BROTOS E GRÃOS GERMINADOS






No mundo inteiro, a alimentação viva vem sendo resgatada e servindo como eficaz ferramenta para recuperação e promoção da saúde. No passado, o alimento não cozido era o principal nas comunidades cristãs-essênias e muitos outros povos o utilizaram.

Hoje é possível desenvolvermos em casa essa cultura que em pouco tempo mostrará seus resultados positivos principalmente na vida de nossos filhos. A produção caseira de brotos e grãos germinados, pelo fornecimento ostensivo de energia vital e grande quantidade de nutrientes essenciais, é tão importante para famílias e comunidades como tomar água, dormir e respirar. Comecemos, entretanto, distinguindo didaticamente a diferença entre brotos e grãos germinados:
   
O broto é o estágio avançado de germinação inicial da semente. Normalmente os brotos têm entre 8 cm e 10 cm de altura e apresentam folhas definidas.
   
O grão germinado, como já dissemos, é o momento inicial quando apenas uma pequena haste aparece.

O Preparo Caseiro do Broto

Para a produção é necessária uma pequena estrutura composta de peneira côncava, bacia média, caixas plásticas quadradas medindo, no máximo, 5cm.de altura, aspersor para água e terra preta orgânica.

Para iniciarmos o preparo caseiro de brotos ou grãos germinados, as sementes devem ficar de molho durante 24 horas. Costumamos deixá-las na pia da cozinha, dentro da bacia, cobertas com um pano limpo para evitar eventual invasão de insetos. Após esse período, você deve lavar as sementes utilizando a peneira que deve ser côncava semelhante a uma concha. Então, é só continuar lavando (irrigando sua micro horta!) diariamente sem necessidade de tirar os grãos da peneira, não esquecendo de utilizar um pano escuro para evitar insetos e imitar o escurinho da terra.

Entre quatro e sete dias a maioria das sementes germina e sua plantação caseira chega ao período de colheita. Veja as vantagens dessa técnica:

Rapidez no preparo,
Baixo custo,
Dispensa agrotóxicos e fertilizantes,
Aproveitamento de pequenos espaços domésticos,

Possibilidade de grande variação de culturas e fornecimento de altas doses de energia vital, ou seja, vida.  Os brotos e grãos germinados são as fases mais ricas em nutrientes no desenvolvimento vegetal. Eles são facilmente digeridos e assimilados e correspondem em suas características fisiológicas a um processo pré-digestivo pelo qual as proteínas são decompostas em aminoácidos, os carboidratos complexos em açúcares simples e as gorduras em ácidos graxos.
   
Há também o aumento da presença de minerais, enzimas, fitormônios e antibióticos naturais.

Técnica Caseira para Grãos Germinados (do Dr. Soleil)
   
Colocamos de uma a três colheres de sopa de grãos num vidro e cobrimos com água limpa;
   
Deixamos de molho por uma noite (8 horas);
   
Cobrimos o vidro com um pedaço de filó e prendemos com um elástico. Despejamos a água e enxaguamos bem sob a torneira;
   
Colocamos o vidro inclinado num escorredor num lugar sombreado e fresco;
   
Enxagüamos pela manhã e à noite. Nos dias quentes é preciso lavar mais vezes;

Os grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis. Em geral estão com a sua potência máxima logo que sinalizam o processo do nascimento, quando ficam prontos para serem consumidos.






Sugestões de Sementes

Uma boa sugestão é usar grãos orgânicos - comece com o grão de trigo. Você pode usar todas as sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros: girassol, painço, niger, colza, aveia, trigo, linhaça, arroz, soja, centeio, gergelim, grão de bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha do Pará, amêndoas, ervilha, feno-grego, etc. Os pássaros são animais muito sensíveis aos agrotóxicos e, portanto, os grãos utilizados em sua alimentação são de primeira qualidade.

Outros Brotos e Grãos Germinados

Além dos brotos e grãos germinados que acabamos de explicar, é possível produzirmos muitos outros dentro da mesma lógica. Apenas os produzidos a partir de feijões, principalmente do feijão preto, sugerimos que você consuma apenas no início da germinação. A experiência nos demonstrou que eles não são interessantes para consumo em folhas por conterem toxinas. O grão geminado de feijão também serve para enriquecimento de sopas e outros pratos. É possível produzir brotos em casa e germinar uma grande quantidade de grãos como por exemplo os de feijões, feijão azuki, lentilha, ervilha, alfafa, trevo e rabanete.

Fontes: "Você sabe se alimentar?" - Dr. Soleil, Ed. Paulus

©2013 Solange Christtine Ventura
http://www.curaeascesao.com.br
Obrigado por incluir o link do website quando compartilhar esta Mensagem com outros.