Desenvolvido por Ricardo Ventura
ricardo.ventura777@hotmail.com
Yacon - para diabetes
Yacon é um tubérculo originário do Equador e do Peru, com gosto muito parecido com o da pêra; contém açúcares-oligo e vem chamando atenção devido a suas propriedades anti-diabéticas, de acordo com pesquisas feitas na Universidade de Fukushima em que se descobriu no yacon uma substância semelhante à insulina e que provoca a redução da taxa de glicose no sangue.

Para a pessoa obter bons resultados, é necessário consumir diariamente 3 a 4 fatias do yacon cru, sem cozimento, mas pode-se também usar o caule da planta, fazendo chá em infusão e tomar duas vezes ao dia.

No primeiro caso, seus efeitos costumam acontecer cerca de 7 a 10 dias após o uso; no segundo, 4 a 6 dias.

O yacon é recomendado também para pessoas que têm pressão arterial alta; para quem tem pressão baixa, é bom usar o yacon com moderação.

Lembre-se que, em qualquer tratamento, determinados alimentos ou chás são usados como coadjuvantes, pois outros fatores também são necessários para a cura. Também vale a pena lembrar que a ingestão contínua de uma determinada substância, com o tempo, pode eliminar seu efeito, sendo necessários intervalos em seu consumo.

Suzete Barreto