CHLORELLA: A JÓIA DO ORIENTE






Por Dr. Bernard Jensen, D.C., Ph.D

Na minha pesquisa pelos segredos da saúde e da longa vida, eu tenho viajado por mais de 55 países. Cada lugar que visito, parece ter seu alimento próprio para "saúde" Nas montanhas do Himalaia, no Paquistão, eu permaneci com o rei de Hunza e retornei com conhecimento do PAINÇO, um dos melhores grãos para formação de um corpo forte e saudável. Eu encontrei o IOGURTE, o leite talhado, que o grande cientista Metchnikoff pesquisou como sendo uma das principais razões da saúde do povo Romeno. A jóia da Turquia era a semente de GERGELIM grande formador de glândulas saudáveis, ossos e dentes fortes. Também encontrei muitas outras jóias de nutrição as quais eu detalhei em meus livros.

Todas essas jóias, eu levei para os Estados Unidos para usá-las com meus pacientes no meu trabalho de saúde. As pessoas vinham de todas as partes do mundo a minha clínica em Escondido, na Califórnia chamada de Hidden Valley Health Ranch, para descansar e recuperar sua saúde, trazendo consigo uma grande variedade de doenças e de problemas de saúde. Aqui, eu podia oferecer um programa de nutrição balanceada com alimentos e complementos específicos. Descobri que a nutrição adequada juntamente com exercícios e várias terapias de todo o mundo, assim como ar fresco, banhos de sol, muito descanso, fazia um maravilhoso trabalho de trazer pessoas de volta à condição de boa saúde.

Depois de muitos anos de prática terapêutica nesta clínica, iniciada em 1950, durante uma visita a Palm Springs, eu ouvi meus amigos Art Hender Short e Dr. Leon DeSeblo falarem sobre um novo complemento para a saúde. Era uma alga comestível chama Chlorella, de grande valor nutricional que crescia na Holanda, de forma natural durante os últimos 1800 anos e pesquisadas como não-alimentos até 1940, quando o Carnegie Institute interessou-se por ela.

Desde muito tempo, a Chlorella era pesquisada no Japão, onde seu valor foi logo reconhecido. Os japoneses receberam a "jóia bruta", que foi tratada e polida revelando exuberante beleza. Em poucos anos, a Chlorella se tornou um dos mais populares complementos para a saúde em uso por milhões de pessoas.

Eu comecei a escutar histórias sobre os poderes de recuperação de saúde desta jóia nutricional, tão valorizada no Oriente, mas que estava sendo completamente ignorada pelos Estados Unidos, já na década de 60. Eu me tornava cada vez mais interessado. A Chlorella poderia realmente curar úlceras? Desintoxicar o fígado? Promover a saúde do intestino? Diminuir a acidez e desenvolver uma melhor flora intestinal? Decidi decobrir por mim mesmo, apesar de possuir muitos outros alimentos e complementos maravilhosos para a saúde.

DO ORIENTE?

Bem, ela não era do Oriente.

Quando nós paramos e pensamos que quatro-quintos da superfície terrestre são cobertos de água, e que uma parte substancial do fornecimento dos alimentos mundiais é colhida dos mares, lagos e rios, não seria supresa que todo o potencial desde "canteiro de água" foi mal aproveitado.

Dentro ou próximo dos seres da água no planeta existem 25.000 espécies de algas, plantas elementares sem raízes, caules, troncos e folhas, exercendo todas as funções biológicas, incluindo reprodução a nível celular. As algas, normalmente contém clorofila e as algas verdes são os mais simples dos seres verdes vivos.

Como outras plantas clorofiladas, as algas convertem elementos químico inorgânicos em matéria orgânica usando a energia luminosa e a fotossíntese. Elas constituem o primeiro elo da série de organismos que formam a corrente de alimentos da Terra. Cientistas têm encontrado fósseis contendo Chlorella datado de mais de 2 bilhões de anos.

O Japão iniciou os experimentos com Chlorella em 1951 com o Dr. Hiroshi Tamiya, do Instituto Biológico de Tokugawa. Suas pesquisas foram patrocinadas pela fundação Rockfeller e pelo governo japonês. O Japão é pioneiro no desenvolvimento da tecnologia do cultivo, colheita e processamento da Chlorella em escala comercial.

Quando o potencial da Chlorella foi reconhecido, Alemanha, URSS, Israel, China e Inglaterra, juntos com o Japão e Estados Unidos ocuparam-se das pesquisas científicas.

Ambos os programas espaciais dos Estados Unidos e da URSS, tem pesquisado o duplo potencial da chlorella como um "alimento espacial" e um sistema de troca de oxigênio / dióxido de carbono (CO2).

O fato maravilhoso sobre a Chlorella é seu extraordinário poder, inerente a sua estrutura genética, que tem se conservado imutável pôr mais de 2 bilhões de anos.

A estrutura genética é responsável pelo seu alto valor nutritivo, fácil de ser cultivada e espantosa taxa de crescimento.

A Chlorella é uma pequeníssima micro-alga verde. E aproximadamente do tamanho de uma célula vermelha do sangue humano (hemácia).

Das quinze variedades encontradas pelo cientistas, a de maior valor nutricial é a Chlorella Pyrenoidosa com a composição mostrada abaixo (pôr cada 100 gramas).

Ela também comtém vitaminas A, B1, B2, B6, C, E, K, ácido nicotínico, ácido pantogênico, ácido fólico, cálcio, magnésio, ferro, zinco, iodo, e a mais alta porcentagem de clorofila em plantas conhecida e um fator de crescimento que estimula a reparação tissular. Produtos com algas existem há muito tempo no mercado japonês de alimentos. No Japão, encontramos a Chlorella freqüentemente misturada no chá, sopa, leite, sucos de frutas, talharim, massas, iogurte e outros.

Existem muitas outras algas comestíveis, entre elas a Espirulina encontrada no Lago Chad, na África e no Lago Texcoco, no México. A Espirulina cresce numa água extremamente alcalina onde o bicarbonatos são abundantes.

Embora o Dr. Leon DeSeblo, um brilhante médico e pesquisador mundial de complementos alimentares tivesse pesquisado a Espirulina e muitos outros tipos e variedades de algas comestíveis ele sempre retornava a Chlorella. Na visão do Dr. DeSeblo e de muitos outros especialistas, a Chlorella é sobremaneira, a melhor por causa de sua quantidade de nutrientes úteis, incluindo minerais e o Fator de Crescimento Chlorella(Chlorella Grow Factor-CGF).

Possivelmente, um dos maiores benefícios da Chlorella é a sua capacidade de balancear a bioquímica do sangue.

Embora o conhecimento de nutrição hoje por todo o mundo seja maior que a 20 anos atrás, os padrões de alimentação das populações e dos países são desbalanceados devido às tradições culturais que enfatizam certos alimentos sobre os outros. Por estas razões, eu sinto que todo mundo poderia usar a Chlorella.

A Chlorella pode ser vista para fornecer ao organismo enorme variedade de vitaminas, minerais, aminoácidos, assim como a mais alta fonte conhecida de clorofila.

Ao mesmo tempo que existem esses benefícios, o maior valor de Chlorella reside num fascinante ingrediente chamado FATOR DE CRESCIMENTO CHLORELLA. O CGF é um complexo nucleotídeo peptídeo descoberto por um cientista japonês. Durante a intensa fotossíntese que permite a Chlorella crescer tão rapidamente, onde cada célula se multiplica em quatro novas células a cada vinte horas.

O CGF é o fator na Chlorella que promove esta rápida taxa de reprodução. O Fator de Crescimento Chlorella aparece para aumentar as funções RNA/DNA, responsáveis pela produção de proteínas, enzimas e energia à nível celular, estimulando a reparação dos tecidos e protegendo as células contra substâncias tóxicas.

O Dr. Michionori Kimura, do Japão, encontrou níveis de 10% de RNA e de 3% de DNA na Chlorella, que faz dela o maior alimento conhecido em ácidos nucléicos. Usada regularmente a Chrorella ajuda a reparar o material genético danificado nas células, protegendo a saúde e diminuindo o processo de desenvolvimento.

