“Pássaros mortos por ingestão de plásticos que poluem os nossos oceanos"

Fotógrafo Chris Jordan é especializado em grandes obras que retratam a magnitude do nosso consumismo e seu impacto sobre nosso meio ambiente. Em uma das apresentações mais emocionantes em PopTech 2009, Jordan partes comoventes imagens de pássaros mortos por ingestão de plásticos que poluem cada vez mais os nossos oceanos.

Fonte: http://www.chrisjordan.com/
gallery/midway/#CF000313%2018x24

Chris Jordan

Os americanos consomem mais do que qualquer outro no planeta. E aqui está a intolerável beleza dos seus restos. Beleza? Sim, quando o responsável para mostrar o lixo é Chris Jordan, segundo ele “Explorando ao redor do país…achei provas de um movimento apocalíptico em andamento”. A imensa escala do consumo pode parecer desoladora, macabra, cômica e irônica, porém, ao mesmo tempo bonita, se vista como arte. O consumismo detém um sedutor tipo de mentalidade. Coletivamente, o homem está cometendo um grande e insustentável ato de destruir ou acumular destruição, mas cada um é anônimo e ninguém é responsável pelas consequências. Jordan diz “Receio que, neste processo, estamos fazendo um prejuízo irreparável para o nosso planeta e para os nossos espíritos individuais” e “Assim, a minha esperança é que estas fotografias possam servir como portais para uma espécie de auto-inquérito cultural”.

As imagens nos deixam desconfortáveis. De longe é arte, de perto, lixo. A sociedade americana é usada aqui apenas para chamar a atenção sobre o que acontece em todo o mundo. Chris Jordan tem antecedentes diferentes de outros fotógrafos. Trabalhou como advogado corporativo por 10 anos e fotografia era um hobby dos fins de semana, contudo, o gosto pela fotografia sempre falou mais alto e ele decidiu deixar a profissão forense para trás, melhor para nós. Ele resume assim “Eu estava infeliz nessa carreira, e me senti perdido espiritualmente e estava com medo de fazer uma mudança. Fiquei inquieto durante dez anos, trabalhando longas horas como advogado. Eu via outros que exercem as suas paixões - músicos, escritores, artistas, poetas, ativistas e pensadores de todo o tipo, produzindo surpreendentes e inspiradores trabalhos e vivendo um tipo diferente de vida. Mas eu não poderia ter isto da minha.

Foi um momento triste e assustador para mim. Então, quando eu alcancei quarenta anos, me tornei consciente de um medo, o que me motivou finalmente a assumir o risco: Era o medo de não viver a minha vida, de ser uma pessoa velha, carregando-se com pesar. só aí deixei a profissão jurídica para prosseguir com o meu trabalho fotográfico, mesmo que significasse viver uma vida mais humilde materialmente”. Cada imagem retrata uma determinada quantidade de uma coisa: quinze milhões de folhas de papel de escritório (cinco minutos de utilização de papel ); 10 6000 latas de alumínio (trinta segundos de consumo ), e assim por diante. Visualmente Chris examina com medidas o vasto e bizarro consumo da nossa sociedade, em grandes, intricadas e detalhadas impressões fotográficas montadas a partir de dezenas de milhares de imagens menores. IMPERDÍVEL!

http://olavosaldanha.wordpress.
com/2007/12/23/chris-jordan/

http://www.kickstarter.com/ projects/midwayfilm/join-the- meio-filme-projeto



©2010 - 2018 Solange Christtine Ventura
https://curaeascensao.com.br/
Facebook.com/solange.c.ventura
Facebook.com/Cura.e.Ascensao
Link do artigo: Pássaros mortos por ingestão de plásticos que poluem os nossos oceanos
Obrigado por incluir o link do website quando compartilhar esta Mensagem com outros.


“Minhas obras são meu bem; minhas obras são minha herança; minhas obras são o seio que me leva; minhas obras são a razão a qual pertenço; minhas obras são meu refúgio.” (Sidarta Gautama - BUDA)

" Este site foi criado exclusivamente com o objetivo de levar todas as informações sobre a “ASCENSÃO” e ajudar o máximo de pessoas a despertar para o evento mais importante e mais extraordinário de todas as suas encarnações, desde a sua vinda pela primeira vez a este planeta tão amado e tão desrespeitado. Evento este que não está sendo divulgado em nenhum veículo de comunicação, em nenhuma mídia impressa, mas com certeza absoluta quando acontecer mudará a trajetória de toda humanidade!"