Desenvolvido por Ricardo Ventura
ricardo.ventura777@hotmail.com
Limão - um aliado do fígado e da visão
O limão é considerado pela milenar medicina hindu Ayurvédica (a mais antiga do planeta), como "o alimento mais fantástico da humanidade!"

Curiosamente, o limão é a fruta que mais depende da fotossíntese para sua perfeita maturação e fartura em suco. Portanto, o limão é, de todas as frutas e alimentos de origem vegetal, o maior reservatório de energia solar. Luz e Prana (energia cósmica) concentrados nesta fruta tão popular, acessível a todos, principalmente nós brasileiros, que vivemos num país tropical, ensolarado. E, para quem vive em países mais frios (carentes de sol), o limão é o reservatório de luz mais fácil de acessar.

No simples ato de ingerir o suco fresco de um limão acontece algo como colocar um quantum de sol dentro de nós, iluminando o nosso interno: cada célula, cada sombra, cada impureza.

Assim sendo, o limão tem motivos de sobra para ser o primeiro na lista dos alimentos que favorecem a vida: o bom-humor, o bom astral, a lucidez, a clareza, a verdade (ilumina tudo), a vitalidade, a fecundidade (de idéias, de visões, de gestação ...) e a memória.

Seu suco fresco, suas flores (que geram o óleo essencial da aromaterapia conhecido como néroli e o floral de limão), suas cores (o verde-limão é especialmente valorizado nos tratamentos via cromoterapia), suas fibras (pectina e celulose), suas vitaminas (C e as citrinas) e o óleo essencial contido na sua casca (d-limoneno) favorecem a:  visão, e procurando entender o corpo humano de uma forma holística, como é o caso da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), precisamos falar de fígado e vesícula.

E, quando falamos no fígado, do ponto de vista energético, estamos falando do fígado propriamente, mas também da vesícula biliar, dos olhos, dos ombros, dos joelhos, dos tendões, das unhas, dos seios, e todo o aparelho reprodutor feminino, desde ovários, trompas, útero até a vagina. Por esse motivo, na MTC se diz que o fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o rim é o órgão mais importante para o homem.

Quando o fígado funciona mal, pode ter certeza que alguns dos aspectos da saúde citados acima (1 ou mais) poderá estar dando avisos, sinais de alerta. Mas, com certeza, a sua capacidade de enxergar a vida, a VISÃO, estará dando sinais gritantes: vamos buscar enxergar atentamente o que está apontando dificuldade.

Procure sim um oftalmologista, para avaliar a melhor forma de tratar os sintomas. Porém a causa, muito provavelmente está no sistema hepático. Ou seja, usar (ou mudar) os óculos, fazer uma cirurgia, poderá solucionar (temporariamente) os sintomas, mas não a CAUSA.

Importante diferenciar o significado de VER do ENXERGAR. O ver é superficial e raramente possibilita registro (arquivos, memórias) do que foi visualizado. O ENXERGAR é uma percepção em estado de alerta, de presença e possibilita o estado meditativo, o registro do aqui e agora. O ENXERGAR costuma ir além do físico, capacitando percepções do que está oculto, o que se conhece como intuição, inspiração ou sexto sentido.

E, sem ENXERGAR, sem estar percebendo a vida no mundo da realidade (estado de alerta ou meditativo), vai para o espaço a intuição (criatividade e inspiração), a fé (oposto da ansiedade, medo e pânico), o bom-humor e a alegria (qualidade e significância da vida), o equilíbrio e a inteligência (capacidades de enxergar o outro e as soluções).
E trata-se de um círculo fechado: enxergar ajuda na tonicidade do fígado e um fígado saudável nos ajuda a enxergar melhor.

Logicamente, para quem não tem a visão física, estamos falando da visão transcendental.
Encarar serenamente um desafio - enxergá-lo de frente -, sem ilusões (falsas expectativas, auto-enganos ou mentiras), sem esconder as prioridades e providências debaixo do tapete; torna tudo mais fácil e digerível. Solucionável.

