OS BENEFÍCIOS DO VINAGRE DE
MAÇA NATURAL






O vinagre de maçã natural (sem conservantes e corantes artificiais) é um excelente conservante para a preparação de essências florais e é indicado para acidicação do corpo prevenindo várias doenças. As indicações abaixo somente servem para vinagres de maçã naturais elaborados através do processo do Dr. Jarvis. Não recomendamos o uso de qualquer vinagre de maçã. Veja a matéria abaixo.

A MARAVILHOSA MEDICINA POPULAR DO VERMONT- USA

Não é de hoje que o povo faz sua própria medicina. A Natureza sempre foi a farmácia do homem e dos animais. O homem primitivo e os animais confiavam no seu estoque de plantas para evitar ou curar moléstias, manter a saúde e vigor. Mas, eles mudavam freqüentemente de lugar, e então, a farmácia da natureza tinha filiais por toda a parte. Em qualquer lugar do mundo onde houvesse um doente, ele acharia nos campos e matas seus remédios, o material com que preparar chás e unguentos, e assim viviam os camponeses vermonteses, observadores natos dos fenômenos naturais.

A extraordinária medicina popular do Vermont, estado americano situado no extremo nordeste dos Estados Unidos da América, vem se formando desde os tempos primitivos. Ela adapta às condições do ambiente de vida no Vermont antiqüíssimas leis fisiológicas e bioquímicas, visando a manutenção da saúde e do vigor físico. Mas essas leis não têm limites geográficos: suas aplicações serão eficazes em outros ambientes também. Assim, algum instinto profundo faz com que, os vermonteses procurem os alimentos necessários à formação do organismo, isto é, uma dieta rica em carboidratos e baixo teor de proteínas, e muitos vegetais ácidos. Eles observaram, por exemplo, que quando aumentavam a porcentagem de proteína na ração da marta (animal do qual se retira a pele para o comércio), elas apresentavam suas artérias e órgãos obstruídos, contraiam doenças e morriam prematuramente. Dessa forma, o bom senso dos vermonteses faz com que observem o comportamento dos animais de criação e silvestres, as variações de climas, e a boa higiene. Sabiam escolher uma dieta de frutas, frutinhas várias, óleo puro do milho, folhas comestíveis ácidas, alimentos integrais, raízes e principalmente o sublime alimento: o mel de abelha. Sempre mantinham o seu estoque de vinagre de maçã natural que eles mesmos fabricavam para os mais diversos usos. Assim, os naturais do Vermont - EUA, tem durante gerações, conservado a saúde, a jovialidade e a longevidade ativa e produtiva.

Leia o famoso Livro Best Seller de Medicina Popular do lendário Médico Dr. D.C. Jarvis

Vinagre de Maçã Vivo e suas Qualidades Extraordinárias para a Saúde e os Segredos da Medicina Popular do Vermont

FOLK MEDICINE - O Guia Médico Vermontês para a Boa Saúde

O Doutor DC JARVIS, famoso médico naturalista norte-americano, e suas descobertas maravilhosas sobre o vinagre de maçã natural e a medicina popular do Vermont-USA., afirmava que "a  cura para uma série de males pode estar num dourado, singelo, mas poderoso líquido, que na maioria das vezes nos passa despercebido: o vinagre de maçã natural, aquele vinagre feito da maçã in natura, com um pouco de açúcar mascavo (para enriquecer com os seus nutrientes preciosos e dar um excelente aroma ao produto final) e água microfiltrada. Um vinagre de maçã natural carregado de substâncias "vivas”, sem conservantes, essências ou corantes, não pasteurizado ou esterilizado, nutritivo e poderoso coadjuvante nos processos fisiológicos e bioquímicos do corpo. O vinagre de maçã natural mantém essa tradição dos bons vinagres feitos naturalmente. Ele contém a mãe do vinagre."

A natureza faz sua oferta generosa de provisão de ácidos, nos oferecendo as muitas formas de obtê-los. O vinagre de maçã natural é talvez, a mais poderosa fonte de ácidos orgânicos naturais, enzimas e complexos multi-vitamínicos benéficos ao homem.

Lendo um pouco a história dos povos podemos citar ocorrências onde se fez menção ao uso do vinagre de maçã como alimento indispensável para a saúde. Na Roma antiga, por exemplo, as famosas legiões romanas sempre tomaram o cuidado de transportar o vinagre em odres, pois sabiam da importância dessa dieta ácida, a qual tornava os soldados fortes, resistentes, e imunes aos ataques das doenças e fadiga. Hipócrates, o pai da medicina, recomendava o realinhamento dos corpos vertebrais para o perfeito funcionamento dos órgãos e dosagens de vinagre de maçã para manter a plenitude física, evitar doenças e rejuvenescer o corpo. Havia citações correntes na época em Roma, que se referiam aos "homens bebedores de vinagre”, os quais eram imunes às doenças e pareciam não envelhecer. Na China também era comum o uso do vinagre.

Mais recentemente, conta-se que na França de 1721, quatro ladrões foram condenados ao insalubre trabalho de enterrar vítimas da peste negra que devastou a Europa. Mas, para surpresa de todos, nenhum deles foi contaminado por essa doença mortal. Essa façanha foi atribuída a um preparado especial que eles consumiam durante a tarefa, uma poção de alho macerado em vinagre de maçã que ficou conhecida como o vinagre dos "quatro ladrões”. Um tônico com esse nome ainda é vendido na França nos dias de hoje.

O vinagre de maçã natural constitui hoje uma alternativa maravilhosa para a manutenção da saúde, retarda o envelhecimento, provocado principalmente pelos radicais livres, favorece a longevidade e uma boa qualidade de vida. Atualmente, há dezenas de trabalhos e pesquisas cientificas em Universidades e centros de pesquisas americanos e Europeus sobre a atuação do vinagre de maçã natural no corpo humano. Muitos livros já foram editados e, atualmente há vários sites na internet sobre o assunto.

Retornando aos vermonteses o Doutor D.C. Jarvis, que se tornou querido pelo esforço de ir ao encontro das necessidades do povo, escrevendo livros de medicina popular, afirma em seu famoso livro, best seller, " Folk Medicine - A Vermont Doctor's Guide to good Health” , que as enfermidades como: artrite, osteoporose, reumatismo, pressão alta, gota, bursite, arteriosclerose, enfartos, derrames, fadiga crônica, dores de cabeça crônica, diabetes, rinites, e outras doenças degenerativas, etc, têm a mesma origem: acúmulo de cálcio no sangue .

O Doutor Jarvis pesquisou durante muitos anos o modo de vida e dieta dos vermonteses, onde o vinagre de maçã natural é parte integrante da sua tradição. Os costumes dos vermonteses tem sido transmitidos de pai para filho durante gerações. Nascido no Vermont, estado do nordeste americano, depois de formado em medicina clássica, retornou ao seu antigo habitat no convívio com os velhos camponeses vermonteses a fim de aprender, como ele mesmo afirma, a medicina dos seus antepassados, que alinha um conhecimento de leis naturais antiqüíssimas aos fatos reais da vida. O estilo de vida dos Vermonteses chamou a atenção de muitas outras pessoas interessadas em aprender na prática como lidar com as mais diversas doenças apelando para os recursos da própria natureza.

Em suas observações e experiências chegou a conclusões seguras e revolucionárias: começou verificando que as chaleiras onde se fervem água, formam com o tempo, dura camada no fundo - resultado da precipitação de sais, cloretos, etc., e que, essa crosta, sob o efeito de vinagre de maçã, se dissolve, deixando a chaleira como nova. Igualmente comprovou que, mergulhando cascas de ovos em líquido de vinagre de maçã, estas se dissolvem lentamente. Investigou ademais, na localidade de Vermont-EUA, que pessoas que usavam o vinagre de maçã, eram muito mais saudáveis que as demais, e pareciam imunes as enfermidades e apresentavam uma extraordinária resistência física. Observou, nessa mesma localidade do Vermont, pessoas com mais de noventa anos, algumas com mais de cem anos de idade, trabalhando nas roças horas a fio sem apresentar grandes esforços, demonstravam vigor, bom ânimo, uma bela postura e excelente formação óssea, e diziam não adoecer. Inteirou-se também, que esses camponeses costumavam dar às vacas o vinagre de maçã misturado na água, fato que o levou a efetuar estudos e investigações, chegando a conclusões surpreendentes: vacas envelhecidas prematuramente, tomando porções de vinagre de maçã, rejuvenesciam; outras de mais de dez anos, que já não davam mais leite, voltaram a produzi-lo depois de três meses de tratamento. Verificou também, que os pintinhos tratados com líquido de vinagre de maçã misturado à água, tornavam-se resistentes às doenças e tinham altura e peso quase uma vez e meia que o normal e apresentavam uma bela e resistente pelugem. Por outro lado, inteirou-se também que os cavalos dessa região, tratados com o vinagre de maçã, eram muitos mais fortes e resistentes que outros não tratados com o vinagre, não demonstrando cansaço nas corridas, tinham uma vida mais longa que o normal e apresentavam um brilhante e sedoso pêlo.

Observou igualmente, que animais levados ao corte, os quais estavam recebendo tratamento idêntico, demonstraram uma perfeita consistência óssea e a medula de uma bela cor vermelha, indício de abundância de glóbulos vermelhos. Desse modo, e por outras vias, o Doutor Jarvis chegou à conclusão de que o mesmo sucede com o corpo humano quando se toma o vinagre de maçã natural com água e mel, já que ele possui a faculdade de dissolver o cálcio excedente acumulado no organismo, permitindo que, ao absorvê-lo, os ossos se tornem mais fortes, menos expostos às fraturas e, sobretudo, em condições de ajudar na formação de tecidos mais elásticos, flexíveis, em favor do rejuvenescimento.

Assim, o mencionado médico fundamentou sua teoria no seguinte: nosso sangue pode ser de formação ligeiramente ácida ou alcalina. Isso depende em grande parte, da alimentação que habitualmente ingerimos. Aponta ele outros motivos: diz, por exemplo, que o clima frio, favorece o aumento de alcalinidade do sangue; que as preocupações, o medo, a ira, bem como toda a atitude e comportamento emocional negativo têm o mesmo efeito. Desse modo, contribuímos para o aumento da alcalinidade sanguínea, desregulando o pH do sangue. Uma reação do sangue excessivamente alcalina favorece a vida das bactérias perigosas. Elas vivem e proliferam num meio alcalino em torno de 7,2 a 7,8 na escala de pH. Além dessa alcalinidade excessiva provocar depósitos de cristais endurecedores. Dependendo da região do corpo onde estes cristais se alojarem provocarão no decorrer do tempo doenças ou disfunções correspondentes, se depositam nas juntas ou articulações, provocam a artrite, bursite, etc.

Por outro lado, recomenda o referido médico, a necessidade da atividade física prazerosa, pois aponta que o sedentarismo contribui para o aumento da alcalinidade ou o espessamento do sangue. Diz, por exemplo, que é favorável que o sangue seja ligeiramente ácido, para que se torne mais fluídico e regue todo o organismo sem dificuldade alguma e não provoque precipitação de cálcio pelo corpo.

O consumo abundante de farinha de trigo refinada, açúcar refinado, carnes, enlatados, cremes, refrigerantes, doces, etc, são prejudiciais à saúde porque contribui para o aumento da alcanilidade; torna o sangue mais espesso e dificulta a circulação pelo sistema, aumentando a pressão arterial das veias e vasos, os quais com o tempo, vão se obstruindo e endurecendo, porque a alcanilidade favorece os depósitos de cálcio e de outras substâncias terrosas danosas ao sistema.

Afirma o Doutor Jarvis que a grande maioria das doenças tem como veículo o próprio sangue impuro, que distribui e deposita constantemente substâncias mortais pelo sistema ao longo dos anos. A purificação do sangue é de fundamental importância para reverter esse processo de endurecimento e envelhecimento precoce das várias estruturas moles do corpo e o secamento ou calcificação das articulações.

Em suas experiências, o Doutor Jarvis percebeu o valor extraordinário do vinagre de maçã natural no tratamento e prevenção de doenças, chegando a conclusões surpreendentes e esclarecedoras. Notou a relação intima do potássio contido no vinagre de maçã natural com a saúde. A medicina popular do Vermont sustenta que o potássio é o mais importante dos minerais - o mineral dos "deuses”. O que o cálcio é para os ossos, o oxigênio para os pulmões, é o potássio para o sistema nervoso. O potássio é tão necessário à vida de qualquer ser, que sem ele não haveria vida. Ele é a ponte bioquímica que atrai os nutrientes para dentro das células. Esse mineral nunca é encontrado isolado, está sempre associado a um ácido: observou, por exemplo, que o cálcio é solúvel quando em contato com um ácido como o do vinagre de maçã. Por outras vias concluiu então, que o cálcio se precipita em meio alcalino e se dissolve em meio ácido. O cálcio excedente é um dos principais agentes endurecedores e obstrutores.

A literatura médica nos diz que toda a gama de reação fisiológica do líquido extracelular tende para a alcalinidade. O sangue representa um quarto do líquido extracelular. O sangue tem sempre uma reação alcalina. Se esta alcalinidade for aumentada, ele engrossa e precipita os seus sólidos em pequenos flocos, formando os depósitos de cálcio. As paredes dos pequeninos vasos arteriais permitem a passagem da parte fluídica do sangue, da mesma forma que a tinta passa através do mata-borrão. Os pequeninos coágulos obstrui alguns capilares e, depois de algum tempo, há uma retenção de sangue, com o conseqüente aumento da pressão arterial e posteriormente deposição de cálcio e outras substâncias minerais.

Por outro lado, têm-se inúmeras provas de que o potássio controla o aproveitamento do cálcio no nosso organismo. Tomando o vinagre de maçã natural carregado de potássio apressa-se a consolidação ou o fortalecimento de um osso fraturado ou desmineralizado. A falta de potássio na dieta compromete a estatura dos indivíduos, sua ausência também provoca o enrijecimento da musculatura, das partes moles do corpo, os cabelos caem, a pele enruga, as unhas se quebram, as artérias se entopem e perdem sua elasticidade ou flexibilidade, e os ossos se desmineralizam e enfraquecem.

Através da dieta ácida do vinagre de maçã natural observamos que se a urina estava alcalina fica ácida, aliás, o ideal é manter sempre o pH da urina ligeiramente ácido (em torno de 6,4 pH), pois a dieta alcalina indica que os fluidos do corpo, principalmente o sangue, estão se espessando. O sangue faz uma volta completa no corpo humano em 23 segundos, e ele está então impregnado de ácido. Inundando o seu sangue com um ácido como o vinagre de maçã natural e seu potássio contido, fará com que qualquer depósito de cálcio se desfaça e circule de novo para depois ser eliminado pela urina principalmente. Esse método, repetido todo dia, livrará de depósitos calcáreos os canais circulatórios depois de algum tempo.

A água da torneira é a mais poderosa fonte de substâncias endurecedoras e obstrutoras do nosso corpo. Esse líquido vem carregado de substancias terrosas e outros sais que entram em contato com o sangue e posteriormente se alojam em quase todos as partes moles e articulações do corpo. Notamos esse fenômeno de obstrução, quando observamos o interior dos encanamentos de uma residência, principalmente o cano do chuveiro, que pode ficar completamente entupido com uma substância esbranquiçada - que são os depósitos calcáreos provenientes da passagem da água encanada. Felizmente, graças ao nosso sistema excretor que expele continuamente esses resíduos, nosso corpo se livra muito dessa carga mortal, pois, caso contrário, nos transformaria numa estátua de pedra em dez anos.

Por outro lado, a melhor água para se tomar é a água de trovoada, de neve derretida, ou a água destilada carregada com a energia solar, essas águas estão livres de matérias terrosas obstrutoras e ao mesmo tempo carregada de energia vital. Saber ingerir uma água saudável é ponto importantíssimo para a manutenção da saúde durante toda a vida, principalmente para quem já apresenta algum tipo de doença, como o reumatismo, por exemplo. A água pública tratada pelo processo de sedimentação, não elimina os resíduos químicos altamente danosos ao nosso corpo. Isso só é possível através da destilação. Depois da água destilada, a água obtida pelo processo de osmose reversa, é a que mais se aproxima da água ideal.

Ao mesmo tempo, os nutrientes obtidos através da nossa alimentação diária, ao serem metabolizados geram cinzas ou matérias terrosas que devem ser também eliminadas pelo sistema excretor. Essas substâncias terrosas obstrutoras, incluindo as matérias calcáreas já descritas, circulam livremente pelo organismo depositando sua carga mortal pelos prolongamentos de veias, artérias, órgãos e articulações. A contínua deposição de materiais não eliminados são a causadora da grande maioria das doenças, como pedras nos rins, tromboses, derrames, enfartos, anginas, pressão alta, artrites, arteriosclerose, hemorróidas, varizes, obesidade, diabetes, artroses, bursites e muitas outras doenças cuja origem está no sangue impuro, carregado de sustâncias terrosas. É por isso que o coração se vê obrigado a trabalhar mais, pois o sangue espesso, excessivamente alcalino, dificulta a circulação do fluido pelo corpo. Todo mundo sabe que a calcificação é o maior inimigo do homem ao envelhecer.

