Desenvolvido por Ricardo Ventura
ricardo.ventura777@hotmail.com
KEFIR
KEFIR

O professor Dr. Henschlikow, dedicou grande parte de sua vida ao estudo do Kefir e observou seu efeito curativo para problemas do estômago e da vesícula, anemia, eczemas, trombose, diarréia, prisão de ventre, pressão alta e hepatite. O Kefir evita a deterioração de resíduos no intestino e acelera a convalescença. Pode até servir de substituto do leite materno.

Colocamos os grãos do Kefir (cultura mãe) num vidro com leite e deixamos descansar a uma temperatura de 18ºC a 20ºC durante 12 até, no máximo, 40 horas. Conforme o tempo de fermentação, o leite engrossa mais ou menos e produz um efeito diferente.

Para ¼ de litro de leite, precisamos de um volume de grãos de kefir correspondente ao tamanho de uma noz. Sobre os grãos, despejamos leite morno (aproximadamente 20ºC), sem nata. Fechamos o vidro hermeticamente. Conforme a necessidade, os vidros ficam de 12 até, no máximo, 40 horas descansando no armário. O vidro com Kefir não pode ser guardado na geladeira, nem ficar exposto à luz. Precisa ser guardado no armário. Entretanto, o líquido coado, sem os grãos, pode ser guardado na geladeira.

Antes de usar o Kefir pronto, agitamos o conteúdo do vidro e coamos (a peneira não deve ser de metal). Os grãos de kefir que ficaram na peneira são devolvidos ao vidro e novamente regados com leite.

O Kefir precisa dos mesmos cuidados que a carne crua, pois deteriora com a mesma facilidade. O leite precisa ser fresco, nunca azedo. Os grãos de kefir não podem ser guardados sem leite, senão morrem. Seco, isto é, sem leite, o Kefir conserva-se somente durante 48 horas. Após este período, ele se decompõe. Forma-se um líquido em que bóia uma massa que não pode mais ser usada.

O Kefir pode ser tomado diariamente. Em caso de doença grave, deve-se tomar até um litro por dia.

Pode também ser usado no lugar do creme azedo, para tempero de saladas e molhos.

Observe:   Kefir de 12 horas provoca boa digestão Kefir de 36 horas provoca prisão de ventre  
Veja também:
http://alimentacaoviva.blogspot.com/2008
http://br.geocities.com/kefirbrasil/Novatos.html

Povo Abkhasia das montanhas do Cáucaso - Sul da Rússia

O povo Abkhasia das montanhas do Cáucaso do sul da Rússia tem a reputação de viver muito e com saúde. O governo da União Soviética afirmava que as pessoas chegavam até os 150 anos, se casavam com 110 e eram pais com 136 anos. Não há estudos internacionais epidemiológicos sobre estes dados, somente se conhece os estudos nacionais soviéticos.

Eles vivem em montanhas e sobem e descem para cima e para baixo respirando ar completamente puro, isto é, possuem atividade física bem razoável. A dieta é baseada em alimentos plantados na agricultura local, com alimentos frescos, grãos integrais e vários tipos de nozes. O dia começa com uma salada de vegetais crus colhidos da horta doméstica. Em toda refeição estão presentes diversos tipos de nozes. Apesar de viverem em ambiente muito frio a dieta tem menos que 2000 calorias / dia o que significa na prática uma restrição calórica. Lá, idade proporciona “status” e respeito e os anciãos nunca se aposentam, permanecendo ativos e participantes das atividades da comunidade.

Nesta região é típico a ingestão de Kefir, rico em lactobacilos e outros microorganismos benéficos para a flora intestinal, descoberto por Metchnikoff, prêmio Nobel de microbiologia. O Kefir de leite proporciona muitos efeitos benéficos para a saúde humana, incluindo a melhoria do sistema imunológico, a regularidade da função intestinal, a melhoria da textura da pele, a prevenção do câncer de mama, próstata e colo-retal ao lado de uma boa disposição geral.

O Kefir é diferente do yogurt e da coalhada. Kefir é uma mistura de leveduras e bactérias, vivendo em simbiose em um micro ambiente peculiar com uma matrix de polisacarídeos, que se reproduzem continuamente na dependência de uma fonte de carbonos como o leite. Os grãos de Kefir são gerados unicamente usando os grãos pré-existentes; não se consegue fabricá-los em laboratório. Os grãos são parecidos com couve-flor e cada um deles mede de 3 a 20 mm de diâmetro.
Modo de preparo: Em recipiente de vidro colocar 1 copo de leite integral, ou tipo B, ou tipo C, enche-o com leite de vaca cozido junto com 1 a 2 colheres das de sopa de grãos de Kefir e deixar descansando por 24 horas tampado com tule ou pano de prato comum. Encher até 4 cm da borda, se não, com o acido carbônico que ele libera pode explodi-lo.

