Desenvolvido por Ricardo Ventura
ricardo.ventura777@hotmail.com
Cogumelo Agaricus Blazei
A Ciência e a Natureza Buscando um Futuro Melhor para a Nossa Saúde. Os cogumelos são fungos que existem na natureza, consumidos e apreciados pelo homem há centenas de anos. Além do excelente valor nutritivo, tem sido atribuído a alguns cogumelos propriedades medicinais no tratamento de diversas enfermidades. Recentemente, a espécie Agaricus Blazei começou a despertar grande interesse a partir de estudos científicos que o relataram como um cogumelo com propriedades medicinais potenciais, sobretudo no uso conjunto de terapias contra tumores cancerígenos.

Pesquisas realizadas, principalmente no Japão, mostraram que o cogumelo A. blazei contém uma substância considerada antitumoral constituída por polissacarídeos do tipo Beta Glucanas descrita como (1® 6) b -D-Glucan-Protein. Esses estudos, realizados com cobaias em laboratório mostraram que esses polissacarídeos, extraídos de cogumelos A. blazei, apresentaram forte ação contra tumores tipo Sarcoma 180 induzidos nas cobaias. Os polissacarídeos Beta Glucanas são constituintes e facilmente extraídos. das paredes celulares dos cogumelos hidrossolúveis.

No Brasil, algumas instituições de pesquisas como a Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Botucatu, SP, Brasil, também estão conduzindo pesquisas para estudar as propriedades medicinais do cogumelo A. blazei, no combate ao câncer.

É importante salientar que não estamos diante de um produto milagroso e infalível no tratamento curativo de doenças como o câncer. Os efeitos e resultados do A. blazei são mais evidenciados quando o cogumelo é consumido para uma dieta terapêutica preventiva. O seu uso como curativo ainda é objeto de pesquisas. Porém alguns relatos de médicos e pesquisadores mostraram que o A. blazei foi responsável pela recuperação e melhora do quadro clínico geral de pacientes com tumores cancerígenos, quando ministrados concomitantemente com os tratamentos convencionais, tais como a rádio e a quimioterapia. Em alguns casos, estas últimas terapias foram eliminadas, diminuindo o custo do tratamento e os efeitos colaterais deletérios ao organismo.

O cogumelo Agaricus blazei é, portanto, um suplemento alimentar nutritivo e natural, essencial à manutenção diária da saúde, cuja principal propriedade é atuar no sistema imunológico do organismo, fortalecendo suas defesas. Contém poucas calorias (menos que a cenoura) e assim muito indicado para o estilo de vida sedentária do homem moderno, cuja atividade física é cada vez menor. O consumo diário desse cogumelo pode prevenir o surgimento de outras várias doenças, promovendo o equilíbrio natural das funções do organismo humano, fortalecendo-o como um todo.

Informações sobre o Agaricus Blazei
O cogumelo Agaricus Blazei é uma espécie de fungo pertencente a uma divisão do Reino Fungi, denominada basidiomycota e da ordem Agaricales. São organismos saprófitas, ou seja, necessitam do fornecimento de substâncias orgânicas, disponíveis na natureza, para o seu desenvolvimento, como palhas de cereais, capins e restos vegetais. É classificado como organismo decompositor. É um cogumelo de ocorrência natural nas regiões serranas da Mata Atlântica do sul do Estado de São Paulo, Brasil, e segundo relatos de produtores, a espécie nativa foi coletada inicialmente por um agricultor e estudioso (Sr. Furumoto), que a cultivou entre as décadas de 60 e 70. Na época algumas amostras foram levadas para o Japão, onde inicialmente foram estudadas as suas propriedades medicinais.

Historia do Cogumelo

Foi um grande impacto para muitos no passado, quando um Cogumelo chamado "Agaricus Blazei" obteve seu reconhecimento como um apoio alternativo no tratamento de muitas doenças incluindo o Câncer. É também conhecido que o "Agaricus Blazei Murril" é eficaz como um reforço alimentar. Um suplemento capaz de aumentar o poder do sistema imunológico do nosso organismo. O "Agaricus Blazei" finalmente ficou conhecido e tornou-se famoso em 1990, sendo que o mesmo foi descoberto em 1960, no Brasil, e foi usado largamente na região de seu descobrimento, como um suplemento alimentar, para aumento da longevidade da população.

É originário do interior de São Paulo, de onde expandiu sua produção. O cogumelo medicinal , nome cientifico (AGARICUS BLAZEI). Seu descobridor é o respeitadíssimo botânico Sr. Takatoshi Furumoto,que em meados de 1975 , enviou amostras para pesquisas no Japão e Argentina, o qual foi constatado posteriormente todos os benefícios, que hoje é de conhecimento publico.