Voltando para a medicina popular do Vermont, aprofundaremos um pouquinho mais sobre a relação do vinagre de maçã natural com o potássio e o sódio, assim é preciso saber que o líquido contido nas células orgânicas representa 50% do peso do corpo. O fluido sanguíneo equivale a 5%. O que se localiza entre os vasos sanguíneos e as células representam 15% do peso do corpo. Dessa forma, temos 50% do fluido orgânico dentro das células e 20% fora delas. Tanto o potássio quanto o sódio tem por função atrair líquido. O potássio, no interior das células orgânicas, tem a incumbência de atrair líquidos para dentro delas. O sódio, fora das células orgânicas, puxa-os para seu lado. Dessa forma o potássio e o sódio vivem num duelo contínuo pela obtenção de seus líquidos. Saber equilibrar a relação sódio-potássio é garantir plena saúde pela vida afora - e os ácidos benéficos do vinagre de maçã natural nos ajuda nessa tarefa.

O doutor Gabriel Cousens, autor do livro: "Comer consciente”, recomenda o vinagre de maçã natural para a manutenção da saúde vital do corpo e para o seu equilíbrio ácido-alcalino. Pesquisas recentes da universidade do estado da Califórnia - USA, feita pela equipe do doutor Barry Reisberg, descobriu que os analgésicos ibuprofeno e naproxeno poderiam dissolver e prevenir a formação da placa obstrutora, que acredita-se, mata os neurônios dos portadores do mal de Alzheimer, apesar dos efeitos colaterais decorrentes. Entretanto, o Doutor D.C. Jarvis há mais de cinqüenta anos, já tinha investigado os depósitos de cálcios e matérias terrosas como a causa das doenças e como o vinagre de maçã natural pode dissolver essas cristalizações danosas.

De acordo com o antigo axioma: da vida vem a vida e da morte vem a morte, é importante saber que o corpo humano só pode assimilar ou incorporar em sua estrutura biológica substancias vivas. As medições feitas no vinagre de maçã natural com a ajuda do espectrofotômetro (por comparação de cores) demonstraram que sua vibração é semelhante ao mel da abelha, indo até o branco. Fato significativo, pois demonstra que o liquido está com intensa radiação ou carregado de energia vital. Recentemente cientistas anunciaram a descoberta de uma luz que envolve os vegetais vivos dando a essa luz o nome de "biofóton”. Em realidade todos os vegetais apresentam um padrão vibratório característico, isto é, suas moléculas vibram milhares de vezes por segundos. Entretanto, esses vegetais, após serem colhidos ou processados industrialmente, tem perdido o seu comprimento de onda característico gradualmente. Em outras palavras o vegetal ou alimento vai morrendo até se transformar num cadáver vegetal. O leite, por exemplo, é ligeiramente ácido ao ser retirado da vaca, e suas moléculas estão vibrando em torno de 4.500 vibrações por segundo. Após ser fervido, a vibração original cai para aproximadamente 1.500 ciclos por segundo, ou seja, o leite está morrendo, e sua qualidade química está alcalina.

A obesidade e o emagrecimento segundo a medicina popular do Vermont

A obesidade é hoje uma pandemia mundial alarmante, pois morre-se mais pessoas no mundo de doenças decorrentes do excesso de comida do que aquelas que passam fome. Entretanto, a obesidade é tratada no Vermont com o vinagre de maçã natural que elimina o excesso de gorduras naturalmente. Assim, "é possível emagrecer fiando-se na fita métrica, não, porém na balança”. É que as alterações sofridas pela estrutura óssea e pelos tecidos orgânicos, inclusive os músculos, podem contrabalançar a perda da gordura. Quando o peso de uma pessoa excede do normal, pode bem ser devido a uma quantidade excessiva de materiais assimilados e depositados como gordura, e evidentemente, a uma vida sedentária. Há diversos modos de saber se o peso está normal. No Vermont se diz o seguinte: " a medida da base do pescoço deve ser duas vezes a do pulso. A medida da cintura é o dobro da medida do pescoço”.



Se a medida da cintura for maior do que a do tórax ou se houver propensão para a papada, a medicina regional do Vermont lança mão do vinagre de maçã natural para eliminar o excesso de gordura, pois o vinagre de maçã natural atua de maneira rápida no organismo, mudando a temperatura das gorduras adicionais e fazendo com que se queimem dentro do organismo, sendo eliminadas em seguida pela urina e fezes.

Afirma o Doutor Jarvis que é indispensável uma dieta integral, com a ingestão de alimentos "vivos” e em quantidades adequadas, evitando a gula. Uma disciplina alimentar é um dos mais eficientes ingredientes para a felicidade, pois ninguém pode fazer nada com o corpo doente.

Assim, se um homem tiver o abdômen saliente, voltará ao normal no espaço de dois anos. O vinagre de maçã natural terá tornado possível a eliminação da gordura, em vez do seu armazenamento e o conseqüente aumento de peso. O vinagre de maçã natural é um complemento maravilhoso nas dietas de emagrecimento. Cumprido diariamente, este tratamento contra a obesidade, que além de simples é muito eficaz, plenamente natural e saudável; em dois anos o corpo volta adquirir o peso ideal, garante o Dr. Jarvis.

As bactérias patogênicas de reação alcalina e a dieta ácida do vinagre de maçã natural

Torna-se evidente ao se estudar a lista de microorganismos perniciosos ao nosso organismo que todos eles tem uma reação alcalina. As reações alcalinas dessas pequenas criaturas variam em torno de 7,2 a 7,8 pH. Isto é particularmente interessante à luz da evidência de que tanto nas vacas leiteiras quanto nos seres humanos, há um instinto que os leva a procurarem ácidos. Diante das provas cientificas, parece razoável concluir que as bactérias patogênicas existem para outros fins que não a de causar moléstias aos seres humanos. A Natureza foi pródiga na distribuição da vegetação ácida, aparentemente com o fito de prevenir a invasão de microorganismos no corpo, ocasionando infecções. O instinto que leva os animais e os seres humanos a procurar vegetação ácida e líquidos ácidos foi-nos dado com proteção.

A medicina popular do Vermont tem feito profundas observações sobre a absorção e a eliminação de fluídos pelas células orgânicas: absorção é chamada de hidratação, e a eliminação, desidratação. No caso de ataque de bactérias, o que ocorre é que as bactérias, necessitando umidade para se manter, tiram-na das células orgânicas. Mas se houver nestas, quantidades suficientes de potássio , será ele que tirará umidade das bactérias desidratando-as.

Informações adicionais

Há no vinagre de maçã natural mais de trinta elementos nutritivos fundamentais, mais de uma dúzia de sais minerais e enzimas essenciais e complexos multi-vitamínicos. Igualmente, encontra-se ferro, vitaminas B12, ácido fólico (bom no combate a anemia) e elementos antioxidantes, combatem os radicais livres que produzem a decrepitude do corpo. Possui qualidades anti-sépticas (mata os micróbios infecciosos) e antibióticas (contêm bactérias inimigas dos microorganismos deletérios). O vinagre de maçã natural extrai todos os minerais da maçã e do açúcar mascavo.

O vinagre de maçã natural é rico em sais de primeira importância para os processos bioquímicos do corpo; entre os quais o ácido málico , que entre outras funções, faz parte do chamado "ciclo de Krebs”, que sintetiza um conjunto de reações bioquímicas responsáveis pela produção de energia no interior das células. Ele ajuda também na absorção dos nutrientes e, ao mesmo tempo, combate bactérias do aparelho digestivo; evita a obstipação, apontada como a principal causa de muitas doenças, pois o vinagre de maçã natural ajuda na eliminação de substâncias tóxicas, produto da má alimentação e poluição ambiental, que se alojam no intestino e fígado. Temos também a pectina que auxilia nos processos digestivos, reduzindo extraordinariamente o colesterol e outras gorduras densas.

O vinagre de maçã natural é altamente diurético, ajuda na eliminação do excesso de líquidos. Possui qualidade antioxidante, antiinflamatória e antibiótica excelentes. O vinagre de maçã natural controla o equilíbrio do pH do sangue e da pele.

O vinagre de maçã natural tem propriedade muito parecida com a química do suco gástrico secretado pelo estômago, e por isso, capaz de matar bactérias nocivas à saúde, facilitando a digestão. Médicos naturalistas recomendam que se faça uso de duas colheres das de sopa de vinagre de maçã natural misturado à água antes ou após as refeições regularmente, para evitar intoxicações alimentares, ou deter um processo de intoxicação em andamento.

