Desenvolvido por Ricardo Ventura
ricardo.ventura777@hotmail.com
Alimentação Desintoxicante
A Alimentação Desintoxicante interfere na qualidade das emoções - Parte 1

Conceição Trucom

Sabemos que o elemento água está diretamente ligado às emoções.
Assim como não devemos bloquear o curso de um rio, não devemos bloquear nossas emoções, mas sim fazer com que elas fluam harmoniosamente para algum lugar seguro e pacífico. Portanto, sucos, água, chás e sopas saudáveis e freqüentes podem interferir na alquimia das emoções. Banhos de mar, rio ou cachoeira, pelo menos 1 vez/mês, também...

Pensando nisso, o que acontece, com águas paradas? O que acontece quando bloqueamos nossas emoções?

Quando não estamos bem, por qualquer motivo, sentimos uma pressão no peito, uma sombra escura e somos arrastados por medos, depressões, desesperanças, ansiedades. Busca-se a felicidade, mas, ela é sempre temporária, fugaz e não permanece.

As crises pessoais ocorrem quando percebemos a inutilidade de um velho padrão, mas continuamos insistentemente apegados a ele, porque nos é mais seguro e familiar.

Para poder atravessar as águas das emoções que acompanham as transformações e o crescimento que advém das crises pessoais, precisamos de algo verdadeiro, simples e eficiente.
Precisamos estar conscientes que na medida da expansão da consciência, velhas estruturas tendem a cair. As zonas de conforto vão deixar de existir. E o modo antigo, mesmo sob estresse e ansiedade precisa ser transformado com otimismo e bom astral. É hora de crescer, de renascer, de começar de novo, de enfrentar e degustar o novo.

A raiva é a lembrança da dor passada e revisitada. A irritação produz uma substância que se espalha vagarosamente pelo nosso sistema nervoso, interrompe canais elétricos, contamina a aura e finalmente cristaliza-se. O medo é a dor da lembrança projetada no futuro.

Vivemos num mundo com um fluxo invisível de emoções. Na maioria das vezes não temos a menor consciência ou controle dos nossos pensamentos. E, para complicar, às vezes somos inundados pelas ondas das experiências vividas no passado, e quem sabe em outras vidas.

Não há como evitar as emoções, somos humanos. Mas há como passar por elas e aprender com suas lições. Negar ou evitá-las somente as intensificam. Elas crescem e se tornam maiores, nos engolem. Aceitar é reafirmar que estamos prontos para acompanhar e transpor o sentimento de imediato, de maneira que possamos aprender e crescer na jornada.

Estava ouvindo hoje uma palestra do Flávio Gikovate, um psiquiatra de renome, e ele dizia que não é correto fazer uso indiscriminado (sem indicação específica por um profissional) de drogas para amortizar a dor e o medo do crescimento.

O medo do novo, do incerto, do mudar e crescer, embora negado, sempre esteve presente na alma humana. E é legítimo, é humano. Mas ele não pode ser paralisante. Ao contrário, inspira cuidados e preparo sábio para o próximo movimento.

O medo afeta principalmente a partes do corpo descritas abaixo. Portanto, não as deixe ficarem rígidas ou sem mobilização energética.

A nuca: neutralizando emoções e impedindo que as informações cheguem com clareza ao cérebro, processador das mensagens conscientes e arquivo do inconsciente. Energias ficam retidas no pescoço e nos ombros, que é a parte mais reptiliana do ser humano. Providências: alongamento, alongamento, alongamento e massagens. Passear e relaxar.

O Plexo Solar: se a natureza emocional está em níveis mais densos, a energia se acumula no plexo solar diminuindo a vitalidade e a imunidade do corpo. Todo o sistema digestor e excretor fica comprometido. Ou seja, os líquidos corporais não fluem. Providências: Alimentação leve e saudável, hidratação, sucos e chás desintoxicantes e atividade física para acelerar o metabolismo da digestão.

As inteligências e a criatividade: o medo é uma emoção que exerce grande controle vital, limitando a ação, a visão e as idéias. Providências: ginástica cerebral, terapia do riso, pintar, dançar, fazer e beber arte.

No Livro dos milagres, Jesus afirma: "O que não é amor é sempre medo, e NADA MAIS."

Através de um chamado interior a pessoa vive um confronto existencial que a força a sair de uma zona de conforto, do falso brilho, da alienação. Reforçando a coragem e a determinação, o praticante de meditação, observador de sua respiração e desintoxicação diária, expande a sua consciência, podendo processar transformações de profundas proporções na sua vida.

Só você pode transformar a sua vida. O poder de decisão é pessoal e intransferível.
A meditação pode mostrar como abrir canais para que você descubra quais são as transformações necessárias ao seu Ser, para caminhar na beleza do caminho do seu coração e tocar em suas verdades e valores internos conscientemente.

Um dos maiores poderes guardados é o poder do pensamento. Nós podemos criar aquilo que pensamos. Pensando com devoção, cria-se uma forma-pensamento que é passada para o Universo. Pensando com emoção, partículas de forma-pensamento rapidamente viajam grandes distâncias.

Infelizmente, vibrações negativas como o medo e ódio atraem e se materializam rápido porque a intensidade de emoção é grande. Por isso, desejos de paz e beleza devem ser acompanhados de sinceridade e amor nos pensamentos.

E estes desejos de paz, serenidade e beleza devem começar por você. Devem transbordar de você e contagiar você e todos a sua volta. Esta é a única forma que conheço de transformar o outro. Você transbordando aquilo que espera do outro.

Dizem que orar é falar com Deus. O pensamento é uma prece, libera energias, propósitos, determinações. Devemos ser porteiros de nossos pensamentos e só deixar que fiquem aqueles que nos elevam. Se você é consciente disso, deve ser muito cuidadoso com o que pensa.

Amor, fé, honra, paciência, sabedoria, poder, etc., são virtudes para serem cultivadas nos pensamentos e ações. São os melhores antídotos para a ansiedade.

Mas para pensar bem precisamos ajudar os nossos corpos, densos de toxinas, memórias e crenças. Tudo deve começar pela desintoxicação de nossos corpos (Alimentação Desintoxicante), pulmões (Respiração) e mente (Meditação). Mas saiba que todos estes recursos se integram e potencializam todo o movimento de se autoconhecer, aprender e crescer.

Uma outra forma efetiva de materializarmos nossos pensamentos é através da imagem, da IMAGEM em AÇÃO - Imaginação. Ao imaginar estaremos vivenciando a situação desejada com maior intensidade.

Vamos a um exercício bem concreto para nos livrar de desordens mentais indesejáveis:

Passo 1 - Compre um caderninho e anote todos os pensamentos negativos que faz de si mesmo no período de 7 dias. TODOS! Por exemplo: Eu sou muito esquecido - Não consigo me concentrar - Tudo dá errado comigo - Nunca dá certo - As pessoas não me entendem -Não consigo fazer.... Estou mal , etc.

Nessa primeira semana, você terá uma idéia da crença que fez sobre si mesmo. Aqueles pensamentos que entram uma única vez, não serão tão importantes nesse momento, mas naqueles que se repetem, você deverá prestar atenção.

Passo 2 - Na segunda semana, separe aqueles pensamentos negativos mais constantes, e monte afirmações contrárias e positivas do tipo: Minha memória está cada vez melhor - Consigo me concentrar para realizar esta tarefa - O Universo me inspira para fazer as coisas certas para os meus propósitos - As pessoas me compreendem - Faço tudo aquilo que precisa ser feito - Cada dia que passa vou melhor, etc.

Repita durante a semana várias vezes essas afirmações positivas.

Na terceira semana, faça novamente a coleta de pensamentos negativos e veja se algo já foi alterado.

E siga fazendo. São necessários um mínimo de 21 dias consecutivos de trabalho intenso para começar a alterar o disco rígido. Padrões mentais precisam de tempo para ser alterados. Afinal, foram anos de perpetuação.

Mas não esqueçam o corpo físico - o templo de toda esta estória - precisa estar sendo alimentado de: água, atividade física, alimentos leves como os da alimentação desintoxicante, ou seja, precisa estar deixando sair o velho, para dar espaço ao novo.

Desintoxicar-se é uma decisão Espiritual - Parte 2

Para realizarmos um trabalho de cura é fundamental iniciarmos com uma desintoxicação corporal, para que o tratamento possa alcançar as células, sistemas e órgãos ao qual se destina.

Um corpo intoxicado está cheio de substâncias não só nocivas, mas também destrutivas, que muito certamente irão anular o efeito e benefícios do tratamento terapêutico ideal.

Independentemente desta colocação mais orgânica, a desintoxicação é uma dinâmica também espiritual, porque nos permite realizar limpezas as mais profundas e longínquas atingindo, todos os níveis da nossa existência.

Primeiramente atinge o corpo físico, mas alcança o corpo energético - ampliando nossa energia vital e expandindo os nossos chacras; o corpo emocional - limpando e transformando nossas crenças e bloqueios emocionais; os corpos mentais - aumentando a lucidez, a criatividade e a inteligência; e nosso espírito, quando nos deixa limpos, com a vontade de sermos livres (internamente), serenos e felizes.

A desintoxicação representa a grande oportunidade da eliminação das toxinas que envenenam o nosso ser; de todas as crenças negativas que nos põem diariamente para baixo, dos preconceitos e bloqueios emocionais, que nos roubam energia vital, equilíbrio emocional (inteligência), flexibilidade, criatividade, espontaneidade e finalmente LUCIDEZ..

Lucidez para enxergar a vida, as sucessivas oportunidades para o nosso crescimento e os momentos efêmeros de felicidade pelas vitórias e conquistas do nosso dia a dia.

Lucidez para enxergar que a vida é uma sucessão de desafios que nos convidam para o crescer, e que devem ser vividos como uma grande brincadeira: a brincadeira do crescer, do fazer valer a pena, do sentir-se vitorioso a cada pequeno sinal de crescimento.

A limpeza e desintoxicação de nossos corpos representam um renascimento para uma vida mais leve, transparente, e sem os fardos que carregamos através de inúmeros apegos às coisas que já não nos servem mais a cada novo estágio de nossas vidas.

Assim, usando um português bem claro, afirmo, como no livro da Sonia Hirsh, deixar sair é bom - literalmente. Nos deixa mais leves, mais disponíveis para viver as mudanças naturais do crescer, mais alegres para viver o aqui e agora com a sensação positiva do bom humor e do bom astral.

Pessoas "enfezadas", e mal humoradas, são pessoas cheias de "fezes". E mau humor é tão doença como a prisão de ventre.

Se você tem alguma das dificuldades listadas acima, comece agora a praticar uma dinâmica diária de desintoxicação. Permita que tudo que não te serve mais SAIA! Eliminar o tóxico é bom! Desopilar-se também. É tudo a mesma coisa - Limpeza.

Se você é uma pessoa raivosa, com muitas mágoas e tristezas acumuladas, está na hora de se desintoxicar, sem medo de ser feliz e crescer. Sem medo de amar e ser uma pessoa leve, de bem com a vida.

Conceição Trucom - autora do livro Alimentação Desintoxicante Editora Alaúde.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.

Alimentação Desintoxicante  - Parte 3


A cura verdadeira é uma experiência poderosa. Trata-se de um ato de generosidade, de atenção, de amor e também uma vivência espiritual. Quando curamos o corpo, estamos curando a psique e o espírito. Os três são inseparáveis.

Cada um de nós tem algum tipo de dor emocional, física ou espiritual. É por isso que todos necessitamos da cura. Para a maioria de nós a dor é a manifestação real do emaranhado tóxico que nos separa do centro de nosso ser, e da origem de nossa energia e força. Esse é o motivo pelo qual nos sentimos como se não tivéssemos combustível ou "energia" suficiente para vivermos. Estamos esgotados, exaustos, suscetíveis, irritados e tristes. Estes sãos os sintomas tópicos de alguém intoxicado:

- Sensação de vazio. Atitude típica: buscar consolo com o tipo errado de comida que são os alimentos gordurosos, os doces e as massas industrializadas e conservadas quimicamente. Ou seja, nos auto-sabotamos e aumentamos a carga de intoxicação.

- Emocional desequilibrado com a sensação de estar fora de controle. Ansiedade, estresse e possibilidade de depressão. Muitos altos e baixos energéticos que não possibilitam "metabolizar" ou lidar positivamente com tantas emoções. Atitude típica: respirar muito mal, oxigenando de forma precária o cérebro, células, órgãos e sistemas. Devido à apatia geral que se instala, fobia por praticar atividade física e atividades de relaxamento corporal/mental.

- Espiritual abandonado, dificuldade de se concentrar e buscar comunicação com uma força superior. Atitude típica: maior exposição e atração (sintonia) pela negatividade do mundo externo, preguiça de ter fé em tudo, ninguém ou nós mesmos, ou seja, aumenta o ceticismo.