Esse comportamento facilita a decomposição dos alimentos, inclusive os mais pesados como as gorduras e vitaminas oleosas. A digestão dos desafios da vida. A leveza e gostosura da superação. Os olhos que brilham (sem necessitar de palavras) e transbordam a felicidade. Felicidade não se conta ou explica, irradia-se através dos olhos, dos poros.

Atitudes negativas, de não querer enxergar os desafios, de não se preparar para enfrentá-los, torna os desafios ainda maiores, dificultando todas as funções do fígado, vesícula e visão. Tudo fica indigesto, mais difícil de enxergar.

Felizmente, o fígado possui uma grande capacidade de regeneração, qualidade intensificada em pessoas mais flexíveis às mudanças e com facilidade de se refazerem a partir de situações difíceis.
E, nesta situação, o consumo diário do limão é uma decisão sábia, pois ele será um cúmplice, uma ferramenta para a pronta recuperação deste sistema, reativando a harmonia metabólica do organismo. O limão, com seu sabor ácido e poder laxante irá atuar como um desintoxicante específico. Sua qualidade solar irá tornar hilária as atitudes de acumular iras, ilusão de culpar os outros, vítima e apego ao não enxergar.

Metafisicamente, os distúrbios do fígado são provenientes do hábito de se queixar com amargura e rabugice apenas para se iludir (resistir às mudanças, ao próprio poder) de pensamentos agoniados, plenos de raiva, medo e ódio de situações do passado. Revela um não querer ENXERGAR ou enxergar-se. Simples, não?

Já ouviu alguém falar: A raiva me cegou! Diante do medo me deu um branco! Era tanto ódio que não conseguia enxergar!

Vamos trocar? Vamos sair destas defesas?

As afirmações adequadas para iniciar o processo de cura segundo a Louise L. Hay em seu livro Cure seu Corpo, são:

"Liberto o passado e avanço para o futuro". Ou seja, só tenho olhos para o futuro. Enxergo meu futuro de forma iluminada.

"Adapto-me com doçura ao fluxo da vida. Faço as pazes com o meu passado".
Perceberam por que chamo o meu site de: Doce Limão?

Os agentes físicos que causam dano ao fígado e a visão são: Álcool, fumo, café, chá (exceto o verde e os de ervas), cacau, excitantes, açúcar branco, adoçantes artificiais, alimentos refinados, produtos químicos sintéticos, gordura animal, frituras e alimentos muito industrializados.

Limão x Visão



















 

O limão é considerado pela milenar medicina Ayurvédica, a medicina mais antiga do planeta, como o alimento mais fantástico da humanidade!

Curiosamente, o limão é a fruta que mais depende da fotossíntese para sua perfeita maturação e suculência. Portanto, o limão é, de todas as frutas e alimentos de origem vegetal, o maior reservatório de energia solar. Luz e Prana concentrados numa bolinha, acessível a todos e que cabe nas mãos: o limão!

Assim sendo, o limão tem motivos de sobra para ser o primeiro na lista dos alimentos que favorecem a vida: o bom-humor, o bom astral, a lucidez, a clareza, a vitalidade, a fecundidade (de idéias, de visões, de gestação...) e a memória.

Seu suco, flores, cores, fibras, vitaminas e o óleo contido na sua casca favorecem a:
- Vitalidade: quando ativa o sistema imunológico, age como um fixador de vitaminas e sais minerais e como um antibiótico natural;

- Juventude: quando atua como antioxidante e alcalinizante de todos os líquidos corporais;
- Desintoxicação e limpeza de todos os órgãos e sistemas excretores - FÍGADO, RINS, pulmões, intestinos e pele;

- Todos os sentidos (visão, olfato, tato, audição, paladar e demais sentidos): quando harmoniza todos os órgãos, vísceras, sistemas e meridianos de energia.

Mas, quando falamos especificamente de visão, e procurando entender o corpo humano de uma forma holística, como é o caso da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), precisamos falar de fígado e vesícula.