Umas das razões da vitalidade do vinagre de maçã, é que ele associa minerais ao potássio: fósforo, cloro, sódio, magnésio, cálcio, enxofre, ferro, flúor, silício e traços de diversos outros. Alguns cientistas como o médico Pires Van Koek atribuem ao vinagre de maçã natural qualidades medicinais miraculosas para a saúde e o recomenda para pessoas que desejam voltar ao seu antigo peso de uma forma natural, e também para a regularização de todas as funções orgânicas deficientes, principalmente devido a uma dieta antinatural. Então, não é novidade que o vinagre de maçã natural tenha conquistado a fama de ser um excelente nutriente, fortificante, depurador do sangue, rejuvenescedor do organismo e excelente emagrecedor. Atualmente há pesquisas sobre a ação do vinagre de maçã natural em doenças mais graves ainda, com resultados surpreendentes e positivos.

Se o vinagre de maçã é benéfico em todas as idades, como elemento preventivo de acúmulo excessivo de cálcio e substâncias terrosas obstrutoras do sistema, mais útil ainda é para aqueles que em todas as circunstâncias, já se aproximam ou se encontram na velhice, e ou estão doentes.

Modo de usar o Vinagre de Maçã Natural

Em um copo, coloque uma colher das de sopa de vinagre de maçã, adicione uma colher das de sopa de mel de abelha, complete com água destilada ou filtrada. Bata bem, até misturar. Tome antes das principais refeições. O vinagre de maçã também pode ser tomado apenas com água.

E qual é a dose necessária

Vejamos : diariamente às refeições, ou entre elas, bater bem uma colher das de sopa de vinagre de maçã, com uma colher das de chá de mel de abelha, ou apenas água tomando em seguida. Afirma o Doutor D.C. Jarvis que, após três meses desse tratamento (exceto se a calcificação seja muito antiga, pode demorar um pouco mais sua atuação), o sangue volta a adquirir a natural acidez dissolvendo o cálcio excedente aderido nas articulações e desobstruindo as artérias e vasos sanguíneos. Paralelamente, a pessoa experimenta uma sensação de bem estar; a digestão é favorecida, produz um sono reparador e o aumento da vitalidade física, combatendo a fadiga crônica. Desaparecem os gases intestinais, o amargor da boca e restabelece-se a energia vital em todo o organismo. Pessoas que sofrem de hemorróidas podem sentir depois de algumas semanas, tomando o vinagre de maçã, o mal regredir até desaparecer. A vista melhora consideravelmente devido ao processo purificador do sangue. Os sintomas de tonturas também desaparecem com a dieta ácida do vinagre de maçã. Ademais, verifica-se um vigoroso crescimento e fortalecimento dos cabelos, como conseqüência também, observa-se um emagrecimento natural, a pele volta a adquirir sua jovialidade e beleza. Os dentes se fortalecem e desaparece o mau hálito. Por outro lado, as pessoas sujeitas a freqüentes dores de cabeça (cefaléias), vêem cessar esses incômodos, tomando três vezes ao dia, uma colher das de sopa de vinagre de maçã com água e mel, pois isso assegura resultados magníficos, afirma o Doutor D.C. Jarvis.

O tratamento do artritismo

Notou o Doutor D.C. Jarvis o efeito extraordinário na cura do artritismo. Por exemplo: O leite extraído de uma das tetas de uma vaca era tão grosso que com a máquina de ordenhar não sairia. Tentando diluir o leite, o fazendeiro passou a pôr 50 gramas de vinagre de maçã em ambas as rações diárias. O animal gostou tanto do vinagre que ficava lambendo a manjedoura. Depois, ele aumentou para cem gramas em cada ração. O leite afinou e o artritismo desapareceu definitivamente. No inicio do tratamento a vaca produzia cinco litros de leite por dia - e passou para quase quinze litros. Outro fazendeiro que sofria de artritismo na nuca e no pescoço disse que antes de começar a tomar dez colheres das de chá num copo de água, a cada refeição, tinhas todas as articulações doloridas. Com a ingestão diária, várias vezes ao dia, o mal foi regredindo paulatinamente até desaparecer. Além da inchação, sofria de dores nas articulações, mas depois de algum tempo com esse tratamento, tudo regrediu e finalmente desapareceu por completo.

Para os que sofrem de artrite nos dedos
Além de tomá-lo com água ou mel, deve-se submergi-los no vinagre de maçã quente, durante dez minutos. Com esse tratamento, depois de certo tempo, desaparecem a dor e a deformação.

Dores de cabeça crônica
As dores de cabeça crônicas são atribuídas aos olhos, ao estômago, aos rins, ao fígado e a sinusite. O Doutor Jarvis durante vários anos - apurou com ajuda de pessoas que sofriam desse mal - se a enxaqueca aparecia quando havia uma reação urinária ácida ou alcalina. Quando a urina estava ácida, as enxaquecas eram menos freqüentes, mais brandas, ou desapareciam. Dessa forma, recomenda o Doutor Jarvis que as pessoas que sofrem desse mal necessitam conhecer os fatores que alcalinizam a urina e então combatê-los, ou seja, necessitam corrigir sua dieta para mais ácida, com a ingestão de folhas vegetais, frutas e, usufruir os benéficos ácidos do vinagre de maçã natural.

Dores de garganta
O remédio mais aplicado pela medicina popular do Vermont para inflamação da garganta é o gargarejo com o vinagre de maçã natural: Aliás, muitos profissionais do palco, atores, professores, oradores, locutores, etc fazem uso do vinagre de maçã diariamente. Fazem o gargarejo com uma colher de chá num copo d’água para limpar e proteger a garganta e as cordas vocais. Surpresa é que este tratamento liquidou a contaminação produzida por streptocuccus, em 24 horas num paciente. Verificou o Doutor Jarvis que a membrana formada sobre as amídalas desaparecia em dez horas.

Nas afecções reumáticas
A real origem desta doença está no sangue impuro, nas toxinas que não foram eliminadas e na deficiente função dos diversos órgãos; num antinatural regime alimentar ou devido a cargas hereditárias. Portanto a cura do reumatismo é obtida pela purificação do organismo em geral, de modo que a pele e a circulação sanguínea reacionem devidamente ante as bruscas mudanças de temperaturas. A medicina popular do Vermont, nesse caso, aconselha fazer a ingestão diária de vinagre de maçã natural tomando duas colheres com água e mel. Nas afecções reumáticas locais recomendam-se compressas quentes de vinagre de maçã. Proceda-se da seguinte forma: aquecer duas xícaras de vinagre de maçã, usando um pano grosso, preferivelmente lã, para que se conserve o calor. Fazer a aplicação local, três vezes ao dia, se possível a intervalos regulares.

Hipertensão
Poucos problemas têm tanta gravidade como a hipertensão, sendo indicadora de males ainda mais graves como as cardiopatias, derrames, crise renal, etc. Há uma ligação com os estados emocionais e o meio ambiente. Que faz a medicina popular do Vermont no caso de hipertensão? A Natureza indica uma alimentação rica em carboidratos, composta por frutas, brotos, folhas comestíveis e mel, em vez de uma alimentação rica em proteínas e composta de ovos, carne, leite, queijo, ervilhas, feijão e nozes, etc. Esse tipo de alimentação provoca o aumento considerável da alcalinidade do sangue, exceto se há um contrabalanço com a ingestão de ácidos como o vinagre de maçã natural, e outros alimentos igualmente ácidos. Logo ao acordar verifique o pH da urina com a ajuda da fita de tornassol, e veja se está ácida ou alcalina. Sendo alcalina deve-se aumentar a dosagem ácida de vinagre de maçã até que a urina fique ácida, o que indica que o sangue esta fluindo e não estamos correndo o risco de provocar depósitos de cálcio no sistema arterial, provocando a hipertensão arterial.

Para acne, espinhas, pruridos da pelo do rosto e uso cosmético
No Vermont, o vinagre de maçã natural é também utilizado como um eficaz e excelente higienizador e cicatrizante, removendo impurezas e ajudando maravilhosamente na cicatrização de espinhas, combatendo a acne, pruridos, deixando a pele como nova. Para isso, faço o seguinte: com um pedaço de algodão umedecer em vinagre de maçã natural puro e proceder à limpeza do rosto, notará que a pele ficará limpa, macia, higienizada e ajudará na sua cicatrização. Em seguida aproveite para massagear o rosto e os cabelos com o líquido de vinagre de maçã natural puro ou misturado em pouca água, devolverá a acidez natural da pele fazendo com que o sangue irrigue a sua superfície, dando ao rosto um aspecto vivo, agradável e deixa a pele macia como seda, além de protegê-la de bactérias nocivas do ar. No banho é bom evitar sabonetes alcalinos que torna a pele pálida, sem vida e sujeitas ao ataque de bactérias alcalinas. A pele cuja reação é alcalina é sujeitas a pruridos e a bactérias nocivas. Coceira na cabeça ou na pele do corpo é um pedido para que você deixe de usar sabonete ou xampu alcalinos e passe a usar outro agente de limpeza neutro. No caso de homem, se a cabeça coça, basta despejar uma colher de chá de vinagre de maçã em um copo de água, mergulhar o pente nessa solução e pentear o cabelo, repetindo isso até que o cabelo fique bem úmido. Aproveite para misturar ao seu xampu um pouco de vinagre de maçã natural. Esse tratamento tornará os cabelos resistentes, sedosos e brilhantes, livres de lêndeas ou gorduras que se desprendem. Há pessoas que utilizam o vinagre de maçã natural durante o banho, despejando na banheira um copo do vinagre. Em outros casos, pode-se passar o vinagre de maçã natural diretamente na pele com a ajuda de algodão.

A diabete
Para o tratamento da diabete elimine de sua dieta o açúcar refinado, cristal e seus derivados, e tome três colheres de vinagre de maçã natural diariamente.

Para retrair varizes
Este remédio é empregado pela medicina popular do Vermont, mas também de vários outros países europeus. Friccione vinagre de maçã puro sobre as varizes, pela manhã e à noite. Após um mês, irá notar a retração das mesmas. Além da aplicação externa, deve-se tomar duas colheres de chá em um copo de água duas vezes ao dia para refinar o sangue e aliviar a pressão sobre os vasos e artérias.

Para preparação de essências florais
É um excelente conservante para as essências florais. Para os casos em que a pessoa não pode e/ou não quer tomar essências florais com brandy de uvas. Utilize o vinagre de maçã a 10% na solução com água mineral.

Contra indicação
Não foi observado qualquer efeito prejudicial à saúde até o presente momento. Entretanto, recomenda-se seja tomado com parcimônia e assiduidade, seguindo a prescrição certa para cada caso. As pessoas não habituadas à dieta ácida devem iniciar apenas com uma colher das de sopa de vinagre de maçã natural e uma colher das de sopa de mel de abelha (natural) misturado à água (copo duplo cheio). Preferindo adicione apenas água, aumente gradativamente a dosagem até duas ou três vezes ao dia ou mais dependendo de cada caso. 

FAÇA O TESTE COM O PAPEL DE NITRAZINA
(fita de tornassol ou pH)
Ao acordar, a primeira coisa a fazer é medir o pH da urina com a ajuda da fita ou papel de nitrazina. Um índice de boa saúde é quando o pH da urina está em torno de 6,4 pH, ou seja, ligeiramente ácida. Subindo para valores acima de 7,0 o teste de pH indica que o sistema está com reação excessivamente alcalina predispondo aos indesejáveis depósitos de cálcio e matérias terrosas.

Recomendação: Afirma o Doutor Jarvis, que três ou quatro meses é o tempo necessário para a atuação maravilhosa do vinagre de maçã natural sobre o sangue, purificando-o e dissolvendo o excesso de cálcio, e desobstruindo todos os canais e articulações do corpo.



Vinagre de Maçã e sua saúde
O vinagre de maçã tem sido usado em muitos lugares como terapia (ou auxiliar terapêutico) contra muitos distúrbios, pois auxilia nosso metabolismo a atingir um melhor balanço de vitaminas, minerais e enzimas.

Introdução

Uma das funções do Potássio no nosso organismo é manter os tecidos macios e maleáveis. Potássio é para os tecidos moles, o que o Cálcio é para os tecidos duros, os ossos. O endurecimento das artérias ocorre mais freqüentemente na presença de sangue pobre em Potássio.

Assim sendo, a nossa vida, o nosso metabolismo necessita de um balanço de vitaminas, minerais e enzimas, sendo que o vinagre de maçã é uma excelente fonte de todos esses, inclusive do mineral-chave, o Potássio. Conclui-se então que o Potássio na sua forma natural fornece traços de nutrição em uma fórmula combinada, compatível com as nossas necessidades. O uso de drogas sintéticas produz substâncias muito mais potentes que são capazes de ocasionar sérios riscos, inclusive a morte se a eliminação da droga é diminuída ou a função dos rins está prejudicada.

Para assegurar níveis saudáveis de Potássio no seu organismo, inclua diariamente na sua dieta frutas frescas, frutas secas, damascos, uva passa, ameixa seca, uvas, framboesas, amoras, bananas, melão, vegetais folhosos, vegetais crus, alho, salsinha, agrião, batatas (com a pele e sem agrotóxico), abóbora, nabo, mel, melado, e vinagre de maçã.

Esta reforma na alimentação é necessária principalmente se diuréticos estão sendo usados diariamente para reduzir a pressão arterial ou por outro motivo, pois o aumento da diurese reduz os níveis de minerais, em especial do Potássio.

O vinagre de maçã, por ser um alimento básico afeta o equilíbrio ácido-básico do nosso organismo. Os ácidos orgânicos são oxidados no organismo fornecendo energia e resíduos alcalinos no sangue. A rica fonte de elementos formadores de resíduos alcalinos, Potássio, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Cloro, Sódio, Enxofre, Ferro, Flúor, Silício, juntamente com outros minerais traços presentes na maçã ajudam a formar uma urina menos ácida. A maçã protege o corpo contra a acidose e ajuda contra a indigestão, gota, úlcera e gases, sendo que estas propriedades não são perdidas no vinagre de maçã. A maçã pode ser considerada uma das frutas que mais traz saúde aos indivíduos.

Para explicar o funcionamento do vinagre de maçã não existe apenas uma resposta, e sim várias. Estudos demonstram melhora de quadros como a obesidade e asma, muito freqüentes na nossa população.

Um estudo demonstrou um outro resultado: o ácido málico encontrado nas maçãs dissolve depósitos de Cálcio e os resíduos alcalinos produzidos pelo vinagre, ajudam na melhora de gripes, resfriados, infecções virais e ressacas. Também existem estudos que relacionam o vinagre de maçã com a cura da artrite, reumatismo e pedras nos rins.

O vinagre de maçã é usado para diversos distúrbios, enumerados abaixo e melhor explicados a seguir:

- favorece a oxidação do sangue;
- ajuda a prevenir a putrefação intestinal;
- regula o metabolismo do Cálcio;
- retarda o início do envelhecimento;
- afeta o sangue, auxiliando na sua melhor consistência;
- regula a menstruação e é muito saudável para mulheres;
- controla e previne a obesidade;
- promove a digestão (vinagre de maçã leva a um balanço dos sucos digestivos, melhor do que qualquer outro líquido).

Deve-se lembrar que o vinagre de maçã a ser tomado tem que ser de boa qualidade para fazer efeito. Só assim ele poderá melhorar o metabolismo e aumentar a saúde. Médicos estão sendo (ou deveriam ser) melhor treinados para usar a Nutrição como um tratamento de cura de doenças.

Efeitos na Obesidade


Nos estudos que envolvem a obesidade, muitas lacunas ainda estão sendo preenchidas ou sem preenchimento. Por exemplo, nem todas as pessoas que são obesas comeram demais. O vinagre de maçã poderia ser uma dessas lacunas que poderiam auxiliar na prevenção e tratamento da obesidade. Algumas causas que podem levar à obesidade são: defeitos nas glândulas endócrinas, ingestão de bebidas alcoólicas (indivíduo incha, porque os tecidos ficam repletos de líquido), alguns medicamentos, intoxicação por Arsênico ou Mercúrio, vida sedentária, excesso de alimentação, excesso de consumo de produtos doces, mas a causa principal da obesidade é a oxidação insuficiente do sangue. E o vinagre de maçã, como já foi descrito anteriormente, conduz a esta oxidação do sangue.

Modo de uso: 2 colheres de chá de vinagre de maçã em um copo de água tomado pela manhã, em jejum. Para alcançar o efeito desejado, deve ser continuado por um longo período. Não se pode esperar que a obesidade desapareça em 24 horas, mas o organismo precisa sim de um tempo para reajustá-lo. Nos casos mais severos, o vinagre de maçã também pode ser tomado, como indicado acima, durante as principais refeições (lentamente, para que o término do copo coincida com o término da refeição), além do copo da manhã. Esta ingestão, além dos outros efeitos, modifica o desejo de comer demais e promove a digestão.