Neste contexto, seja pela ingestão, pelo emocional desequilibrado, pela baixa oxigenação e mobilização da energia física ou pela falta de fé, as cargas de intoxicação serão enormes e crescentes.

Aqui vem o raciocínio prático que pode nos ajudar. O que entra deve necessariamente sair, mas, como visto acima, nem sempre é tão simples. Muitas toxinas que entram no corpo, no espírito ou na mente não saem com facilidade.Talvez não as possamos ver, mas isso não significa que não estejam ali. Mesmo invisíveis, as sentimos todos os dias. Como fadiga, doença, raiva, depressão ou estresse. Como dor de cabeça, nas costas, erupções na pele e nervosismo. Elas nos impedem de dormir ou nos fazem dormir demais. Nos tiram força, resistência e paixão de viver.

É hora de fazermos alguma coisa. É hora de recuperarmos e mantermos nossa energia, regenerarmos nosso corpo, curarmos nossa psique e de reacender o espírito.

Desintoxicar a vida significa ser capaz de encontrar o equilíbrio diariamente, recobrando o espírito e a sensação de frescor em todos os poros.

O segredo para a transformação pessoal começa no nível celular. Trata-se do rejuvenescimento de nossas células. Quando limpamos e reconstruímos nossas células, elas passam a nos transmitir novas mensagens. Novas células têm novos significados, novas estórias para contar. Não seguem a mesma velha programação.

Se você está pronta para mudar suas células velhas e cansadas e encontrar nova energia física, emocional, espiritual e mental, então está pronta para desintoxicar-se.

Não importa quais sejam suas razões. A decisão de se desintoxicar é um ato de coragem. As recompensas são extraordinárias, mas os desafios também o são. O fato de compreender sua motivação desde o início a manterá focalizada, e esse foco lhe dará forças.

Alguma dessas coisas lhe dizem respeito?

- Quero mais energia. Estar bem disposta o tempo todo.
- Quero que minha vida me dê forças, quero me sentir todos os dias animada.
- Quero começar uma alimentação saudável e mudar a forma de como me alimento.
- Quero ser mais cuidadosa com meu corpo, ser disciplinada.
- Quero ter mais controle, tomar as decisões que acredito serem as melhores para minha evolução.
- Tenho ter a coragem de "largar" as coisas que sei não me fazem bem.
- Quero simplificar e purificar minha vida, que está lotada de coisas que não me deixam satisfeita.
- Quero seguir um caminho de mais consciência e assertividade, sem tantos erros e acertos ao acaso.
- Quero doar mais, a mim e aos outros.

DEIXE SAIR - FORA COM O VELHO - VIVA O NOVO

A desintoxicação é uma limpeza completa, significa acessar cada cantinho do corpo, inclusive os emocionais e as caixinhas guardadas nos cantinhos. Significa expor e jogar fora tudo o que não serve mais. Significa entrar, limpar e clarear nosso Ser para dar espaço ao novo, fresco e saudável.

A maioria das mudanças que tentamos fazer na vida começam de fora, e procuram abrir espaço para dentro. Um novo trabalho que paga mais e esperamos que ele melhore nossa auto-estima. Um novo relacionamento é emocionante e esperamos que nos dê uma vida mais plena.

A desintoxicação é algo diferente. Ela opera de dentro para fora, ajudando-nos a nos conectar com nosso centro. Como se não bastasse, algo mais incrível começa a acontecer quando nos desintoxicamos mais profundamente. Quanto mais saudáveis e vivos nos sentimos por dentro, tanto mais nosso "exterior" começa a refletir estes sentimentos.

Um processo de limpeza que se inicie em nosso âmago, mostra-se também na superfície. Tudo começa a mudar. À medida que eliminamos do corpo as toxinas acumuladas (por anos), também começamos a limpar nossos velhos hábitos de pensar, relacionar-se, padrões, opções, dores, raivas e medos. Enfim, todas as coisas armazenadas e que não têm utilidade para o crescer. Estaremos continuamente nos purificando. Conceição Trucom - autora do livro Alimentação Desintoxicante - Editora Alaúde.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.
Conceição Trucom
http://www.somostodosum.com.br/trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Email:
mctrucom@docelimao.com.br

Solange Christtine Ventura
http://www.curaeascensao.com.br