Desenvolvido por Ricardo Ventura
ricardo.ventura777@hotmail.com
Brotos e Grãos Germinados
No mundo inteiro, a alimentação viva vem sendo resgatada e servindo como eficaz ferramenta para recuperação e promoção da saúde. No passado, o alimento não cozido era o principal nas comunidades cristãs-essênias e muitos outros povos o utilizaram.

Hoje é possível desenvolvermos em casa essa cultura que em pouco tempo mostrará seus resultados positivos principalmente na vida de nossos filhos. A produção caseira de brotos e grãos germinados, pelo fornecimento ostensivo de energia vital e grande quantidade de nutrientes essenciais, é tão importante para famílias e comunidades como tomar água, dormir e respirar. Comecemos, entretanto, distinguindo didaticamente a diferença entre brotos e grãos germinados: *
      O broto é o estágio avançado de germinação inicial da semente. Normalmente os brotos têm entre 8 cm e 10 cm de altura e apresentam folhas definidas.
    * O grão germinado, como já dissemos, é o momento inicial quando apenas uma pequena haste aparece.

O Preparo Caseiro do Broto
Para a produção é necessária uma pequena estrutura composta de peneira côncava, bacia média, caixas plásticas quadradas medindo, no máximo, 5cm.de altura, aspersor para água e terra preta orgânica.

Para iniciarmos o preparo caseiro de brotos ou grãos germinados, as sementes devem ficar de molho durante 24 horas. Costumamos deixá-las na pia da cozinha, dentro da bacia, cobertas com um pano limpo para evitar eventual invasão de insetos. Após esse período, você deve lavar as sementes utilizando a peneira que deve ser côncava semelhante a uma concha. Então, é só continuar lavando (irrigando sua micro horta!) diariamente sem necessidade de tirar os grãos da peneira, não esquecendo de utilizar um pano escuro para evitar insetos e imitar o escurinho da terra.

Entre quatro e sete dias a maioria das sementes germina e sua plantação caseira chega ao período de colheita.

Veja as vantagens dessa técnica:

    * Rapidez no preparo,
    * Baixo custo,
    * Dispensa agrotóxicos e fertilizantes,
    * Aproveitamento de pequenos espaços domésticos,
    * Possibilidade de grande variação de culturas e fornecimento de altas doses de energia vital, ou seja, vida.
    * Os brotos e grãos germinados são as fases mais ricas em nutrientes no desenvolvimento vegetal. Eles são facilmente digeridos e assimilados e correspondem em suas características fisiológicas a um processo pré-digestivo pelo qual as proteínas são decompostas em aminoácidos, os carboidratos complexos em açúcares simples e as gorduras em ácidos graxos.
    * Há também o aumento da presença de minerais, enzimas, fitormônios e antibióticos naturais.

Técnica Caseira para Grãos Germinados (do Dr. Soleil)
   1. Colocamos de uma a três colheres de sopa de grãos num vidro e cobrimos com água limpa.
   2. Deixamos de molho por uma noite (8 horas).
   3. Cobrimos o vidro com um pedaço de filó e prendemos com um elástico. Despejamos a água e enxaguamos bem sob a torneira.
   4. Colocamos o vidro inclinado num escorredor num lugar sombreado e fresco
   5. Enxaguamos pela manhã e à noite. Nos dias quentes é preciso lavar mais vezes.

Os grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis. Em geral estão com a sua potência máxima logo que sinalizam o processo do nascimento, quando ficam prontos para serem consumidos.

Sugestões de Sementes
Uma boa sugestão é usar grãos orgânicos - comece com o grão de trigo. Você pode usar todas as sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros: girassol, painço, niger, colza, aveia, trigo, linhaça, arroz, soja, centeio, gergelim, grão de bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha do Pará, amêndoas, ervilha, feno-grego, etc. Os pássaros são animais muito sensíveis aos agrotóxicos e, portanto, os grãos utilizados em sua alimentação são de primeira qualidade.

Outros Brotos e Grãos Germinados
Além dos brotos e grãos germinados que acabamos de explicar, é possível produzirmos muitos outros dentro da mesma lógica. Apenas os produzidos a partir de feijões, principalmente do feijão preto, sugerimos que você consuma apenas no início da germinação. A experiência nos demonstrou que eles não são interessantes para consumo em folhas por conterem toxinas. O grão geminado de feijão também serve para enriquecimento de sopas e outros pratos. É possível produzir brotos em casa e germinar uma grande quantidade de grãos como por exemplo os de feijões, feijão azuki, lentilha, ervilha, alfafa, trevo e rabanete.

