e nesses sonhos me vejo em situações que me explicam determinadas coisas que passei, como se tivesse vivido o mesmo tipo de experiência em outra vida... e algumas vezes fazendo outros papeis na mesma experiência...

Pelo que tenho vivenciado e percebido, pelo retorno de outras pessoas, que também fazem Ho’oponopono, é que passamos a sonhar mais.... ou a lembrar mais dos sonhos, que trazem sinais claros indicando o que está sendo libertado... e nos guiando para o próximo passo da limpeza de memórias.

Os sonhos se tornam cada vez mais significativos e mais ricos em detalhes... e vão nos revelando ligações e conexões que nos fazem perceber, em um nível que não passa muito pelo racional, por onde estamos caminhando nesse processo. O que nos dá uma confiança e uma força muito grande para continuar.

Como um observador silencioso, recebo os sinais... sincronicidades e insights, e busco interferir o mínimo possível, tentando não fixar nada nem criar nenhum caminho a partir do que recebo... porque sei que a Divindade vai estar me guiando a cada passo... Sei que se eu tento fazer planos com a mente isso pode interferir no que acontece, de forma simples e natural, pelo fluir da Divindade...

Cada memória que limpamos nos abre mais possibilidades de ampliar as nossas experiências... e sentimos isso de forma cada vez mais real.
Quando faço o Ho’oponopono um fluxo invisível de energia me faz sentir nitidamente a conexão com o Divino... é algo quase palpável e algumas vezes a energia é extremamente forte e me faz sentir muito bem...

Tenho usado esta técnica para tudo que me incomoda...
Seja um sentimento... um sonho... uma pessoa... um pensamento... qualquer coisa que no meu dia-a-dia me mostre que existem memórias vindo à tona para serem limpas... eu faço o Ho’oponopono... e persisto até que sinto que aquela situação foi libertada.

Às vezes entro em contato com uma sensação desagradável que vem do que está sendo limpo... procuro deixar ir com amor... sem me apegar... sabendo que é só um reflexo do que está sendo libertado. Sei que estou ultrapassando algo que vai me deixar mais livre... e isso me incentiva a continuar... facilitando esses momentos.

Temos um potencial incrível para crescer... e um... também muito grande, para sabotar esse crescimento... então, quando sabemos que podemos atuar diretamente sobre o que nos incomoda, isso não nos deixa mais muita saída para ficar reclamando, nem entrar no “coitadinho de mim”... pois, se eu tenho um problema e tenho como resolver... não tenho mais desculpas.

Tenho tido cada vez mais clareza... que a escolha para que as mudanças aconteçam está em nossas mãos e que ferramentas preciosas estão disponíveis para tornar possível essas transformações tão necessárias... para que cada um de nós possa manifestar seus Dons... sem medo e sem interferências de experiências passadas, que ficaram registradas em sua memória.

Ho’oponopono... pelo Amor e Perdão, tem sido um caminho precioso e de muita Luz, que me encoraja a olhar de frente cada situação, sabendo que tenho a chave para resolvê-la... e que a partir... daí, do Vazio... a Paz se torna possível...
 
O Que É o Ho’oponopono?

Eu limpo para estar na Presença de Deus. Uma vez lá, a Divindade me dará tudo que é perfeito e correto para mim. Eu só sei isso. Esta é a Meta da minha vida. Se eu tenho qualquer meta ou objetivo, é estar na Presença de Deus.

Em Havaiano, Hoo significa “causa”, e ponopono quer dizer “perfeição”, portanto Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar certo”.

Você pode através desse sistema se livrar das recordações que tocam repetidamente na sua mente (aquela conversa mental interna incessante - principalmente depois de situações estressantes e desagradáveis) e encontrar a Paz.

