Desenvolvido por Ricardo Ventura
ricardo.ventura777@hotmail.com
Terapia do Limão: como praticar?
Pois é, o inverno começa no dia 21 de junho, época quando o frio, a umidade e a poluição mais afetam o sistema respiratório, desencadeando gripes e resfriados. Quadros que, se repetitivos ou mal curados, levam a pneumonias, broncopneumonias, tosses e otites. Os processos alérgicos se exacerbam: rinite, sinusite, asma e bronquite dão as caras com crises mais freqüentes e intensas.

Portanto, nada de esperar o inverno chegar para ver o que vai dar. Nada de passar o inverno passeando nas farmácias, médicos e hospitais. Nada de gastar dinheiro com remédios. É chegada a hora de prevenir tudo isso, fortalecendo o sistema imunológico de todo mundo. Como?

Terapias Leve e Intensiva com o limão.

Esta dinâmica de 07 dias é indicada para DESINTOXICAR profunda e rapidamente e, por ser fácil de praticar, pode ser repetida por 2 a 3 vezes ininterruptamente (veja o exemplo abaixo). Depois você terá que praticar o consumo DIÁRIO (em jejum) de SUCOS DESINTOXICANTES para manter seu corpo limpo e saudável.
Você pode começar fazendo a Terapia Leve de 5 dias e repetir por 4 vezes sucessivas (ininterruptas), totalizando 20 dias de tratamento. Seria assim:
Terapia Intensiva do Limão

O tratamento mais conhecido e divulgado na literatura sobre o limão é a Terapia Intensiva de 19 dias, que começa pela ingestão do suco de um limão no primeiro dia e vai aumentando-se a dose diária com 1 limão, ao longo de dez dias sucessivos, até perfazer o total de 10 limões no décimo dia. No décimo primeiro dia decrescem as doses em igual proporção, reduzindo 1 limão a cada dia, até que no décimo nono dia a ingestão é o suco de apenas 1 limão.

No total destes 19 dias de tratamento serão consumidos 100 limões. Por este motivo há que ter absoluto cuidado com a perfeita higiene (limões muito bem lavados) e a maturidade dos limões. Limões que não estão bem maduros podem causar alergias e limões maduros demais já não são tão terapêuticos. Limões maduros apresentam suculência, casca brilhante e macia, além de cabinho (ou a estrela que prendia o cabo) que se soltam com um leve toque.

Observe na tabela a seguir o esquema dia-a-dia de como deve ser praticado este tratamento.

Naqueles dias quando são muitos os limões, e o volume de suco é elevado, a ingestão pode ser feita em apenas uma toma em jejum, ou, mais factivelmente, em 2-3 tomas distribuídas ao longo do dia:

» Primeira toma em jejum, 30 a 60 minutos antes da refeição matinal;
» Uma ou duas tomas 30 minutos antes das refeições principais.
Um exemplo: No décimo dia serão 10 limões. Assim, tomar o suco de 4 limões, em jejum, cerca de 30 minutos antes da refeição matinal; de mais 3 limões, 30 minutos antes do almoço; e dos últimos 3 limões, igualmente antes do jantar.

Não pense que este tratamento deve ser praticado igualmente para todos os casos e por todas as pessoas. Ao contrário, existem exceções (inadequações) e a possibilidade de serem feitas adaptações, conforme as condições e sensações corporais de cada pessoa. Observar que podem ocorrer as situações a seguir descritas.

A pessoa está por demais intoxicada e logo no começo do tratamento sente mal-estar, como acidez, náuseas, dor de cabeça, diarréia ou indisposição geral. Neste caso, o indicado é respeitar o corpo; e repetir a quantidade de limões do dia anterior e observar. Caso os sintomas aliviem um pouco, seguir em frente na seqüência prescrita pela Terapia Intensiva. Caso permaneçam os fortes sintomas, repetir por mais 1 dia a mesma dosagem de limões e observar as reações do corpo. Se ainda assim permanecer uma sintomatologia de elevado incomodo, interromper o tratamento e recomeçar na semana seguinte do ponto zero.

Aproveitar esta semana de intervalo para alimentar-se de forma mais leve e natural, ingerindo mais frutas, brotos, folhas, sementes e cereais integrais.

Terapia Leve do Limão - para pessoas muito doentes, acima de 50 anos e iniciantes!
Este procedimento é possível para pessoas que nunca praticaram a Terapia Intensiva do Limão e também para pessoas com mais de 50 anos, quando existe elevada possibilidade de elevado nível de intoxicação e acidez no sangue.

Trata-se de uma terapia de adaptação ao tratamento intensivo, que pode também ser planejada sempre que necessária uma limpeza mais rápida e superficial do organismo.

A Terapia Leve pode ser de 5, 7, 9 ou 11 dias. Um exemplo: Terapia Leve de 5 dias. Iniciar com o consumo de 1 limão, no segundo dia são 2 limões, e no terceiro dia são 3 limões. No quarto dia reduzir para 2 limões e, finalmente, 1 limão no quinto dia. Totalizando 9 limões.

O interessante da prática da Terapia Leve é que este tratamento breve pode ser repetido na sequência e se transformar em 10, 15 ou 20 dias. Por exemplo, se a terapia de 5 dias for repetida sucessivamente por 4 vezes, se tornará uma terapia de 20 dias, com o diferencial de ser bem mais leve que a Terapia Intensiva de 19 dias (100 limões). Na Terapia Leve de 5 dias são 9 limões que na sequência de 4 séries serão 36 limões.

Posso diluir o suco?
NÃO. O correto é o suco puro e fresco do limão. Entretanto, pode acontecer dificuldade na toma do suco puro, embora, se tomado com canudinho, esta possibilidade será muito reduzida. Neste caso, há que respeitar sua dificuldade e usar este mesmo recurso através de um outro alimento desintoxicante e alcalinizante como a uva, usando a mesma tabela e volumes.

Outra opção é o consumo diário do suco fresco de 1 limão batidos com frutas e folhas verdes, que são os chamados sucos desintoxicantes. Diferente do tratamento leve ou intensivo, o uso diário dos sucos desintoxicantes em jejum é uma dinâmica DIÁRIA e contínua, mais sutil e suave, porém também de elevado poder terapêutico e preventivo.

» Ao manusear o limão ou qualquer fruta cítrica, deve-se lavar muito bem as mãos e o local onde foi realizado o uso externo, antes de expor-se ao sol. O suco e casca das frutas cítricas contém substâncias fotossensíveis, ou seja, a presença de resíduos do limão na pele em contato com raios solares irão provocar manchas escuras na pele, e até mesmo queimaduras mais sérias. E, mesmo com a pele muito bem lavada, evitar tomar sol diretamente. Não esquecer do filtro solar.

» Uma dica - ingerir o suco com canudo para evitar o contato com os dentes e também o sabor acentuado que permaneceria na boca.
» Não adoce o suco do limão com açúcar ou qualquer adoçante.

Fonte:  Conceição Trucom - http://www.somostodosum.com.br/trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida.