O Floral do Limão
 




Outro tratamento alternativo no qual aparece o nosso famoso limão, sendo que os efeitos curativos são proporcionados agora pelas propriedades sutis que contêm as flores do limoeiro.

Os "remédios florais" são infusões naturais ou essências florais extraídas de flores imersas em água pura sob a irradiação da energia solar ou, em países frios, pelo método de fervura. O interessante é que a flor é a parte mais sutil de uma planta e a proposta desta terapia alternativa e integrativa é que a essência floral trate exatamente a parte mais sutil do Ser humano, que é a sua Alma.

Os florais não atuam por obra de um princípio ativo - como nos remédios alopáticos - e sim por intermédio da energia vital específica de cada flor e a planta que a gerou. O remédio floral atua sobre os estados emocionais, fazendo com que o indivíduo desbloqueie alguns padrões de comportamento cristalizados (conscientes ou não), facilitando que passe a agir em ressonância com uma vibração mais positiva e construtiva. Os efeitos poderão ser notados rapidamente, dependendo do acerto das essências florais selecionadas para interferir nos sintomas percebidos.

Os primeiros florais foram os criados pelo Dr. Bach, entre 1926 a 1934, que esperava que cada ser humano pudesse finalmente descobrir dentro de si a verdadeira origem dos males que o afligiam, indo buscar antes a causa e não o efeito, procurando nas emoções e na mente - na Alma - as desarmonias que o bloqueiam em sua evolução.

A Terapia Floral é suave, não invasiva e afirma que não existem doenças e sim doentes, e a remoção consciente das emoções desarmoniosas, dos preconceitos e dos traumas é o verdadeiro método de cura. A doença é evitável quando a Alma encontra-se desempenhando sua missão.
Segundo o Dr. Bach, as doenças básicas do Ser humano são o orgulho, o ódio, a crueldade, o egoísmo, a ignorância, a instabilidade e a ambição. A persistência nestes desvios, após ciência de sua natureza nociva, ocasiona no corpo o que se convencionou chamar de doença.
É fundamental procurar tratar primeiramente os sintomas mais graves e intensos, pois, no decorrer do tratamento, os aspectos secundários serão também harmonizados.

Aprecio as receitas florais preparadas a partir de métodos não convencionais de diagnóstico, como a radiestesia, que pode mostrar aspectos da personalidade não conscientes. Isso é normal, visto que a maioria das nossas desarmonias encontra-se em sua essência no nível subconsciente, e é justamente aí que as essências florais irão atuar.

Onde se aplica o Floral do Limão?

Veja o que fala a autora Neide Margonari, famosa por sistema Saint Germain, seus cursos e atendimentos com florais:
Indicado para a personalidade amarga, de índole destrutiva, o Floral do Limão trabalha o despertar da consciência com relação ao sofrimento que provocamos em nós e nos outros com essas atitudes negativas. Útil também para a personalidade que se encontra na polaridade oposta, que carrega a tristeza, a mágoa e o sentimento da amargura gerado pelo outro. O valor terapêutico do Floral do Limão é enorme, por ser um poderoso depurativo do sangue, com ação rápida na cura das gripes, resfriados e problemas de baixa resistência imunológica. Sem dúvida, ele interfere e trata desequilíbrios emocionais já cristalizados no corpo físico. Desta forma, ele ajuda na dissolução de cristais de ácido úrico, como também na de cálculos biliares ou vesicais. Com ação bactericida, colabora com o extermínio de bactérias, realizando um tratamento preventivo em pessoas propensas a quadros infecciosos. Como ele trabalha o positivismo e bom astral, apresenta bons resultados em processos de convalescença.

O Floral do Limão atua beneficamente em mais de cento e cinqüenta doenças. Para se ter uma idéia, basta observar a relação que algumas enfermidades têm com desequilíbrios emocionais, como aqueles que nos causam amargura e mágoa, que são: problemas de pele, hemorragias, acidez em geral, envenenamentos, distúrbios nervosos, insônia, epilepsia, esterilidade, astenia, bócio, caspa, vermes intestinais, varíola, úlceras gástricas, mau hálito, gengivite, adenite, afonia, afta, amenorréia, amidalite, anemia, angina do peito, apoplexia, arteriosclerose, artritismo, cãibras, dor ciática, congestão geral, diabetes, difteria, estomatite, faringite, febre, flebite, frieiras, furunculose, gota, etc.