Sem os pensamentos se repetindo, sem crenças limitadoras, sem condicionamentos, sem as lembranças dolorosas, um espaço vazio se abre dentro de você. O Ho’oponopono lhe permite soltar estas recordações dolorosas, que são a causa de tudo que é tipo de desequilíbrios e doenças. Na medida em que a memória é limpa, pensamentos de origem Divina e Inspiração ocupam o vazio dentro de você. A única coisa que devemos fazer é limpar; limpar todas as recordações, com quatro simples frases que abrangem tudo:

Sinto muito.   Me perdoe.   Te amo.   Sou grato.

Lembrem-se, um problema é uma memória repetindo uma experiência do passado. O Ho’oponopono é um apelo a Divindade para cancelar as memórias que estão se repetindo como problemas. O Dr. Len mantém essa frase em mente sempre; “A paz começa comigo”, é o que ele procura praticar embora ainda tropece vez ou outra.

Com o Ho’oponopono estamos assumindo a responsabilidade pelas memórias que compartilhamos com as outras pessoas. Pesquisas mostram que á todo momento existem 11 milhões de “bits” de informação em nossa volta, mas só percebemos 15 “bits”, e são em cima desses “bits” que julgamos as coisas! Portanto, não sabemos o que realmente está acontecendo. Então dizemos para a Divindade; “Se existe algo acontecendo em mim que me faça vivenciar as pessoas de determinada maneira, eu gostaria de liberar isso.” Largando de mão essa vontade de consertar as coisas, de mudar as pessoas, deixando Deus fazer, nós mudamos nosso mundo interior o que causa uma mudança também no mundo externo.

Ser 100% responsável é um caminho de pedras, por ser o intelecto tão insistente. Quando nos ocorre um problema o intelecto sempre busca alguém ou alguma coisa para culpar. Insistimos em procurar fora de nós a origem dos nossos problemas.

A kahuna* Morrnah Simeona, professora do Dr. Len, ensinava que; ”Estamos aqui somente para trazer Paz para nossa própria vida, e se trazemos a Paz para nossa vida tudo em nossa volta descobre seu próprio lugar, seu ritmo e Paz.”. Esta é a essência do processo Ho’oponopono.

*”Kahuna” em Havaiano significa “guardião do segredo”

Fonte:
http://www.hooponopono.com.br/oque.html


Ho´ponopono... Com Muito Amor...

Há duas ou três semanas... me senti muito incomodada com uma situação que, inesperadamente, chegou-me nas primeiras horas da manhã...

Nem tive como conter a irritação... que foi a minha reação imediata... mas, assim que me percebi reagindo daquela forma, o Ho'oponopono se fez presente, e tudo mudou...
Com a certeza de que ali estava algo que só apareceu em minha realidade como oportunidade de limpar o que estava dentro de mim, e que eu era 100% responsável, dediquei-me à prática...
Em princípio, senti uma certa opressão no peito, que tentava me puxar para a autopiedade... a respiração parece que ficou comprimida... sem espaço, e pude observar como todo meu corpo reagia a alguma memória que veio com aquela situação...

Recebi todos esses sintomas com amor e gratidão porque sabia que representavam também o caminho para a liberação.

Enquanto praticava o Ho'oponopono repetindo "Eu Te Amo! Eu te Amo! Eu te Amo"!... podia sentir que o mal-estar físico e emocional ia se dissolvendo pouco a pouco... e o alívio, sob forma de sentimento de paz e expansão, chegava de mansinho...

Dessa vez, ao mesmo tempo em que foi intensa a reação, parece que a liberação também aconteceu de forma muito rápida... tudo foi se dissolvendo assim como por mágica... e, em pouco tempo, o que me deixou tão irritada... não tinha mais nenhum poder de me tirar do eixo... deixou de exercer qualquer efeito... ficou neutro... e eu fiquei livre...