O cogumelo A. blazei é considerado um alimento de excelente valor nutritivo. O produto desidratado é altamente protéico e é rico em vitaminas como tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), niacina (vitamina B3), piridoxina (vitamina B6), cobalamina (vitamina B12), ácido pantotênico, biotina (vitamina H), ácido fólico, ácido ascórbico (vitamina C), tecoferol (vitamina E) e Kinona (vitamina K) e ainda, é fonte de quase todos os aminoácidos.

O segredo de tantos benefícios que o Agaricus oferece é a presença na composição química de um polissacarídeo denominado Beta-d-Glucan. Nas pesquisas de cientistas japoneses revelou-se que o polissacarídeo ß-d-Glucan atua no organismo humano aumentando as funções imunológicas, acarretando o aumento de macrófagos, "Natural Killer Cells" (NKC), células T, células B e células complementares, evitando a regeneração e a metástase do câncer.

Nos Estados Unidos, pesquisadores do Instituto de Otorrinolaringologia da Universidade da Califórnia (UCLA), observaram que este polissacarídeo presente no cogumelo aumentava a quantidade de células imunológicas no organismo. Já na Universidade da Carolina do Norte, pesquisadores afirmaram que os extratos obtidos a partir do cogumelo apresentaram alta toxicidade sobre as células cancerosas e também sobre o HIV.

Por tratar-se de um produto de natureza biológica, o cogumelo A. blazei, por conseqüência da fisiologia do próprio fungo, está sujeito a uma série de variabilidades nas suas características físicas e bioquímicas (tamanho, cor, composição, etc) não invalidando suas propriedades terapêuticas. Em meados de 1995, os especialistas da Universidade da Califórnia de Los Angeles - UCLA onde presenciou as pesquisas de um "cogumelo medicinal", especialistas formaram um grupo de estudos no Brasil para analisar o que consideravam ser uma promissora arma no tratamento do câncer.Desde então este grupo de estudos já sentiu a necessidade da criação de um sistema de saúde formal que fosse capaz de apoiar e ampliar as pesquisas de terapias até então marginalizadas pela medicina convencional do Brasil.Outros cientistas foram se aproximando destas pesquisas.

Propriedades
O cogumelo A. blazei é considerado um alimento de excelente valor nutritivo. O produto desidratado é altamente protéico e é rico em vitaminas como tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), niacina (vitamina B3), piridoxina (vitamina B6), cobalamina (vitamina B12), ácido pantotênico, biotina (vitamina H), ácido fólico, ácido ascórbico (vitamina C), tecoferol (vitamina E) e Kinona (vitamina K) e ainda, é fonte de quase todos os aminoácidos.

Características
Nome científico: ........ Agaricus Blazei Murril
Família: .................... Agaricaceae
Ocorrência natural: .... Mata Atlântica do Sudoeste Brasileiro
Aplicação: ................ Suplemento alimentar terapêutico

Composição Média do Agaricus Blazei Murril Desidratado

Umidade 7,5%
Proteína 36,7%
Gordura 3,4%
Fibra 6,8%
Cinzas 7,3%
Açúcares 38,3%
Beta Glucana 30-60mg/g
Fósforo 939 mg/100g
Ferro 18,2 mg/100g
Cálcio 41,6 mg/100g
Vitamina B1 0,48 mg/100g
Vitamina B   22,84 mg/100g
Vitamina D 354 mg/100g
Niacina 40,9 mg/100g

A ingestão do Agaricus Blazei Muril, principalmente, é um ato milenar na prevenção e até auxílio na recuperação de algumas doenças. O segredo de tantos benefícios que o Agaricus oferece é a presença na composição química de um polissacarídeo denominado Beta-d-Glucan. Nas pesquisas de cientistas japoneses revelou-se que o polissacarídeo ß-d-Glucan atua no organismo humano aumentando as funções imunológicas, acarretando o aumento de macrófagos, "Natural Killer Cells" (NKC), células T, células B e células complementares, evitando a regeneração e a metástase do câncer.

Nos Estados Unidos, pesquisadores do Instituto de Otorrinolaringologia da Universidade da Califórnia (UCLA) observaram que este polissacarídeo presente no cogumelo aumentava a quantidade de células imunológicas no organismo. Já na Universidade da Carolina do Norte, pesquisadores afirmaram que os extratos obtidos a partir do cogumelo apresentaram alta toxicidade sobre as células cancerosas e também sobre o HIV. Por tratar-se de um produto de natureza biológica, o cogumelo A. blazei, por conseqüência da fisiologia do próprio fungo, está sujeito a uma série de variabilidades nas suas características físicas e bioquímicas (tamanho, cor, composição, etc) não invalidando suas propriedades terapêuticas.

Entre os benefícios que o cogumelo produz no corpo humano, destacam-se a renovação de células, melhoria do quadro geral do organismo, melhoria na defesa imunológica, redução dos efeitos colaterais do tabagismo, prevenção do câncer (pela eliminação de material cancerígeno), redução da glicose sangüínea, ação hipotensiva, redução do colesterol, redução da arteriosclerose, estimulação quantitativa e qualitativa das células. NK (Natural Killers).