A diferença neste tipo de tratamento é que ele acontece de forma muito sutil, através do uso de formulações com essências florais e, logicamente, integrado com outras técnicas terapêuticas.

A desintoxicação do corpo físico e dos bloqueios emocionais e mentais pode ser acelerada pelo uso do Floral do Limão, principalmente se associado com a Aromaterapia e a Cromoterapia.

Caso você conheça um bom profissional desta área, e apresente algum destes distúrbios, recomendo que solicite um Floral que contenha em sua fórmula o Floral do Limão.

Lembre-se: mesmo que a doença pareça cruel, ela no fundo existe para fornecer uma informação importante sobre quais pontos da nossa personalidade devem ser verificados e harmonizados. A doença é um mestre.

Preparo do Floral do Limão: A Tintura Mãe

Material: ½ litro de conhaque (brandy), ½ litro de água pura de nascente ou de água mineral de boa qualidade, 1 taça de cristal boca larga (uns 25 cm de diâmetro) incolor e lisa, 1 funil de vidro, algodão e 1 frasco de 1 litro e cor âmbar.

Nota: A pureza da água é muito importante. O Dr. Bach usava sempre água de fonte "cortada" com 30% de um bom conhaque para aumentar sua vida útil, sobretudo em climas quentes como o do Brasil.

Na noite anterior, fazer uma refeição leve, tipo um chá ou suco desintoxicante. Levantar cedo, sendo fundamental estar bem física e emocionalmente. Importante que este preparo aconteça num dia pleno de sol.

Bem cedo pela manhã (ao alvorecer), escolher as flores que serão usadas pela sua cor, integridade, consistência, força da árvore e o que a intuição ditar. Não colher flores com manchas, fungos ou insetos, porque podem ser prejudiciais à saúde.

As flores devem estar abertas completamente e observar que sejam colhidas antes da polinização, ou seja, antes que as abelhas as visitem. Após a polinização a flor começa a "virar" fruto e os princípios ativos podem deslocar-se.

Levar a taça de cristal já com a água pura para receber as flores escolhidas.
Praticar uma oração em silêncio durante esta colheita, pedindo licença à natureza, e focando-se na intenção de cura. Neste dia, o silêncio irá sustentar a motivação de compartilhar com as flores o seu poder de cura.

Assim, a taça repleta das flores colhidas e imersas na água pura deverá ser deixada bem próxima do limoeiro de origem, ou num lugar onde o sol bata diretamente, até às 16 horas, momento de retornar para coletar a água energizada com a essência floral. Retirar com delicadeza as flores da taça e devolvê-las ao pé do limoeiro de onde foram colhidas.

Filtrar a água floral, usando o funil com algodão, já coletando o filtrado para o frasco de cor âmbar.

Ao som de uma oração ou mantra, agitar este frasco, no sentido vertical, 144 vezes, para ser dinamizado. Acrescentar o ½ litro de conhaque.
Esta é a Tintura Mãe, que contém 50% da água floral solarizada e 50% de conhaque (conservante).

O Floral

O floral para ser consumido em tratamentos deve ser uma diluição da Tintura Mãe obtida anteriormente.

Num frasco escuro de 30 ml com tampa conta-gotas colocar 10 ml de conhaque, 20 ml de água pura e 2 gotas da Tintura Mãe. O Floral deve ser consumido, pingando de 4 a 6 gotas sob a língua, 4 vezes ou mais por dia.

O cuidado deve ser em não encostar a língua na cânula do conta-gotas para não estragar o floral com o suco gástrico. O vidrinho deverá ser de cor âmbar para proteger contra os efeitos dos raios ultravioleta, que podem provocar o envelhecimento acelerado da água.
Este Floral pode e deve ser usado também no preparo de fórmulas para tratamento de ambientes.

Texto extraído do livro “O poder de cura do Limão - um guia de medicina caseira” - Editora Alaúde. Reprodução permitida desde que citada a fonte.