O que antes poderia ter se estendido por dias e gerado mais e mais memórias equivocadas, provocadas por queixas e por tentativas de entendimento racional, foi cortado pela raiz...
Parece que o Universo me mostrava ali como o Ho'oponopono atua... e eu observava encantada.
É que algumas vezes pensamos, equivocadamente, que as coisas não estão sendo limpas... e só percebemos a liberação quando, algum tempo depois, nos deparamos com o mesmo tipo de situação e não reagimos mais a ela... O que antes nos tirava do sério e provocava muitas emoções, não tem mais poder sobre nós...

Por já ter feito muito Ho'oponopono... alcançado muitas bênçãos e por ter muita certeza que funciona mesmo, não desisto... mesmo quando "parece" que não está funcionando, porque sei que está...

Às vezes temos uma paciência enorme para manter os mesmo padrões por vidas a fio... e muito pouca para resolver de vez o problema...
E o Ho'oponopono atua limpando a causa, da qual nossos problemas são só o efeito.

Com o tempo fica natural a certeza que tudo está dentro... e não perdemos mais muito tempo culpando o outro e o mundo pelo que nos acontece...
Sei que muitas vezes parece que não temos mesmo, em absoluto, nada a ver, com coisas que nos chegam "de fora".

Mas... por que chegaram justamente em nossa vida, nossa casa... nossa realidade... nossa história... e por que nos sentimos tão afetados por elas?

Depois do Ho'oponopono, essa compreensão vai ficando tão clara... que nem perdemos mais tempo e partimos direto para a limpeza das memórias equivocadas, que se projetam na nossa realidade, como qualquer tipo de problema.

Seja de saúde... emocional, de dinheiro, de amor... de alguma coisa que estraga... enfim, para tudo que seja um problema podemos fazer Ho'oponopono para limpar a causa...
Se não existe mais a causa, não existe mais o problema... e a nossa vida passa a fluir mais em harmonia...

Se antes tentava fugir das coisas que me incomodavam, hoje sei que posso me harmonizar com elas... Sou grata a cada "problema" porque sei que são oportunidades de limpeza... e que limpando as memórias estou abrindo espaços para a Divindade fluir...

Ho'oponopono para mim é uma bênção... agradeço profundamente a Morrnah Simeona, ao Dr Len e a Mabel Katz... com muito Amor...

Rubia A. Dantés

Email:
rubia.americano@terra.com.br
Limpar essas memórias que nos limitam e não permitem que o fluxo da Divindade seja constante...
“Problemas podem ser resolvidos sem que realmente se saiba o que esta acontecendo! Me dar conta e apreciar este fato representa grande alivio e alegria para mim.

Solucionar problemas, parte do objetivo da existência, é do que trata a Identidade Própria Ho’oponopono. Para solucionar problemas, duas perguntas devem ser colocadas: Quem sou eu? Quem esta no comando?

Apreender a natureza do Cosmos tem inicio com o insight de Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo”.

“Memórias revividas ditam o que a Mente Subconsciente experiência”.

“A Mente Subconsciente experiencia através da imitação, ecoando as memórias revividas. Ela se comporta, vê, sente e decide exatamente o que as memórias ditam. A Mente Consciente também opera, sem conscientizar-se disso, através de memórias revividas. Elas ditam o que a Mente Consciente experiencia, como pesquisas demonstram”.

“E crucial no processo de resolução de problemas, nos darmos conta de que o corpo e o mundo não são problemas por si mesmos, mas os efeitos, conseqüências, de memórias revividas na Mente Subconsciente! Quem esta no comando?”

“O Vazio é a base da Identidade Própria, da Mente, do Cosmos. É o estado precursor da infusão de Inspirações que são geradas na Divina Inteligência e enviadas para a Mente Subconsciente”.

Tudo o que cientistas sabem sobre o Cosmos originou-se do Vazio, e retornará ao Vazio de onde veio. O universo começa e termina com zero.
Charles Seife, ”Zero: A Biografia de uma Idéia Perigosa”

Extraido da homepage www.hooponopono.org

Solange Christtine Ventura
www.curaeascensao.com.br