GEOTERAPIA






1-Introdução:

É o uso da argila, terra ou o barro como forma terapêutica, remonta à alvorada da civilização, onde o homem dispunha já, para se curar, de um trio que jamais foi contestado quanto à sua eficácia no decorrer da história, ou sejam, as plantas, a água e a argila. Aplicavam-se igualmente lamas quentes, provenientes do Nilo, por exemplo, para tratar deformações reumáticas.

Apesar do distancia na história da humanidade, é possível encontrar, entre os primeiros povos, gente que já conhecia as maravilhosas propriedades da argila, formas diferentes de uma complexa mistura de substâncias químicas que é a terra e as usavam como remédio externo ou interno, ou como ambas.

Possivelmente a terra foi, o 1° de todos os remédios, desde que o homem existe.

v Os árabes enterravam os reumáticos na areia branca e tratavam o paludismo
v Na China antiga, a ingestão da terra por via oral era de uso corriqueiro, sobre tudo para combater a constipação intestinal, eram usadas compressas de argila para curar as inflamações;
v Os assírios e os babilônicos aplicavam compressas de barro preto para tratar certas afecções. Usos semelhantes eram realizados na Índia, em salas especialmente construídas para esta finalidade. Até na antiga medicina indígena da Bolívia, prescrevia-se o uso da argila por via oral.

Argila é o remédio incomparável porque reúne dois elementos vitais: terra e água. Ela tira a febre do nosso organismo, tira dores, é um perfeito calmante dos nervos e, têm ainda propriedades de recuperar células doentes e de extrair do organismo impurezas, purificando-o. Por isso é um poderoso cicatrizante de feridas.
Eis agora o que escreveu o médico Doutor Heins Battenberg de Frankfurt,
sobre o tratamento de doenças com a terra em 1935: “O efeito essencial da terra reside, sem dúvida alguma, na capacidade de absorção. As suas partículas são tão minúsculas, e por essa razão, a extensão de sua superfície é tão grande, que pode absorver quantidades enormes de veneno. A terra pode absorver não só a água como também os gases”.

É da terra que retiramos nosso alimento, nossa água, nossa energia vital. Nas palavras do chefe índio Seattle, de nação Sioux, "tudo quanto fere a terra, fere também os filhos da terra".

2-Com é a ação a argila:

Existem 3 propriedades fundamentais da argila que são:

1-Quando acrescentada à água, as partículas da argila tornam-se maleáveis e sua absorção é muito eficaz no tratamento de inflamações, edemas e inchaços. 2-A argila tem facilidade para liberar elementos que fazem parte de sua constituição. Tanto no uso interno quanto no uso externo, a argila é muito importante pelo seu efeito protetor e liberador de toxinas em vários órgãos, como por exemplo, a pele e a mucosa digestiva.
3-A argila também tem um poder muito grande de fixação de elementos gasosos, partículas do meio ambiente e moléculas. Este poder é muito grande e quase irreversível, tornando-se assim, muito útil na fixação de toxinas presentes no organismo para uma posterior eliminação das mesmas.

As suas propriedades homoestáticas são devidas às trocas energéticas, iônicas e radiônicas exercidas pelos elétrons livres, existentes nos minerais da sua composição, tais como: manganês, magnésio, alumínio, ferro, sílica, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo, potássio, boro, selênio, lítio, níquel, sódio e outros. É originária da decomposição do solo, por ações físico-químicas do ambiente natural, no decorrer de diversos anos, natural ou depurada, isto é, dissolver em água potável, decantá-la e secá-la.
Como a terra cura: em contacto com o corpo doente, a terra produz certas alterações que promovem o processo de autocura do organismo.

Conheça os principais efeitos obtidos com a utilização desse tipo de terapêutica:

-Troca de energia com a área afetada: quando aplicada externamente ou quando ingerida, a argila é capaz de absorver a energia perniciosa acumulada na área doente e transmitir a sua energia de elevada qualidade vital.

