NOSSO LAR






Em 1944 vem a público uma das obras mais populares da literatura espírita no país, o romance Nosso Lar, o mais vendido e divulgado da extensa obra do médium brasileiro Chico Xavier. Este é o primeiro de uma série de livros cuja autoria é atribuída ao espírito André Luiz.

Nosso lar é um romance que versa sobre os primeiros anos do médico André Luiz após sua morte, numa "colônia espiritual", espécie de cidade onde se reúnem espíritos para aprender e trabalhar entre uma encarnação e outra. O romance levanta questões acerca do sentido do trabalho justo e dignificante e da Lei de Causa e Efeito a que todos os espíritos, segundo o espiritismo, estariam submetidos.

Nosso Lar, obteve o primeiro lugar entre os dez melhores livros espíritas publicados no século XX, segundo pesquisa realizada em 1999 pela "Candeia Organização Espírita de Difusão e Cultura".

Desenhos minuciosos e detalhados do mapa da cidade "Nosso Lar" assim como a arquitetura das edificações, ministérios e casas, foram criados pela médium Heigorina Cunha através de suas observações realizadas durante suas saídas do corpo (desdobramento) em março de 1979, conduzidas e orientadas pelo espírito Lucius. Estes desenhos serviram de inspiração para criar o visual arquitetônico da cidade que se vê no Nosso Lar (filme). Seus desenhos foram esclarecidos e confirmados por Chico Xavier de que se tratava realmente da cidade "Nosso Lar".

Resumo






Ao abrir os olhos, André Luiz sabe que não está mais vivo - embora sinta fome, sede, frio, ele percebe que não pertence mais ao mundo dos encarnados. Ao seu redor, uma planície escura, desértica, tenebrosa, marcada por gritos e seres que vivem à sombra. As dúvidas e as dores intensificam-se. Que destino seria esse? A trajetória deste médico bem-sucedido pelo mundo espiritual é a história de Nosso Lar. Após o sofrimento nessas zonas purgatoriais, ele é levado para a cidade que intitula o filme. Novas lições e conhecimentos, marcados ainda por momentos de dor e sofrimento, estão no caminho deste homem, que enquanto aprende como é a vida em outra dimensão, também anseia em voltar à Terra e rever a família. Só que, ao conseguir ver seus entes queridos, André Luiz percebe a grande verdade - a vida continua para todos.

No livro, André Luiz apresenta-se como um estudioso do mundo espiritual, "traduzindo" as suas percepções de forma didática para que possam ser entendidas pelos encarnados. Descreve com riqueza de detalhes a colônia de apoio Nosso Lar, com as suas construções (principalmente as casas de repouso para os recém desencarnados), o seu sistema de transporte e os Ministérios de Trabalho. Segundo André Luiz, a forma de organização da colônia, e de como se dão os trabalhos, são concepções criadas pelos espíritos superiores, e visam disponibilizar uma assistência permanente aos homens desencarnados e, inclusive, encarnados.

Sobre André Luiz

Nenhum autor descreveu com tantos detalhes e especificidades a experiência do mundo espiritual quanto André Luiz, fato que desencadeou a produção de inúmeros relatos semelhantes à sua abordagem. A série é considerada um clássico do Espiritismo e, segundo Herculano Pires, em momento algum a obra entrou em contradição doutrinária com os livros fundamentais publicados por Alan Kardec. André Luiz foi, até agora, o melhor ilustrador da Codificação. Tudo que veio antes e depois dele, ou foi incompleto, ou então recebeu sua influência no estilo e na forma.

Só que André Luiz foi um nome fictício, adotado pelo próprio Espírito para proteger sua identidade, a do médico carioca desencanado, escolhido e supervisionado por Emmanuel (o mentor de Chico) para executar a tarefa literária inédita e delicada.