Calcificação:
Quando levamos em consideração mulheres mais jovens, pode ocorrer um aumento nos seus pesos apesar de exames demonstrarem menos gordura, pois ocorre um aumento da deposição do Cálcio nos seus ossos devido ao aumento do seu metabolismo. Também os dentes ficam mais fortalecidos.

Efeitos no Sangue

1) Hemofilia:
O consumo do vinagre de maçã como indicado anteriormente, favorece a coagulação do sangue, onde ela encontra-se reduzida, como no caso dos Hemofílicos. Expoentes  da Medicina sabem que a Hemofilia ocorre quando existe uma deficiência de fosfato de potássio, fosfato de ferro e cloreto de sódio no sangue. Então, o vinagre de maçã favorece a assimilação destes sais, especialmente se são acrescentadas 2 colheres de chá de mel à bebida. O vinagre de maçã tem um efeito adrenalina-símile, ou seja, parecido com a adrenalina, explicando o poder de parar sangramentos.

2) Pós/Pré-Cirurgias:
O processo de cura pode ser acelerado se o paciente tomar 2 colheres de chá de vinagre de maçã em meio copo ou copo inteiro durante cada refeição. Este tratamento deve ser continuado por duas ou mais semanas após a cirurgia. Também em cirurgias eletivas, quando estas são marcadas antecipadamente, como uma retirada de amígdalas ou pólipos, o uso de vinagre de maçã no mês anterior tende a reduzir o sangramento durante a cirurgia (vale à pena lembrar que cirurgias de retirada de amígdalas e de pólipos podem ser evitadas se houver uma boa ingestão de minerais, já que estes problemas podem indicar deficiências em certos minerais e a ingestão do vinagre de maçã melhora o metabolismo do corpo).

3) Menstruação:
Em casos de menstruação muito intensa, o tratamento com vinagre de maçã vai reduzir o fluxo em, aproximadamente, 50%, tornando-se normal. A quantidade de coágulos formados também será reduzida. Isso pode parecer uma contradição quando lembramos que o vinagre de maçã era indicado para aumentar a coagulação do sangue. Mas aí está a mágica do vinagre: sua ação normaliza anormalidades. Em alguns casos, o tratamento do vinagre de maçã pode atrasar o início da menstruação em alguns dias. Caso isso aconteça, deve-se cessar o tratamento 3 ou 4 dias antes da data esperada para o início da menstruação, sendo que o tratamento pode ser continuado após o início da menstruação.

4) Pequenas Hemorragias e Cortes:
Vinagre de maçã é indicado em casos onde a cicatrização não ocorre tão facilmente. Nestes casos, deve-se tomar 2 colheres de chá de vinagre de maçã em meio ou 1 copo de água durante as refeições e entre elas, totalizando 6 copos. O vinagre de maçã com água também pode ser aplicado 1 vez sobre a ferida. Nos freqüentes casos de sangramento nasal, a ingestão do vinagre de maçã diluído durante as refeições cessará em breve este problema. O mesmo tratamento também é indicado em caso de hemorragias de pequeno porte (trato respiratório ou gastrointestinal) para prevenir hemorragias futuras até a causa da hemorragia ser descoberta.

Efeito nos Olhos
Normalmente quando temos um problema de dificuldade de visão ou sensibilidade aumentada à luz forte, vamos ao oculista que nos prescreve óculos fortes. Ele acaba por combater a conseqüência e não a causa do problema. A maioria dos problemas oculares são resultados de um metabolismo deficiente. Por exemplo, a catarata é desenvolvida em casos de deficiência de fluoreto de cálcio, fosfato de potássio e silício no organismo. Não queremos dizer que o vinagre de maçã é específico para a catarata, mas sim que onde um metabolismo perfeito acontece, as chances de uma destas condições ocorrer é bem reduzida. Assim, o tratamento com vinagre de maçã melhora a visão por aumentar o metabolismo.

Em casos de desconforto durante leitura ou sensibilidade à luz, deve-se tomar o vinagre de maçã diluído durante as refeições, o que provavelmente diminuirá estes problemas após 1 ou 2 meses. O tratamento cria um novo ambiente bioquímico para o organismo, tornando possível que a vitamina A, bastante necessária nos olhos, possa exercer melhor sua função. O efeito é ainda aumentado com a adição de 2 colheres de chá de mel, pois além de conter muitas vitaminas, também contêm muitos sais minerais, entre eles Potássio e Silício.

Ouvido
Redução da audição deve ser tratada na seguinte forma: ingestão de 1 colher de chá de vinagre de maçã no meio da manhã e outra no meio da tarde. É interessante observar que a cura da surdez pode se processar via oral, pois considera-se que o ouvido faz parte do corpo humano como um todo. Mais uma vez, falhas na audição refletem em defeitos no metabolismo.

Nariz
Quando estamos com o nariz congestionado, podemos usar o vinagre de maçã como um inalante: 5cm de vinagre de maçã em uma vasilha no fogão, até começar a evaporar. O vapor deve, então, ser inalado. Após isso, a passagem nasal vai continuar descongestionada durante 12 ou 24 horas. Se necessário, repetir a inalação. Os efeitos do tratamento são: remover a congestão, reduzir a inflamação da mucosa e matar as bactérias malignas. Caso a inalação com o vinagre de maçã for muito forte e não for tolerado, pode-se adicionar um pouco de água. Paralelamente, deve-se usar o vinagre de maçã diluído durante as refeições, ou quando convier, para acelerar a cura.

Dor de Garganta
Todas as evidências indicam que a dor de garganta, mesmo a causada pelo Streptococcus sp, pode ser curada muito rapidamente - às vezes em 1 dia apenas - usando-se gargarejo de vinagre de maçã. Lembramos aqui que o uso indiscriminado de antibióticos pode ter efeitos muito indesejáveis. Para o gargarejo, procede-se como a seguir: adiciona-se 1 colher de chá de vinagre de maçã em 1 copo de água. O paciente deve fazer gargarejos a cada 1 hora com um pouco da mistura. Uma segunda quantidade deve ser pega para novamente fazer um gargarejo, engolindo a solução logo após. Esse procedimento deve ser repetido à cada 1 hora do dia e até mesmo durante a noite, quando o paciente não estiver conseguindo dormir. Quando o paciente melhorar, os intervalos devem ser espaçados para cada 2 horas. Quando o paciente sarar, é indicado que ele continue fazendo gargarejos após as refeições durante alguns dias, para assegurar-se que o problema não irá voltar.

Tosse “noturna”

Na maioria dos casos as pastilhas para a garganta ou outras medidas não resultam em melhora do paciente. A maioria dos médicos prescreve compostos com analgésicos, que muitas vezes têm efeitos colaterais. O tratamento com vinagre de maçã é efetivo e não têm efeitos colaterais. Adiciona-se 1 ou 2 colheres de chá de vinagre de maçã em 1 copo de água e deixe-o ao lado da cama. Quando a tosse ocorrer, tome alguns goles da mistura, após a qual a tosse vai melhorar rapidamente, deixando o paciente apto para dormir.

Laringite
Este tratamento pode ser usado tanto para prevenção (em pessoas que costumam ter esta doença com freqüência), quanto para melhora da faringite: 1 colher de chá de vinagre de maçã em meio copo de água a cada 1 hora, durante 7 horas. Após a 7ª hora, o paciente já deverá estar conseguindo falar normalmente.

Asma
Nos casos moderados de asma, naqueles que somente ocorrem à noite é indicado: adicione 1 colher de sopa de vinagre de maçã em 1 copo de água. Esta quantidade deve ser tomada aos poucos durante meia hora. O paciente deve, então, descansar meia hora e repetir o processo. Caso a falta de ar ainda persista, um outro copo da mistura deverá ser tomado lentamente. Nos casos severos de asma é aconselhável consultar um naturopata, haja visto que os médicos mais convencionais tratam a causa, mas não o efeito. Normalmente estes casos mais severos de asma são uma supressão de uma doença de pele. Exercícios de respiração são muito indicados. Respirações profundas devem ser praticadas gradualmente e de preferência todos os dias. Estes exercícios, aliados com o tratamento com vinagre de maçã e um tratamento da causa do problema são suficientes para curar a asma.