-Assim, uma compressa fria de argila alivia a região em que foi aplicada e torna-se quente, pois absorve o calor da região doente. Nos casos de tumores malignos, o aquecimento da compressa é intenso. Isso se deve à passagem das energias malsãs do doente para a compressa, que funciona como uma espécie de "mata-borrão" energético, ao mesmo tempo em que fornece energia de boa qualidade.

-Equilíbrio térmico: o equilíbrio da temperatura ocorre graças ao efeito dissipador de calor produzido pela compressa de argila fria. Esse efeito é bem conhecido na hidroterapia. Ação vitalizante: esse efeito é mais claro no uso interno da argila, que fornece a sua carga energética ao organismo mesmo quando ingerida em pequena quantidade, como em geral é recomendado. A ação neste caso é do tipo "homeopático", pois torna o organismo mais saudável e dinâmico.

Ação anti-radiativa: a capacidade anti-radiativa da argila foi recentemente descoberta, graças à observação de que objetos contaminados por radiatividade, ao entrarem em contacto com a lama, perdem a radiação.Proveniente das explosões nucleares que se precipita da atmosfera sobre o planeta.

As máscaras são muito usadas em tratamentos estéticos para eliminar toxinas, limpar e tonificar a pele. Aplicação na estética: No rosto, pescoço, mãos e braços, para eliminar manchas senis e espinhas Estas argilas podem ser usadas em banhos, máscaras e cataplasmas. As cataplasmas devem ser usadas no tratamento de edemas, picadas de insetos e distensões musculares.

Os banhos são indicados para aliviar a tensão e fadiga muscular, insônia e má circulação.Existem vários tipos de argilas que são usadas externamente e internamente , cada uma tem pequenas diferenças para uso terapêutico.

3-Aplicação da argila como ação terapêutica:

·Na garganta para casos de inflamação e calos nas cordas vocais
·No pescoço: em casos de tumor na parótida e obstrução das veias que alimenta o cérebro
·Nos ombros: nas burcites e artrose
·Nos seios: na displasia, mastite e cisto
·Nos braços: casos de tendinites
·Nos joelhos: artrose
·Nas pernas: varizes, trombose venosa, flebite, varicose
·Nos calcanhares: para esporão, gota.

Aplicação da argila na região da coluna:

-para os casos de artrose na cervical, lombar, hérnia de disco (dissolver), inflamação do nervo ciático
-Na região do pulmão: para as bronquites, nos fibromas pulmonares.

A argila é especialmente eficaz no tratamento de úlceras gástricas, gastrite, irritação da mucosa digestiva, cólicas intestinais, digestão lenta, desodoriza as fezes, desintoxica os intestinos e conseqüentemente o sangue. Também é úteis no tratamento do reumatismo crônico, artrite, ácido úrico, colesterol elevado, osteoporose, enfraquecimento dos ossos, insônia, vesícula preguiçosa, gases, diarréia, obesidade, celulite, dor ciática, e outros.

Por isso a procura por tratamentos alternativos se tornou ainda mais comum, como, por exemplo, o uso da argila (barro). O tratamento geralmente consiste na utilização do barro e de ervas medicinais, mas, para que o resultado dê certo, é necessária a eliminação de produtos industrializados no organismo.

Segundo a geoterapeuta Cristina Negri, as propriedades do barro fundamentam-se no seu poder refrescante, desinflamante, descongestionante, purificador, cicatrizante, absorvente e calmante. "Com seu grande poder de absorção, ele reduz rapidamente a congestão e a inflamação de qualquer parte do corpo. Sua influência restauradora também atinge o sistema nervoso e alivia dores e tensões"

L. Oliveira, 32 anos está se tratando há 3 meses. Ela e toda sua família escolheram esse tratamento depois de passar anos indo para hospitais e clínicas em busca de melhoras para suas dores e patologias. "Sentia muitas dores fortes de cabeça e na coluna, hoje já me sinto melhor, além de ter reeducado minha alimentação, que é fundamental para um resultado positivo",.

Sua mãe, hoje com 63 anos, diz estar curada do seu problema de artrose: "já tinha gastado mais e 6 mil reais com médicos e medicação sem resultado. Após três meses utilizando o barro eu já estava boa. Meu esposo tem mal de Parkinson, depois que começou o mesmo tratamento já apresenta melhoras", alegra-se.