Utilizar obrigatoriamente o leite de vaca Após 24 horas coar o líquido e beber. O que sobrou no coador colocar novamente no recipiente com 1 copo de leite repetindo o processo. Você pode beber o preparado puro, com mel ou aveia, etc...

Lavá-lo em água corrente, bem como a tampa e o bocal. Recolocasse o KEFIR e leite novo no vidro fechando bem. Ele está pronto para uma nova preparação. Deixe o vidro a uma temperatura e 13 à 20º durante 24 horas. Se não se tem leite novo ele pode ficar em repouso por curto espaço de tempo, em um pouco de leite.

Observações: não usar nada metálico, o coador deve ser de plástico, cada semana é conveniente lavar os grãos com água mineral, nunca use água com cloro, congele se for transportar ou estiver fora de uso, se ficar com gosto muito ácido diminua a quantidade de grãos ou aumente o leite, muito Kefir para pouco leite, em 12 horas já obtemos o produto, que alguns chamam de coalhada de Kefir. Os grãos de Kefir se multiplicam e crescem, doe para os amigos e espalhe pelo mundo este alimento saudável.
Deve-se usar coador de plástico ao manusear o Kefir.

O Kefir de leite já foi implicado na longevidade do povo do Cáucaso, porém, apesar de ser um alimento muito saudável e de propriedades medicinais realmente surpreendentes, sozinho ele jamais conseguiria a proeza da longevidade com saúde. Não devemos nos esquecer que o Kefir de leite, não o de água, constitui arma preventiva poderosa utilizada por médicos do mundo inteiro no tratamento de várias condições patológicas, como aterosclerose, câncer, doenças gastrointestinais e diabetes mellitus.

O cogumelo TIBETANO é um bacilo que em 24 horas transforma o leite em uma bebida agradável.Colocando-o em um bocal fechado à uma temperatura de 15 à 20º, pode ser deixado fechado por 48 horas. Os habitantes do Cáucaso o bebem desde pequenos. Eles não conhecem o câncer nem a tuberculose, nem doenças do estomago, etc. Foi o professor MENSKO que realizou todos esses estudos. Do nosso lado foi o Dr.Mach que estabeleceu a ação curadora do Kefir. Ele cura queimaduras do estomago, úlceras, enterites longas, doenças biliares, renais e da bexiga. Na pediatria, o KEFIR substitui o leite maternal. No que concerne às doenças femininas ele ajuda a suprimir os vômitos durante a gravidez.

O KEFIR vai do estomago diretamente para o sangue. Quando temos doenças muito sérias deve-se beber muito Kefir de manhã, ao meio-dia e a noite, cada vez um litro. Depois de 12 horas ele perde a eficacidade. 48 horas mais tarde ele é um medicamento que serve para ser usado em varias doenças. Ele é energizante.

O Kefir equilibra a flora intestinal, prevenindo problemas como a síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e tumores. Alem disso, o Kefir combate as bactérias responsáveis por ulceras no estomago.

O Dr. Mach curou as seguintes doenças com o Kefir:
Nervos: um litro por dia, tanto tempo quanto a doença necessita. A insônia cessa sem medicamentos, o apetite volta, o paciente não fica fraco e o humor melhora...

Ulceras internas: um litro por dia. As ulceras de estomago desaparecem em dois meses graças a 3 ½ litros por dia de Kefir. Constatado por exame radiológico.

Catarros crônicos: um litro por dia enquanto durar a doença.

Asma: casos de asma é preciso um pouco mais de tempo para acabar.

Anemia e decomposição do sangue: um litro por dia. Para os adultos em caso grave 2 litros por dia. Em 3 semanas, sangue normal.

Erupção e eczema: ½ litro por dia. E também friccionar os lugares atingidos com o Kefir.
Deixar secar e agir até o outro dia, então friccionar outra vez.

Tuberculose da pele: 1 litro por dia.

Catarro da bexiga: 1 litro por dia.

Esclerose: 1 litro por dia. A mais grave esclerose não aumenta, ela melhora e cura.

Biles: 1 litro por dia durante 2 a 3 meses. O leite dá ataques, o Kefir não.

Rins: 1 litro por dia.

Amarelão: 1 litro por dia com regime.

Constipação: 1 litro por dia. Antes de dormir beber Kefir velho de 12 horas durante 3 a 4 semanas.

Diarréia: Os primeiros dias, beber Kefir velho de 48 horas. Logo que a diarréia cessar, após mais ou menos uma semana, beber ½ litro de Kefir velho de 24 horas é suficiente.

Estômago e intestino: ½ litro por dia faz desaparecer rapidamente o catarro. Ele regula a flora intestinal de forma ideal.Ele impede a deteriorização dos tecidos. Em caso de viagem, deixamos com algum vizinho para troca diária ou coloque-o no congelador até futuro consumo.

Em seguida colocar o leite na quantidade desejada ou 4 cm abaixo da borda. E quando ele crescer dê ao seu vizinho ou amigos, pedaços delle, para que se desenvolva e continue a crescer.
Grãos de Kefir