André Luiz teria sido, em sua última encarnação, possivelmente um desses 3 conhecidos médicos:

Carlos Chagas (médico sanitarista)

Nasceu em 09/07/1879, na cidade de Oliveira em Minas Gerais. Desencarnou na cidade do Rio de Janeiro, em 08/11/1934. Foi um médico sanitarista, cientista e bacteriologista. Trabalhou como clínico e pesquisador. Destacou-se ao descobrir o protozoário Trypanosoma cruzi (doença de Chagas). Ele foi o primeiro e o único cientista na história da medicina a descrever completamente uma doença infecciosa. Foi membro honorário da Academia Brasileira de Medicina e doutor honoris causa da Universidade de Harvard e Universidade de Paris. Também trabalhou no combate à leptospirose e às doenças venéreas.

Faustino Esposel (renomado neurologista)

Nasceu em 10/08/1888, na cidade do Rio de Janeiro. Desencarnou na mesma cidade, em 16/09/1931. Era professor substituto da seção de neurologia e psiquiatria da Faculdade de Medicina, catedrático de neurologia na Faculdade Fluminense de Medicina. Formou-se em 1910 em farmácia e em medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde defendeu a tese sobre "Arteriosclerose cerebral".

Oswaldo Cruz (médico sanitarista)

Nasceu em 05/08/1872, na cidade de São Luiz do Paraitinga. Desencarnou em Petrópolis em 11/02/1917. Foi um cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Nacional no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, transformado em Instituto Oswaldo Cruz, respeitado internacionalmente.

Os Ministérios de Nosso Lar






Nosso Lar tem governador e seis ministérios: União Divina, Elevação, Esclarecimento, Comunicação, Auxílio e Regeneração. A colônia tem a forma de uma estrela de seis pontas - cada uma relacionada a um dos ministérios. Um enorme muro protege toda colônia de ataques dos espíritos que moram no Umbral e são organizados. Conheça agora cada um dos ministérios:

Ministério do Auxílio
Acolhe os espíritos que são resgatados no Umbral, por merecimento, como ocorreu com André Luiz. Se revelam proveito, com o correr do tempo são admitidos aos trabalhos de Auxílio, Comunicação e Esclarecimento, a fim de se prepararem, com eficiência, para futuras tarefas planetárias.

Ministério da Regeneração
Preparam-se os espíritos para a reencarnação. Uma parte pode escolher, com ajuda de seus mentores, a vinda voluntária. Outra, no entanto, está sujeita à volta à vida compulsória. É preciso miniaturizar o corpo astral (perispírito como também é conhecido) para ser acoplado ao "sêmem espiritual", que será conectado ao óvulo no momento da fertilização do óvulo pelo espermatozóide.

Ministério da União Divina
É o mais elevado. Dali partiriam os espíritos que, após perderem o corpo astral (emocional) por mérito, não precisam encarnar mais na Terra. Vivem na dimensão do corpo mental.

Ministério da Comunicação
Para o esclarecimento gradativo dos espíritos desencarnados, que se revelam necessitados de apoio e instrução. A palavra articulada, falada ou escrita, irradiada ou televisada, ainda é o processo mais rápido de comunicação.

Ministério da Elevação
É o ministério da renúncia e elevação pessoal.

Ministério da Esclarecimento
Tudo vai depender do equilíbrio do Espírito. A lembrança de fatos sombrios nem sempre são úteis ao nosso aprimoramento espiritual. De qualquer forma, podemos ter acesso à Seção do Arquivo, no Ministério do Esclarecimento, onde podemos conhecer nossas vidas passadas.

Governadoria
É sede movimentada de todos os assuntos administrativos, numerosos serviços de controle direto, como, por exemplo, o de alimentação, distribuição de energias elétricas, trânsito, transporte e outros.

www.nossolarofilme.com.br



©2014 Solange Christtine Ventura
http://www.curaeascesao.com.br
Obrigado por incluir o link do website quando compartilhar esta Mensagem com outros.