Quais são as argilas e suas diferentes composições?

ARGILA VERDE: rica em silício e diversos oligoelementos. Desinfiltra o interstício celular, é esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea. Efeitos: desintoxicante e adstringente.

ARGILA BRANCA: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização. Efeito: revitalizador.

ARGILA CINZA: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Efeitos: antiinflamatório e cicatrizante.

ARGILA VERMELHA: rica em silício e ferro e oligoelementos. Regula a microcirculação cutânea, sendo recomendada para peles sensíveis, com couperose e avermelhadas. Efeitos: regulador e tensor.

ARGILA AMARELA: rica em silício, alumínio e oligoelementos. Resulta em efeito tensor e ativador da circulação produzido pelo ferro, além do seu maior teor de potássio. Contribui para o equilíbrio iônico e hidratante do gel celular. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.

ARGILA MARROM: Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizado. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicaste.

ARGILA PRETA: Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, adstringente além de contribuir com a renovação celular. Efeitos: antiinflamatório, cicatrizante, tensor e desintoxicaste.

Benefícios da argila verde






A argila verde, também conhecida como ilita, é um material orgânico composto de muitos minerais essenciais, óxidos de ferro e plantas decompostas como algas. A ilita foi chamada de argila verde francesa por séculos, após as extrações de rocha no sul da França fornecerem a maioria dos depósitos de ilita do mundo. A argila é realmente verde e quanto mais cinza esverdeada for, menos valor terá. A argila verde é usada em medicina alternativa em uso interno e externo por muitas razões, mas principalmente para limpeza e desintoxicação devido suas vastas propriedades absorventes. A ilita também é usada para aliviar cólicas menstruais, enjoo matinal, diarreia, indigestão e azia.

Desintoxicação e limpeza
As propriedade desintoxicantes da argila verde são amplamente reverenciadas por praticantes de medicina alternativa, esteticistas, e gestores ambientais. Segundo um estudo publicado na revista Clay Minerals (volume 34, nº 3), foi estudada a absorção das diferentes argilas. Descobriram que a argila verde é um material ideal e rentável capaz de limpar metais pesados de resíduos industriais. Pode-se usá-la de maneira semelhante para limpar o sistema digestivo e eliminar toxinas. A dose recomendada é um copo de água misturada com uma colher de sopa de pó de argila verde. Deixe a mistura repousar à noite, mexa com uma colher de plástico e beba de estômago vazio, quando acordar ou antes de dormir. O regime pode ser feito todos os dias por 21 dias e recomeçado após uma semana de intervalo.

Cólicas menstruais e enjoos matinais
A cólica menstrual é tratada tanto internamente como externamente com a argila verde. Mulheres que sofrem muito podem beber a mistura de água e argila pelas três primeiras semanas do ciclo menstrual. Durante a menstruação, é recomendado fazer um intervalo da mistura e colocar bolsa de água morna na região inferior do abdômen. A argila verde também tem sido usada com eficácia no tratamento de náusea, pois é um remédio natural para enjoo matinal. Rebecca Frey, no artigo "French Green Clay", publicado na Enclyclopedia of Alternative Medicine (Enciclopédia de medicina alternativa), afirma que a argila verde tem sido utilizada na limpeza do trato digestivo, no tratamento de náusea ou outros problemas gástricos, para diminuir a cólica menstrual, ou para aliviar dores de garganta.

Minerais vitais
O conteúdo da argila verde é extraordinário, ele inclui magnésio, cálcio, potássio, zinco, silício, selênio, ferro, cobre, cobalto e outros. Beber a mistura de água e argila leva esses nutrientes minerais para o corpo, e ao mesmo tempo remove as toxinas nocivas, como metais pesados, radicais livres e poluentes ambientais. Raymond Dextreit, um naturopata francês, alegou que os minerais da argila verde fornecem poder curativo, já que o cobre combate infecções, o selênio acelera a função do fígado, o cobalto trata a anemia, e todos os minerais juntos retardam o envelhecimento e restauram o equilíbrio natural do corpo.

Primeiros socorros
A argila verde pode ser usada com uma bolsa morna e aplicada diretamente sobre a área afetada, servindo como calmante, bálsamo para curar cortes, arranhões, feridas, entorses, queimaduras, picadas de insetos, e alivia músculos doloridos. A argila serve para curar cortes, arranhões e feridas, pois acaba com a infecção. Dizem ser um remédio bom para dores musculares e das juntas, principalmente se for combinado com óleos essenciais de alecrim ou de lavanda.

Tratamentos de beleza
As propriedades absorventes da argila verde funcionam em tratamentos de beleza ao retirar impurezas e toxinas da pele, deixando-a firme e homogênea enquanto estimulam a circulação. Esteticistas usam para fechar os poros, esfoliar a pele morta e dar uma aparência mais suave e fresca para a cútis. Essa argila é conhecida por limpar a pele e tirar marcas, e geralmente é usada como máscara. Se você possuir pele seca ou sensível, use máscara de argila uma vez por semana, já que ela absorve a umidade da pele junto com as impurezas. Compre cremes para máscara de argila verde ou faça sua própria mistura de argila em pó, basta adicionar aloe vera (se sua pele for sensível), ou quatro ou cinco gotas de jojoba (se a pele for oleosa).

AS MARAVILHAS DA DOLOMITA & DA ARGILA






Uso medicinal da argila é antigo. Ela estava presente na cosmetologia egípcia. Babilônios, assírios e chineses a utilizavam em problemas digestivos. Avicena, o "príncipe dos médicos", fala da argila, assim como Homero e Hipócrates, o "pai da medicina", a usava interna e externamente.

ARGILA MEDICINAL

Descrição

Problemas dermatológicos: manchas de pele, dermatites, psoríase, picadas de insetos, coceiras, frieiras, feridas, úlceras varicosas, furúnculos, hemorróidas, acnes (espinhas), inflamações da pele em geral, prisão de ventre e reumatismo. A argila é uma substância viva, que absorve impurezas, toxinas, venenos internos e externos no organismo. Refresca eliminando febre; purifica o sangue e aumenta os glóbulos vermelhos sendo uma poderosa ajuda para combater anemias; cicatriza as mais terríveis feridas internas e externas porque tem sílica e alumínio em sua composição; acalma dores e nervos. "A argila vai a onde esta o mal. Utilizada em uso interno, tanto por via bucal, anal e vaginal, ela dirige-se para o centro doente e aí se fixa por vezes durante vários dias para facilmente, arrastar consigo pus, sangue negro, etc". Afirma Raymond Dextreit, no seu livro, A argila que cura.

Indicações Principais:Diarréias e disenterias, gases intestinais, úlceras e gastrites, mau hálito (quando proveniente do estômago e intestinos), elimina vermes e bactérias e toda espécie de inflamações internas, anemias, combate intoxicações alimentares e envenenamentos, cura a prisão de ventre, fortifica os órgãos internos, regula o metabolismo, etc. Reações:A doença geme para sair do corpo, por isso as vezes ocorrem reações benéficas em certos órgãos parecendo doença ou agravamento de problemas existentes, mas isso significa que o corpo está fazendo um esforço para expulsar a doença e se cura. Se aparecer alguma reação dessas mais forte, reduza a dose de argila ou interrompa por alguns dias.

"Durante a guerra mundial, os soldados russos recebiam 200 gramas de argila do comando (segundo Wacker) e em certos regimentos franceses associavam-na à mostarda. Eliminado assim totalmente a desinteria que destroçava regimentos vizinhos", afirma Raymond Dextreit.