Vigor Mental
Para combater o envelhecimento e perda do vigor mental pode-se usar o vinagre de maçã diluído ou tomar pelo menos 2 copos de sidra todo dia. Porém, nem sempre a qualidade da sidra que encontramos é garantida, sendo que devemos optar pelo uso do vinagre de maçã diluído, pois contêm os mesmos elementos curativos e é muito mais barato. Devemos lembrar aqui que o vinagre de maçã diluído tem um efeito no metabolismo dos indivíduos, restabelecendo seu equilíbrio. Inclusive o vinagre de maçã diluído pode restaurar o vigor mental e físico até mesmo nos casos onde estes já tiverem sido perdidos (o autor refere-se neste momento a pessoas que recentemente aderiram ao hábito de tomar vinagre de maçã diluído e não àquelas que o introduziram-no como hábito há algum tempo atrás).

A memória também é melhorada. Baseado em observações, o autor relata que o esquecimento das pessoas mais velhas era reduzido parcialmente ou completamente após a adesão de tomar 1 colher de chá de vinagre de maçã diluído em 1 copo de água, durante ou entre as refeições, como for melhor para o paciente. Algumas pessoas têm relatado que a ingestão do vinagre de maçã diluído durante a refeição causa indigestão. Mas, se ele for tomado vagarosamente (e não rapidamente) durante as refeições ele raramente causará indigestão devido à razão já mencionada anteriormente, de levar ao equilíbrio os sucos gástricos melhor do que qualquer outro líquido.

Trato Gastrointestinal
Indica-se a ingestão de uma maçã em casos de náuseas após fumar um charuto ou cachimbo muito forte. Assim, o vinagre feito a partir das maçãs ajuda na cura de diversos problemas digestivos se tomado como já explicado anteriormente.

Intoxicação Alimentar
Os pacientes devem ingerir 1-2 colheres de chá, de 5 em 5 minutos, da seguinte mistura: 1 colher de chá de vinagre de maçã diluído em 1 copo de água. Esse procedimento é repetido quantas vezes for necessário. Porém, o conteúdo todo do copo não deve ser tomado de uma vez só, pois o estômago está sensível devido ao estado do paciente e não vai tolerar esta quantidade. Apenas pequenas quantidades da mistura serão toleradas. Quando uma melhora já for observada, os intervalos entre os goles podem ser espaçados. Normalmente, os sintomas já desaparecem após 12 horas de tratamento. Porém, o tratamento deve ser continuado com o consumo de vinagre de maçã diluído durante as refeições de alguns dias depois, para completar a cura.

Diarréia
Diarréia é um mecanismo de defesa do organismo contra um veneno. Porém, quando é continuada por um tempo maior, medidas precisam ser tomadas para não enfraquecer muito o paciente. Normalmente os médicos ortodoxos prescrevem drogas que vão obstipar o paciente depois da cura da diarréia. Mais uma vez, esses remédios tratam o efeito e não a causa do problema. Caso a diarréia não seja conseqüência de um problema mais sério, ela pode ser curada em pouco tempo com o tratamento de vinagre de maçã: 1 colher de chá de vinagre em 1 copo de água para ser tomado durante as refeições e também no meio da manhã, no meio da tarde e antes de dormir, independente da idade do paciente. Não têm contra-indicações e pode ser dado para crianças de apenas 3 anos. É um antiséptico para o intestino e todo o trato gastrointestinal, inclusive sendo usado em animais. Por exemplo, uma diarréia grave em bezerros, que poderia facilmente levá-los à morte, foi tratada administrando-se 180ml de vinagre de maçã em mesma quantidade de água via oral.

Antiséptico
O vinagre de maçã possui propriedades antissépticas, destruindo bactérias maléficas, aquelas responsáveis pelas reações de apodrecimento no nosso organismo, resultando em gases, fezes e urina sem odor forte. Hoje em dia ter um intestino limpo, saudável é um pré-requisito para a boa saúde e vigor. E a prova de um intestino limpo é determinada por gases e excretas sem odor. Onde existe odor, normalmente também há putrefação intestinal. Porém, podemos ter situações isoladas que produzem odores mais acentuados nas excretas, como, por exemplo, após comer um ovo que não seja muito fresco, cebolas cruas (devido ao seu conteúdo de Enxofre) e repolho. Mas, uma situação permanente de putrefação intestinal é até uma ofensa para a própria pessoa.

Putrefação e Decomposição são quase sinônimos, sendo que a decomposição é a primeira causa de doenças e, por isso, a melhor maneira de se curar doenças é achar uma substância que previne a decomposição. Dr. Henry Smalpage de Sidney defende o Fósforo como esta substância. Assim, maçãs contêm Fósforo, e, portanto, o vinagre de maçã também o possui. Portanto, o vinagre de maçã diminui a decomposição no organismo humano e por isso retarda as dificuldades na idade avançada, previne a putrefação nos intestinos e cura ou previne o início de muitas doenças. Caso o paciente ingira 2 colheres de chá de vinagre de maçã diluídas em 1 copo de água, durante as refeições, ele vai perceber, no final de 2 meses ou menos, que suas excretas não têm mais odor desagradável.

Auto-Intoxicação
O vinagre de maçã previne a auto-intoxicação (condição promotora de doença), da qual muitas pessoas sofrem em diferentes níveis. Um das razões é sua ação sobre o fígado, responsável por desintoxicar o organismo dos venenos acumulados nos órgãos e aumentar sua eliminação do corpo. Pode ser considerado um remédio para o fígado sem ter aquelas desvantagens dos medicamentos usados na maioria das vezes. Para uma eliminação melhor, precisa-se de pectina, que absorve água para formar o bolo fecal no intestino, sendo um agente espessante. Como a pectina é um ingrediente do vinagre de maçã, isso pode explicar sua capacidade de promover saúde no intestino, efeito similar ao consumo de sementes de linhaça com água antes de dormir. Este tratamento com sementes de linhaça não será necessário na maioria dos casos, se o vinagre de maçã diluído for tomado. O tratamento com vinagre de maçã faz com que a pessoa fique satisfeita com menor quantidade de comida.



Azia
Em casos de azia, sensação de queimação 1 ou 2 horas após as refeições, pode-se usar o vinagre de maçã diluído. Assim, a azia pode desaparecer por completo ou ao menos diminuir.

Gosto ruim
Quando um gosto ruim na boca logo ao amanhecer é notado, pode-se fazer um bochecho com 1 colher de chá de vinagre de maçã em 1 copo de água, o que rapidamente vai solucionar o problema.

Soluços
Quando não forem conseqüência de uma condição mais séria, podem ser aliviados tomando-se 1 colher de chá de vinagre de maçã puro.

Urina
Em casos onde a pessoa bebe muito líquido, o vinagre também pode ajudar, sendo ingerido, de maneira diluída, durante as refeições, o que diminui a sensação de sede entre elas. Além disso, também reduz aquelas sensação de fome exagerada, caso uma refeição seja omitida. Caso sejam adicionadas 2 colheres de chá de mel, melhor ainda, pois a combinação destes dois alimentos tem sido considerada completa.

Cabelo
A queda de cabelo é normal em algumas épocas do ano. Mas, se os cabelos não voltarem a crescer, o período de queda for muito grande ou o cabelo se tornar muito fino, isto é sinal de um metabolismo deficiente e um estado anormal.

Repetidas observações provaram que o vinagre de maçã diluído, tomado durante ou entre as refeições (1 colher de chá em 1 copo de água), faz com que o cabelo não só pare de cair, mas irá crescer mais rapidamente e mais grosso, especialmente se 1 colher de chá de rabanete é tomado junto com as duas principais refeições. O efeito desejado ocorrerá após 1 ou 2 meses. A queda de cabelo ocorre primariamente a um deficiência de cloreto de sódio, fosfato de cálcio, fosfato de silício ou sulfato de cálcio. Portanto, o vinagre de maçã com as suas propriedades anteriormente denominadas, restabelece o equilíbrio, supre as necessidades, levando, assim, à cura, se o tratamento for persistido durante algum tempo. Inclusive, adverte-se que o tratamento deveria ser continuado após melhora, para evitar a recorrência do problema.

Unhas
Quando as unhas tornam-se muito finas, frágeis, rompem-se com facilidade, curvam-se, descascam, quebram, possuem manchas brancas ou demonstram outro tipo de anormalidade, é sinal de um metabolismo deficiente. Pessoas com unhas defeituosas repararam que após o uso do vinagre de maçã diluído para tratamento de outra doença, suas unhas também melhoravam.

Dentes e Boca Seca
O tratamento com vinagre de maçã diluído têm demonstrado efeitos positivos nos dentes, pois melhora o metabolismo do Cálcio. Outros estudos também demonstram seus efeitos na prevenção de cáries e principalmente na prevenção ou redução da formação de placas. Para este propósito, deve-se adicionar 1 colher de chá de vinagre de maçã a 1 copo de água, fazendo um bochecho com a mistura, ou até mesmo escovando os dentes com a mistura, de manhã e à noite.