Óleo essencial do limão

Propriedades Terapêuticas

No meu livro "O poder de cura do Limão", trato de deixar claro que o limão, seja de que forma for, sempre terá propriedades terapêuticas.
Falo dos sucos desintoxicantes, do tratamento intensivo com o suco puro, do uso diário no preparo dos alimentos, do uso da cor verde pela Cromoterapia, do Floral limão pela terapia Floral e também do uso curativo do OE de limão pela Aromaterapia.

O OE de limão apresenta inúmeras propriedades terapêuticas, que vão desde a busca do equilíbrio emocional através da vontade que ele nos traz (pelo estímulo olfativo) de entrarmos em contato com as nossas verdades e pararmos de adiar nossos reais objetivos, como também a possibilidade de trabalharmos com doenças que fisicamente nos causam incômodos.

Vejam como ele pode ajudar nestes aspectos mais físicos, que logicamente acabam por influenciar o emocional e mental, afinal tudo está integrado:

- Celulite - através de massagens localizadas com óleos e cremes especialmente formulados.
- Analgésico de dores reumáticas (artrite, gota e reumatismo) - através de massagens localizadas com óleos e cremes especialmente formulados, banhos aromáticos e compressas aromáticas frias.
- Problemas circulatórios (hemorragias, varizes e hipertensão arterial) - sempre por massagens localizadas com óleos e cremes especialmente formulados e banhos aromáticos.
- Estimulante e revigorante em geral (fadiga mental e física) - inalações, massagens e banhos aromáticos.
- Anti-séptico e cicatrizante da pele (peles oleosas, feridas, pancadas e picadas de insetos) - vapores faciais, massagens e compressas aromáticas.
- Estomacal e digestivo (dores e úlceras no estômago e acidez gástrica) - massagens aromáticas e compressas aromáticas quentes sobre o abdômen.

Obtenção e composição do OE de limão

Extraído da casca do limão, para a obtenção de 1 kg deste óleo essencial, são necessárias as cascas de cerca de 2.500 limões.
Trata-se de um líquido oleoso de cor amarelo-esverdeada pálida que apresenta o inconfundível cheiro de limões frescos, ou seja, é a mais pura essência da casca do limão.

O componente químico que predomina é um aldeído chamado d-limoneno. Mas, na verdade trata-se de uma mistura natural de diversos aldeídos, entre eles o citronelal, o citral e outros.

IMPORTANTE: O uso externo do limão, seja na forma de suco ou OE, exige a lavagem eficiente (com água abundante e sabão) do local após final do tratamento. Caso contrário irão surgir manchas escuras e até queimaduras.

- Uma receita como dica:
MASSAGEM CORPORAL - OBESIDADE
OE Gerânio - Depurativo e regenerador celular.
OE Junípero - Diurético, favorece a eliminação natural dos detritos renais e o emagrecimento.
OE Limão - Reforça as imunidades naturais, elimina as toxinas e fluidifica o sangue.
Prepare um óleo de massagem com 120 ml de óleo de germe de trigo ou outro óleo vegetal e acrescente: 20 gotas de OE de Gerânio + 20 gotas de OE de Junípero (ou zimbro) + 10 gotas de OE de Limão + 10 gotas de OE de Cipreste.
Use para massagear vigorosamente abdome, glúteos e coxas, ou borrife e massageie com uma bucha vegetal. Faça 2 vezes por dia.

PARA CELULITE E GORDURA LOCALIZADA

Misture 2 colheres de sopa de óleo de germe de trigo + 2 colheres de sopa de azeite de oliva + 3 gotas de OE de Limão + 3 gotas de OE de Hortelã Pimenta + 3 gotas de OE de Gerânio.
Aplique em massagens locais, deixando permanecer sobre a pele por uma hora no mínimo.

ATENÇÃO: Para integrar uso interno com o externo e obter resultados mais rápidos e definitivos, não deixe de beber chás e sucos desintoxicantes diariamente.

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

http://www.docelimao.com.br/  -  mctrucom@docelimao.com.br

Solange Christtine Ventura
http://www.curaeascensao.com.br