Modo de Usar:(Externo): Colocar a argila com um pouco de água, misturar bem até formar um barro liguento, não usar metal para isso. Colocar em cima de um pano fino uma fina camada de barro preparado com argila, de ½ cm a 2 cm de espessura, não mais porque barro precisa esquentar com o calor do corpo. Aplicar diretamente em cima da parte do corpo afetada, ou então se estiver em carne viva, colocar antes sobre a ferida uma folha de couve em seguida o barro por cima. Amarrar um pano ao redor ou prender com fita adesiva, etc. Deixar pelo menos durante 1 hora esta cataplasma de barro (assim é chamada), mas se estivermos tratando de feridas internas, como por exemplo, ulcera duodenal então é bom deixar durante mais tempo, 2, 3 ou 4 horas para fazer um melhor efeito, ou simplesmente uma noite inteira. De manhã tomar um banho ou passar pano úmido para tirar, se barro estiver seco é porque tem febre interna ainda. Duração do tratamento:É importante usar por 3 a 4 semanas seguidas, daí interromper por uma semana e tomar por mais dois meses, mas sempre tomando durante uma semana e interrompendo durante uma semana seguinte. É bom iniciar com doses mais fracas e depois aumentar gradativamente

Talvez o pouco uso da geoterapia se deva à contaminação ambiental, o que restringe o local de coleta a áreas virgens, longe de plantações (por causa de agrotóxicos) e esgotos. A argila deve ser retirada de, no mínimo, 1 metro de profundidade, peneirada e guardada em recipiente não metálico. Algumas vezes deve ser exposta ao sol, antes do uso.

No cenário moderno da geoterapia surge a dolomita, carbonato duplo de cálcio e magnésio, rocha descoberta pelo geólogo francês Deodat Dolmieu, nos Alpes tiroleses (1750- 1801). Desde 1930, é analisada para tratamento de osteoporose. É branca, podendo chegar a uma textura finíssima, o que favorece a absorção.Falam as pesquisas

Pesquisas realizadas no Instituto Weismann, de Israel, com um calcário dolomítico brasileiro comprovaram a presença de calcitriol, hormônio que fixa o cálcio nos ossos e atua em mais de 30 tecidos, produzindo aumento de trabéculas de medula vermelha e de massa óssea nos frangos que receberam suplemento do produto na ração, aumento da calcificação da matriz inorgânica, da flexibilidade e maleabilidade da matriz orgânica; redução dos sintomas e dor na osteoporose; estmímulo do crescimento infantil com vantagens sobre o leite de vaca.

O suplemento via oral, em média de 3g por dia, pode ser usado como terapia complementar para tendência à desmineralização óssea, cardiopatias, hipertensão, diabetes, distúrbios gastrointestinais, gastralgias, diarréia, câimbras, tendinite, dores musculares e articulares, fibromialgia, DORT, luxações recidivantes, bursite, processos inflamatórios, baixa imunidade, TPM, cólica menstrual, metrorragia, insuficiência renal, espasmos brônquicos, queimaduras, úlceras de perna, e sempre que for necessária a regeneração tecidual.

Talco
O uso em pó tem ação anti- hemorrágica, desodorante e cicatrizante. Pode ser usado em casos de gengivite, afta, pré- dentição, pós- extração dentária, higiene oral e lesões genitais. Na pele, é aplicado em ferimentos, escoriações, assaduras, mau cheiro nos pés, micoses e após a depilação. Previne escara quando espalhado no lençol de pessoas acamadas, melhorando o deslizamento da pele e aumentando a sua resistência.

Adicionando dolomita à água (2 litros de água para 1/ 2 copo de dolomita) obtém- se uma água argilosa para banho tanto para crianças como adultos, em casos de brotoeja, prurido e problemas dermatológicos. Uma colher (chá) de dolomita em pó num copo de salmoura aumenta o efeito antiinflamatório e analgésico. É usada em gargarejos nos casos de amigdalite e laringite. Em congestão nasal, rinite e sinusite, devem ser aplicadas duas a 3 gotas em cada narina, duas a 4 vezes ao dia. Pasta e banho

Misturando- se água à dolomita, na proporção de uma parte de água para duas de dolomita, obtém- se uma pasta homogênea. A água pode ser substituída por chás (gengibre, para dores articulares) ou soro fisiológico (úlceras varicosas). A pasta tem ação analgésica, refrescante, antitérmica, relaxante e cicatrizante. É útil para casos de DORT, dores articulares, erisipela, seborréia, queimadura solar, psoríase e estado febril.

A pasta de dolomita tem uso intravaginal, em casos de candidíase, leucorréias, bem como para hemorróida interna, fissura e prurido anal.

O banho é indicado em casos de fibromialgia, insônia, depressão, pós- lipoaspiração, cirurgia de varizes. O uso estético de dolomita é útil no tratamento de estrias, flacidez, celulite e para amenizar rugas de expressão facial, olheiras, manchas e quelóide.

A profundidade do efeito da dolomita é proporcional à espessura da aplicação. Atualmente existe uma apresentação prática de cataplasmas de vários tamanhos, fáceis de manejar e fixar. A cataplasma é preparada no tamanho proporcional à região a ser tratada. É aplicada em casos de sinusite, cistite, otite, na região pulmonar, sobre o fígado e em dores articulares crônicas.
Como a argila atrai toxinas para a superfície da pele, lembre- se da importância da desintoxicação intestinal nos casos de constipação, para evitar reações dermatológicas, embora isso seja muito raro. Em tais casos, a aplicação externa deve ser suspensa, utilizando- se apenas o pó, até que o nível toxêmico seja reduzido.

Para potencializar o efeito da dolomita, ela deve estar associada a outras terapias naturais, como a fitoterapia, hidroterapia e dietas especiais. O paciente deve sempre ser aconselhado a melhorar o estilo de vida através da utilização do ar puro, luz solar, água pura, repouso, exercícios, alimentação natural, além de evitar estimulantes, e manter uma atitude confiante no dia- a- dia.

Aplicação da Argila em Nódulos?

A argila é um bom tratamento para os casos que apresenta.
A forma como a argila atua no corpo (humano ou em animais), deve-se essencialmente às trocas de íons, libertação de elétrons (ex. transformação de Ferro ferroso Fe2+ em Ferro férrico Fe3+). A sua atividade biológica prende-se com mecanismos de absorção, oxido-redução, hidratação, catalisação e trocas como as anteriores.

Então podemos dizer que: destrói micróbios, absorve toxinas e impurezas e deixa minerais ao corpo para que os tecidos danificados possam regenerar.

A aplicação para os casos que menciona, deve ser feita com um Cataplasma - à temperatura ambiente do seguinte modo:

Juntar a Argila Verde com água previamente fervida e morna, dissolver a argila até ficar consistente, mais mole do que “plasticina”. Prepara-se uma camada espessa de argila de 1 a 2cm.

O tempo ideal para a aplicação são 2 horas. Na primeira fase, absorve o calor que o corpo tem em excesso , líquidos e toxinas. Após aproximadamente 2 horas, o cataplasma começa a ficar frio.

O cataplasma pode ser aplicado diretamente ou sob 1 pano fino de algodão, linho ou gaze. No final passe 1 pano húmido, morno pela zona para retirar o excesso.

O tratamento pode ser administrado consecutivamente durante 3 meses com 1 a 2 aplicações diárias.

Apesar do tratamento com a argila pode fazer tratamentos complementares para reduzir ou eliminar os nódulos de que fala, consoante a morfologia de ambos, podem reduzir em tempos diferentes.

Também se pode tomar banhos de argila…em casos de cancro. Mas também depende da disponibilidade da pessoa.

Ate porque a argila não precisa de ser colocada no local aonde está o “mal”, pois ela é extremamente inteligente.
Penso que em casos de cancro graves seja indicada a argila coral ou seja argila vermelha uma vez que penetra cm mais rapidez uma vez que é uma argila quente, já a argila verde é mais lenta e é uma argila fria.

Devo advertir também o cuidado na hora de escolher qualquer argila, todo o cuidado é sempre pouco.

Raymond Dextreit, «A argila que cura, uma via da medicina natural», Edições Itau, Lisboa, pag 64-68).
notarikon@sapo.pt consultar também www.saudenatural.blogs.sapo.pt 15/06/08
http://terapias.wordpress.com/2008/02/19/oficina-de-argilaterapia/ 15/06/08

Reinaldo C. de Andrade - Estudante de Naturoterapia e Pesquisador de Terapias Naturais

FONTE: Blog Medicina natural - http://medicinanatural.blogspot.com.br/



©2014 Solange Christtine Ventura
http://www.curaeascesao.com.br
Obrigado por incluir o link do website quando compartilhar esta Mensagem com outros.