Na digestão e assimilação, os ácidos nucleícos (DNA e RNA) são quebrados e combinados com outros nutrientes com vitaminas B12, peptídeos e polisacarídeos. Isto significa que o DNA e RNA da chlorella não repõem de forma direta os DNA e RNA das células humanas, mas sim sua combinação de aminoácidos depois da digestão, fornece imediatamente "blocos de construção" para reparos do material genético.

A estrutura de promoção de crescimento CGF na Chlorella é constituída do maganês e zinco, substâncias orgânicas quimicamente ativas, numa delas contendo enxôfre. Este enxôfre do CGF foi identificado como um fascinante complexo nucleotídeo-peptídeo. Os açúcares do nucleotídeo incluem glutamina, alamina, serina, glicina, prolina e asparagina. Seria impossível descrever quantos experimentos técnicos-científicos foram feitos para detectar as substâncias biologicamente ativas no CGF e o que estas substâncias fazem, simples ou conjuntamente.

Nós devemos perceber, entretanto, que as razões pelas quais muitos cientistas se esforçam nas pesquisas sobre Chlorella e CGF, é porque existe uma grande questão a provar que a Chlorella e o CGF, mesmo em quantias relativamente pequenas, estimulam tanto o crecimento, a reparação dos tecidos e a saúde de forma nunca encontrada em outros alimentos.

Nas minhas viagens por todo o mundo, pesquisando os segredos da saúde e da longevidade, observei que a comida das pessoas tem grande relação com sua juventude, seu vigor e crecimento, reconstrução dos tecidos e uma longa vida saudável.

A Chlorella é um dos maiores alimentos da natureza, e o mais simples, a célula mais primitiva, contudo a ciência nunca deverá ser capaz de desvendar todos os seus mistérios.

Apesar de ser natural que queiramos saber o que a Chlorella faz e porque ela possui este maravilhoso poder de promover a saúde de nosso organismo, nós realmente não precisamos saber estas coisas para usá-la. Temos conhecimento através dos estudos, pesquisas e experiências de muitas pessoas que a Chlorella protege nosso corpo da doenças, curando-o e restabelecendo a saúde.

A Chlorella não é uma droga ou remédio, mas um alimento. Não é estimulante, não é depressivo e não possui efeitos colaterais.

Eu considero a Chlorella uma jóia entre os alimentos. Minha esposa Marie e eu usamos Chlorella regularmente e eu recomendo aos meus pacientes.

Uma coisa a considerar sobre a Chlorella é a má digestibilidade. A Chlorella tem uma parede celular resistente, entretanto é benéfica, que não é digerida facilmente pelo homem, sendo que vários métodos tem sido usados para quebrar esta parede celular, incluindo calor, enzimas e ácidos.

O desenvolvimento destas técnicas, permitem com que a Chlorella seja 100% digerível.

Eu acredito que nós ainda veremos a Chlorella ser usada em programas espaciais do futuro, para salvar o fígado de bebês prematuros, para fortificar o sistema imunológico de pacientes depauperados de energia que não podem resistir mais ao longo processo degenerativo das doenças.

Acredito que estamos vendo somente o início do uso e das principais aplicações da Chlorella.

Por ser uma planta aquática, ela absorve aqueles elementos químicos que são genericamente programados para serem transformados em componentes nucléicos. Fatores de crescimento, vitaminas, minerais, enzimas, proteínas, amidos e gorduras, substâncias promotoras da saúde, todas úteis ao organismo humano.

Ela transforma elementos químicos inorgânicos em alimentos bio-orgânicos.

Todo médico, todo hopistal, deveria estar interessado em fornecer o melhor aos seus pacientes.

Todo profissional da saúde deveria saber que a Chlorella é o melhor auxílio natural para seus pacientes recuperarem a saúde.

Este é o alimento que pertence ao homem consciente e escrupuloso. Meu desejo e minha esperança é que sua vida melhor devido aos valores Chlorella.

FONTE DO TEXTO

(http://www.amaluz.com.br). Publicado originariamente na revista Amaluz, que não mais tem sido editada, embora fosse uma ótima publicação. Fazemos votos de que possa renascer, com a mesma qualidade de antes.
Também: http://www.transformacomm.com/water/watertalk.h

Solange Christtine Ventura
http://www.curaeascensao.com.br