E, quando falamos no fígado, do ponto de vista energético, estamos falando do fígado propriamente, mas também da vesícula biliar, dos olhos, dos ombros, dos joelhos, dos tendões, das unhas, dos seios, e todo o aparelho reprodutor feminino, desde ovários, trompas, útero e vagina. Por esse motivo, na MTC se diz que o fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o rim é para o homem.

Quando o fígado funciona mal, pode ter certeza que alguns dos aspectos da saúde das partes citadas acima poderão ir mal, mas, com certeza, a sua capacidade de enxergar a vida irá de mal a pior.

E, sem enxergar a vida, lá vai para o espaço a intuição (sinônimo de criatividade e inspiração), a fé (oposto da ansiedade, medo e pânico), o bom-humor e a alegria (sinônimos de significância da vida), o equilíbrio e a inteligência (capacidades de enxergar o outro e as soluções).
E trata-se de um círculo fechado: enxergar ajuda ao fígado e um fígado saudável nos ajuda a enxergar
melhor.

Encarar serenamente um desafio - enxergá-lo de frente - sem ilusões, sem esconder debaixo do tapete, torna tudo mais fácil e digerível. Solucionável. Esse comportamento facilita a decomposição dos alimentos, inclusive os mais pesados como as gorduras e vitaminas oleosas. A digestão da vida.

Atitudes negativas, de não querer enxergar os desafios, de não se preparar para enfrentá-los, torna os desafios ainda maiores, dificultando todas as funções do fígado. Tudo fica indigesto, não é mesmo?

O fígado possui também uma grande capacidade de regeneração, qualidade intensificada em pessoas mais flexíveis às mudanças e com facilidade de se refazerem a partir de situações difíceis.
E nesta situação o consumo diário do limão é uma decisão sábia, pois ele será cúmplice da recuperação deste órgão e dos demais, reativando a harmonia metabólica do organismo.

Metafisicamente falando, os distúrbios do fígado são provenientes do hábito de se queixar com amargura e rabugice apenas para iludir-se (resistir às mudanças) de pensamentos agoniados, plenos de raiva, medo e ódio de situações do passado. Não ver revela um não querer enxergar. Simples, não?

Já ouviu alguém falar: A raiva me cegou! Diante do medo me deu um branco! Era tanto ódio que não conseguia enxergar!
Vamos trocar? Vamos sair destas defesas?

As afirmações adequadas para iniciar o processo de cura segundo a Louise L. Hay em seu livro Cure seu Corpo - (Editora: BEST SELLER), são:

Liberto o passado e avanço para o futuro. Ou seja, só tenho olhos para o futuro.
Adapto-me com doçura ao fluxo da vida. Faço as pazes com o meu passado. Perceberam porque chamo o meu site de: Doce Limão?

Os agentes físicos que causam dano ao fígado e a visão são:

Álcool, fumo, café, chá (exceto o verde e os de ervas), cacau, excitantes, açúcar branco e os demais açúcares, adoçantes artificiais, alimentos refinados, produtos químicos sintéticos em excesso, excesso de gordura animal, alimentos industrializados.

Cuidados & bom senso:

- Uma dieta rica (50%) em alimentos crus, frescos, integrais, com elevado teor de fibras e substâncias antioxidantes, logicamente isentos de agrotóxicos;

- Praticar em jejum os sucos da Alimentação Desintoxicante, sempre contendo pelo menos 1 limão na sua formulação;
- Fazer uso de chás e tônicos hepáticos;
- Consumir diariamente cerca de 8 copos de líquidos entre sucos, chá e água;
- Massagear as palmas das mãos e solas dos pés com uma bolinha especial, para estimular todo o sistema hepático, digestório e excretor;
- Praticar exercícios corporais e respiratórios diariamente, porque eles acordam todo o metabolismo e a vida e;
- Praticar a Terapia do Riso (5 minutos no mínimo em frente do espelho pode ser um exemplo), porque o bom humor desopila o fígado e faz bom uso das janelinhas da alma: os olhos.

Fonte: 
Conceição Trucom - http://www.somostodosum.com.br/trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.