Fonte: "Você sabe se alimentar?"; Dr. Soleil, Ed. Paulus; Organização Paraíso dos Pândavas

Suco de Luz do Sol

um suco altamente energético. Seus ingredientes, por serem de grande valor biológico, são nutritivos e desintoxicantes por suas propriedades antioxidantes. Em pouco tempo esse suco se transforma em hemoglobina dentro do nosso corpo. Clorofila transforma-se em hemoglobina, tornando assim nosso sangue mais limpo e melhorando nossa saúde.

Como Preparar:

   1.      Coloque 2 maçãs picadas sem sementes no liquidificador.
   2.    Bata com a ajuda de um pepino como socador para auxiliar a extrair o líquido que mora dentro dos vegetais.
   3.    Acrescente um punhado de brotos (ou grãos germinados), folhas verdes comestíveis: couve, chicórea, hortelã, o legume e a raiz escolhida na proporção indicada, variando as hortaliças sempre que possível e privilegiando as de produção orgânica.
   4.     Coe num coador de pano e beba logo em seguida.
   5.   E se delicie com a força da energia vital! Em pouco tempo esse suco se transforma em hemoglobina dentro do nosso corpo. Clorofila transforma-se em hemoglobina, tornando assim nosso sangue mais limpo e melhorando nossa saúde.
Comentários:
É um suco altamente energético. Seus ingredientes, por serem de grande valor biológico, são nutritivos e desintoxicantes por suas propriedades antioxidantes.

MAÇAS E HORTALIÇAS fornecem sais minerais como o cálcio, potássio, sódio, magnésio, enxofre e ferro, vitaminas, aminoácidos, fito bioquímicos, clorofila e fibras solúveis que ajudam acelerar o trânsito intestinal. Muito bom, portanto para gestantes propensas à prisão de ventre.

Ao acrescentarmos HORTALIÇAS como agrião, repolho, nabo, brócolis, couve-flor, espinafre, cenoura, estaremos protegendo o fígado e os rins das toxinas ambientais. Estes alimentos são ricos em Cisteína, uma substância capaz de neutralizar e eliminar metais tóxicos como o chumbo e o mercúrio (presentes em alimentos como peixes provenientes de águas contaminadas). Estes metais pesados podem passar para o bebê através do leite contaminado.

Os BRÓCOLIS, por exemplo,e os vegetais da mesma família, além do ferro (que previne anemia), contêm Sulforano, uma substância eficiente no combate à bactéria heliobacter pylori acusada de provocar gastrite e úlcera.

Batatas, cenoura, sementes de girassol e a maçã,por exemplo,contém pectina, um carboidrato que ajuda reduzir o colesterol "mau" e é capaz de eliminar até mesmo isótopos radioativos como o estrôncio 90 e o chumbo. Importante, portanto, para quem está em tratamento químico ou radioterápico.

A CLOROFILA presente em todos os vegetais verdes é a maior dádiva que o Criador nos ofertou. Além de eliminar todas as toxinas do organismo, ela é capaz de se transformar em hemoglobina poucos minutos após ter sido ingerida. Por isso o SUCO LUZ DO SOL, além de delicioso, é um tônico bioenergético, por excelência e vai ajudar a futura mamãe, ou a lactante a produzir leite farto e super saudável para seu bebê.

Outros Sucos

   1.      Clorofila da grama de Trigo:
Trigo brotado em grama na terra 10 dias liquefeito com Maçã, broto de semente de Trigo germinada de 2 dias, Pepino e Cenoura. Coar no pano.

   2.      Clorofila da grama de Girassol:
Girassol brotado em grama na terra com 10 dias liquefeito com Maçã, Pepino, Cenoura e broto de semente de Girassol. Coar no pano.

   3.      Repolho branco e roxo, Gengibre liquefeitos temperados com Limão e Mel.

   4.      Cevada em grãos germinados liquefeita com Maçã, casca de Limão e Água:
Coar no pano.

   5      Semente de Girassol germinada liquefeita com Maçã, Canela, Gengibre e Água:
Coar no pano.

   6       Coco verde, polpa mais Água de Coco liquefeitos.

   7.      Amêndoas germinadas liquefeitas com Água de Coco.

   8.      Abacaxi com Damasco hidratado liquefeitos com pouca Água:      Peneirar.

   9.      Melancia com casca, polpa e sementes liquefeitas:       Peneirar.

  10.      Caju, Limão e Maçã liquefeitos: Peneirar.

  11.      Lima da Pérsia e Laranja Pêra espremidas.

  12.      Banana liquefeita com Água de Coco.

  13.      Goiaba, Abacaxi liquefeitos com pouca Água: Peneirar.

  14.      Mamão, Laranja e Maracujá liquefeitos: Peneirar.

Fonte: Ana Branco -
ana.branco@uol.com.br