Para boca seca são indicados bochechos freqüentes da mistura (1 colher de chá de vinagre de maçã em 1 copo de água).Quando há sangramentos de gengiva freqüentes, deve-se tomar o vinagre de maçã diluído durante as refeições e bochechos como acima explicados.

Falta de lubrificação nas Articulações
Quando começam os “barulhos” nas articulações em qualquer parte do corpo, deve-se tomar o vinagre de maçã diluído durante as refeições, sendo que melhoras já são observadas após 1 mês. Mas, em casos de depósito de cálcio, como os casos de bursite, o resultado pode ser um pouco mais demorado, levando cerca de 2 meses para melhorar. A falta de lubrificação nas articulações começa a manifestar-se quando há uma deficiência mínima de cloreto de sódio no organismo. Isso soa estranho, pois a maioria das pessoas consome sal (algumas delas, até sal em excesso).Mas o sal usado como condimento e o sal triturado têm efeitos muito diferentes. O corpo humano só pode absorver o sal nas pequenas quantidades encontradas na natureza. Sendo assim, mesmo uma pessoa que consome sal em grandes quantidades pode estar deficiente em sal. Excesso do sal comum desequilibra o metabolismo do corpo, sendo melhor reduzir seu consumo a um mínimo e deixar que o tratamento à base de vinagre de maçã faça o seu trabalho.

Tontura
A tontura pode ocorrer por diversas causas, sendo algumas sérias, e outras passageiras, como desordens do estômago e do fígado. Problemas do coração, anemia ou algum distúrbio no cérebro também podem causar tonturas, sendo que estes problemas necessitam de um tratamento especial. Quando anemia ou o coração estão envolvidos, têm-se demonstrado que o consumo de melado funciona como um tônico cardíaco. Cardíacos deveriam sempre usar mel no lugar de geléia, devido às propriedades valiosas que possui e que serão discutidas posteriormente. Em casos de anemia, têm-se provado que o melado é curativo. Mesmo nestes casos mais graves, o tratamento com vinagre de maçã diluído pode ser usado como coadjuvante no tratamento principal. Caso a tontura não esteja associada a doenças mais sérias, a ingestão do vinagre de maçã diluído durante as refeições pode trazer a cura após 4 ou 8 semanas. Quando a tontura está associada à hemorragia no ouvido interno, como o vinagre de maçã têm propriedades de prevenir e curar sangramentos, ele pode e deve ser usado nesses casos e bons resultados serão obtidos.

Erupções alérgicas de pele/Urtiga

Para esta condição, o vinagre de maçã diluído deve ser tomado durante as refeições antes que a situação piore. Normalmente estas erupções ocorrem como resultado da ingestão de um alimento envenenado e, como foi visto anteriormente, o vinagre de maçã era recomendado em casos de intoxicação alimentar.

Eczemas
O vinagre de maçã diluído deve ser tomado junto com as refeições e o vinagre, também diluído, aplicado sobre a pele. Normalmente ocorre por deficiência de cloreto de potássio no organismo, especialmente se for do tipo fibroso. E o Potássio é encontrado na maçã, não sendo perdido durante o processamento do vinagre. Por outro lado, o tipo seco do eczema normalmente é conseqüência de um excesso de consumo de sal comum, sendo que este hábito deve ser descontinuado se for o caso deste tipo de eczema. Para acelerar a cura deste segundo tipo de eczema, devemos prestar atenção na dieta. O tratamento do eczema com óleos de supressão são um verdadeiro crime contra a natureza, pois a pele está eliminando toxinas e uma supressão do processo poderia levar ao acúmulo de toxinas no organismo.

Caspa
O vinagre de maçã diluído deve ser aplicado no couro cabeludo.

Calor do Verão
O vinagre de maçã reduz a fadiga e o cansaço dos dias de calor excessivo.

Insônia
Deve-se tomar 2 colheres de chá de vinagre de maçã e 2 colheres de chá de mel em 1 copo de água antes de dormir. Um outro copo com a mistura deve ser posto ao lado da cama, caso o paciente acorde durante a noite. A melhora ocorre devido a elementos contidos nas duas substâncias. A primeira causa de insônia parece ser uma deficiência de fosfato de potássio e fosfato de ferro, podendo ser deficiência de fosfato de magnésio em alguns casos. Também problemas deixam as pessoas acordadas, mas também este problema será amenizado em caso de reposição do fosfato de potássio.

Vale lembrar que os soníferos não curam a causa da insônia e sim seu efeito e assim que o paciente parar com o uso deles, a insônia retorna. Porém, devemos considerar que são úteis em casos de doenças graves. Os soníferos são formadores de hábitos: primeiro quebram o hábito de não dormir e, se tomados durante um tempo um pouco maior, seu uso torna-se hábito. Assim, apenas transformam um hábito em outro. Caso o tratamento com vinagre de maçã diluído não surta o efeito esperado, um homeopata deve ser consultado.

Febre Alta/Problemas no Coração/Colite/Neurite
Tomar 2 colheres de vinagre de maçã em 1 copo de água durante as refeições e 2 colheres de mel também com as refeições, ou adicionado ao vinagre de maçã diluído ou à comida.

Artrite
Usar a combinação vinagre de maçã com mel, a cura poderia ter sido mais rápida ainda. Pode-se aliar o uso do melado. Juntamente com o tratamento de vinagre de maçã com mel, pode-se sugerir 2 copos diários de chá de cebolinha, tomado frio, que também ajuda na cura da artrite.

Fumo
Apesar do vinagre de maçã ser um antídoto contra o tabaco, assim como outros vinagres, isso não quer dizer que também contenha os efeitos deletérios dos aditivos químicos do cigarro.

Ungüento para Incapacidades de andar normalmente
Misture uma gema de ovo com 1 colher de chá de vinagre de maçã. Aplique sobre a pele, esfregando bem para aliviar.

Trepadeira venenosa

Misture partes iguais de água e vinagre de maçã e aplique freqüentemente sobre a área afetada e deixe secar sobre a pele.

Herpes-zóster
Aplique vinagre de maçã puro sobre a pele afetada 4 vezes ao dia e 3 vezes durante a noite, em caso de o indivíduos estar acordado. A sensação de dor e ardor vai reduzir bastante após a aplicação do vinagre, que ajudará na sua cura total.

Suores noturnos

Nestes casos, esfregue um pouco de vinagre de maçã em todo o corpo antes de se deitar.

Queimaduras

Vinagre de maçã puro aplicado sobre a queimadura, reduzirá seu ardor e inflamação.

Para reduzir varicoses (veias varicosas)
Aplique vinagre de maçã puro sobre as varicoses de manhã e de noite. Redução das varicoses será percebida no final do primeiro mês. Em adição à aplicação direta de vinagre de maçã, deve-se ainda, tomar 1 copo de água com 2 colheres de chá de vinagre de maçã, 2 vezes ao dia.

Naturopatas estão cada vez mais certos de que não é apenas o excesso de alimentos que ingerimos nos países desenvolvidos, mas também a falta de outros alimentos que causa as doenças atuais.

Hoje em dia ocorre uma ingestão excessiva de alimentos processados, ou seja, alimentos refinados, que até podem levar a uma nutrição do corpo e nos manter vivos. Porém, precisamos de mais do que apenas nutrição para mantermos a nossa saúde, nos conduzir à longevidade e prevenir a obesidade, condição bastante indesejável.

Uma pessoa não pode ser considerada saudável caso seu metabolismo esteja deficiente. Um metabolismo deficiente reflete-se no surgimento de gordura localizada, no afinamento do cabelo, quando dentes tornam-se careados, quando os olhos tornam-se facilmente cansados, quando a audição é reduzida, quando as unhas tornam-se frágeis, quando as articulações começam a doer, sem falar no surgimento de doenças. E o vinagre de maçã pode auxiliar no restabelecimento do equilíbrio deste metabolismo.

Devemos lembrar aqui que o vinagre de maçã, mel e melado não podem realizar milagres, não podendo conter vícios malignos e não podendo substituir tratamentos de doenças mais sérias.

Além disso, não existe algo que possa se adaptar a todas as pessoas, podendo algumas apresentar intolerâncias. Porém, pode-se dizer que pessoas que sofrem de estranhas idiossincrasias são uma exceção à regra.

Porém, o vinagre de maçã parece ser um líquido natural que até crianças podem precisar.

Fonte: Internet

©2013 Solange Christtine Ventura
http://www.curaeascesao.com.br
Obrigado por incluir o link do website quando compartilhar esta Mensagem com outros.