OS MOTIVOS E A IMPORTÂNCIA DE ELIMINAR A CARNE COMO ALIMENTO






Os motivos são alguns e sempre que penso em algum deles, tem acabado em mim a vontade de levar o garfo à boca. Por isso, resolvi compartilhar, porque o consumo consciente começa com a comida que estamos escolhendo para alimentar nosso corpo, alma e mente.

“Comer não é só uma questão de matar a fome. A decisão sobre que comida colocar no prato tem implicações econômicas, ambientais, éticas, culturais, fisiológicas, filosóficas, históricas, religiosas.” (Revista Super Interessante)

Como os motivos são diversos, sempre podemos escolher o que nos convence mais:

1 - Queremos a sobrevivência do nosso Planeta - a criação de gado é uma das principais responsáveis pelo aquecimento global. O setor é o grande responsável pela liberação de metano na atmosfera, um gás de efeito estufa com potencial de aquecimento 25 vezes maior que o CO2. Para criar gados, precisamos de espaço e para isso, derrubamos árvores: “Para começar, ocupa um quarto da área terrestre e não para de se expandir”, diz o ativista vegetariano Jeremy Rifkin. A pressão para a derrubada das florestas, inclusive a amazônica, vem em grande parte da necessidade de pasto.

2 - Temos compaixão pelos seres vivos - A proteína pode ser obtida em outros alimentos, sem causar qualquer dor a qualquer animal (e olhem que a dor que sofrem é bem grande).

3 - Queremos cuidar da energia que absorvemos - Toda a energia da dor, do sofrimento e da violência sofrida, impregna a carne do animal que vai direto para nosso corpo e se mistura no nosso períspirito - isso reflete muita carga de tristeza, ódio, vingança, violência que se misturam com nossas energias vitais.

4 - Queremos a saúde do nosso corpo - Quem come mais carne - especialmente carne vermelha - tem índices maiores de câncer e de enfarte, as duas principais causas de morte do planeta. É o que dizem as estatísticas.

5 - Queremos a diminuição da fome no mundo - Segundo estudo na Super Interessante: “Se todos fossem vegetarianos, é provável que não houvesse tanta fome no mundo. É que os rebanhos consomem boa parte dos recursos da Terra. Uma vaca, num único gole, bebe até 2 litros de água. Num dia, consome até 100 litros. Para produzir 1 quilo de carne, gastam-se 43 000 litros de água. Um quilo de tomates custa ao planeta menos de 200 litros de água. Sem falar que damos grande parte dos vegetais que produzimos aos animais. Um terço dos grãos do mundo viram comida de vaca. No Brasil, o gado quase não come grãos - graças ao clima é criado solto e se alimenta de grama. Mas boa parte da nossa produção de soja, uma das maiores do mundo, é exportada para ser dada ao gado. Outra questão é que a pecuária bovina estimula a monocultura de grãos. Num mundo vegetariano haveria lavouras mais diversificadas e teríamos muito mais recursos para combater a fome.

6 - Queremos a PAZ e a Não-Violência - Tomamos como violência qualquer ato que cause dor física, moral ou emocional em qualquer ser vivo. Se queremos a paz no mundo, ela deve começar em nós, parando de matar e causar qualquer tipo de dor desnecessária. “Violência não é sinal de força, mas de desespero e fraqueza.” Dalai Lama.

Por fim, gosto sempre de lembrar que a ignorância nos dá o benefício de poder errar sem nos responsabilizar. Entretanto, o conhecimento e a informação nos chamam para a responsabilidade de nossas escolhas. Temos o livre-arbítrio e junto com essa lei, temos outra da “Ação e Reação” - “Causa e Consequência”.

A consciência traz a responsabilidade, mas traz também a cura para todos nossos males.

Alessandra Riscado

Fonte:
http://www.alessandrariscado.com/
http://pensopositivo.com.br/por-que-reduzir-ou-eliminar-o-consumo-de-carne-vermelha/



©2016 Solange Christtine Ventura
http://www.curaeascesao.com.br
Obrigado por incluir o link do website quando compartilhar esta Mensagem com outros.